EFEITOS COMPETITIVOS DA ATUAÇÃO EM CLUSTERS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS QUE ATUAM NO RAMO DE IMPORTADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Heitor Lopes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Patah, Leandro Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e sociedade
Texto Completo: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/2209
Resumo: Clusters são concentrações de empresas similares e organizações correlatas, estas empresas disputam o mesmo mercado, mas cooperam entre si compartilhando processos que trazem ganhos mútuos. O presente trabalho objetiva identificar quais variáveis compõe os efeitos primários mencionados pelo teoria das relações Supra-Empresariais (Zacarelli, 2008) em um aglomerado comercial, denominado de Shopping Popular, situado no município de Rondonópolis - MT. Esta pesquisa possui abordagem quantitativa, sendo um estudo empírico de caráter exploratório. O suporte teórico leva em consideração o estudo das vantagens competitivas em clusters, as características de clusters comerciais e os efeitos das relações supra-empresariais sobre os membros que pertencem a um cluster, seja ele comercial ou industrial. Está cada vez mais claro que a atuação conjunta é a saída para a recuperação da economia local e fortalecimento contra a concorrência global. 
id UFMG-19_9b889bf8783a25db99621181378578cc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2209
network_acronym_str UFMG-19
network_name_str Gestão e sociedade
repository_id_str
spelling EFEITOS COMPETITIVOS DA ATUAÇÃO EM CLUSTERS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS QUE ATUAM NO RAMO DE IMPORTADOSClustersAtratividadeCompetiçãoClusters são concentrações de empresas similares e organizações correlatas, estas empresas disputam o mesmo mercado, mas cooperam entre si compartilhando processos que trazem ganhos mútuos. O presente trabalho objetiva identificar quais variáveis compõe os efeitos primários mencionados pelo teoria das relações Supra-Empresariais (Zacarelli, 2008) em um aglomerado comercial, denominado de Shopping Popular, situado no município de Rondonópolis - MT. Esta pesquisa possui abordagem quantitativa, sendo um estudo empírico de caráter exploratório. O suporte teórico leva em consideração o estudo das vantagens competitivas em clusters, as características de clusters comerciais e os efeitos das relações supra-empresariais sobre os membros que pertencem a um cluster, seja ele comercial ou industrial. Está cada vez mais claro que a atuação conjunta é a saída para a recuperação da economia local e fortalecimento contra a concorrência global. CEPEAD/FACE - UFMG2018-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/220910.21171/ges.v12i32.2209Management & Society Electronic Journal; Vol. 12 No. 32 (2018): May/August 2018; 2287-2306Gestão e Sociedade; v. 12 n. 32 (2018): Maio/Agosto de 2018; 2287-23061980-575610.21171/ges.v12i32reponame:Gestão e sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/2209/1310Copyright (c) 2018 Gestão e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Heitor LopesPatah, Leandro Alves2019-09-06T21:34:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2209Revistahttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedadePUBhttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/oaiges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||1980-57561980-5756opendoar:2019-09-06T21:34:02Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITOS COMPETITIVOS DA ATUAÇÃO EM CLUSTERS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS QUE ATUAM NO RAMO DE IMPORTADOS
title EFEITOS COMPETITIVOS DA ATUAÇÃO EM CLUSTERS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS QUE ATUAM NO RAMO DE IMPORTADOS
spellingShingle EFEITOS COMPETITIVOS DA ATUAÇÃO EM CLUSTERS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS QUE ATUAM NO RAMO DE IMPORTADOS
Ferreira, Heitor Lopes
Clusters
Atratividade
Competição
title_short EFEITOS COMPETITIVOS DA ATUAÇÃO EM CLUSTERS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS QUE ATUAM NO RAMO DE IMPORTADOS
title_full EFEITOS COMPETITIVOS DA ATUAÇÃO EM CLUSTERS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS QUE ATUAM NO RAMO DE IMPORTADOS
title_fullStr EFEITOS COMPETITIVOS DA ATUAÇÃO EM CLUSTERS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS QUE ATUAM NO RAMO DE IMPORTADOS
title_full_unstemmed EFEITOS COMPETITIVOS DA ATUAÇÃO EM CLUSTERS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS QUE ATUAM NO RAMO DE IMPORTADOS
title_sort EFEITOS COMPETITIVOS DA ATUAÇÃO EM CLUSTERS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS QUE ATUAM NO RAMO DE IMPORTADOS
author Ferreira, Heitor Lopes
author_facet Ferreira, Heitor Lopes
Patah, Leandro Alves
author_role author
author2 Patah, Leandro Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Heitor Lopes
Patah, Leandro Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Clusters
Atratividade
Competição
topic Clusters
Atratividade
Competição
description Clusters são concentrações de empresas similares e organizações correlatas, estas empresas disputam o mesmo mercado, mas cooperam entre si compartilhando processos que trazem ganhos mútuos. O presente trabalho objetiva identificar quais variáveis compõe os efeitos primários mencionados pelo teoria das relações Supra-Empresariais (Zacarelli, 2008) em um aglomerado comercial, denominado de Shopping Popular, situado no município de Rondonópolis - MT. Esta pesquisa possui abordagem quantitativa, sendo um estudo empírico de caráter exploratório. O suporte teórico leva em consideração o estudo das vantagens competitivas em clusters, as características de clusters comerciais e os efeitos das relações supra-empresariais sobre os membros que pertencem a um cluster, seja ele comercial ou industrial. Está cada vez mais claro que a atuação conjunta é a saída para a recuperação da economia local e fortalecimento contra a concorrência global. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/2209
10.21171/ges.v12i32.2209
url https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/2209
identifier_str_mv 10.21171/ges.v12i32.2209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/2209/1310
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Gestão e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Gestão e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEPEAD/FACE - UFMG
publisher.none.fl_str_mv CEPEAD/FACE - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Management & Society Electronic Journal; Vol. 12 No. 32 (2018): May/August 2018; 2287-2306
Gestão e Sociedade; v. 12 n. 32 (2018): Maio/Agosto de 2018; 2287-2306
1980-5756
10.21171/ges.v12i32
reponame:Gestão e sociedade
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Gestão e sociedade
collection Gestão e sociedade
repository.name.fl_str_mv Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||
_version_ 1797067419853783040