ESTRATÉGIAS E MOTIVAÇÕES DE INVESTIMENTO DIRETO NO ESTRANGEIRO: O CASO DA INAEL DO BRASIL
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e sociedade |
Texto Completo: | https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/621 |
Resumo: | Este trabalho busca identificar os fatores motivacionais e as estratégias adotadas, que impulsionaram o processo de internacionalização da Inael do Brasil, empresa de origem espanhola, instalada no Brasil em 1998. Trata-se de estudo de caso de caráter explicativo. Foram utilizados dados secundários por meio da análise de documentos da empresa e realizado entrevistas semiestruturada com três diretores e um consultor, sendo dois diretores que atuam no Brasil e um atuando na Espanha, todos tendo participado do processo de internacionalização. Optou-se pela metodologia de análise de conteúdo para análise dos dados coletados nas entrevistas e dos documentos disponibilizados pela empresa. Os dados apontam que os principais motivos foram de ordem estratégica, buscando maior participação de mercado e econômica associados à vantagem de localização. Os resultados também apontam que a estratégia adotada para internacionalização foi do tipo greenfield, demonstrando também que os negócios internacionais têm sua coordenação centralizada na alta direção. |
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ESTRATÉGIAS E MOTIVAÇÕES DE INVESTIMENTO DIRETO NO ESTRANGEIRO: O CASO DA INAEL DO BRASILInvestimento direto no estrangeiro e internacionalizaçãoEste trabalho busca identificar os fatores motivacionais e as estratégias adotadas, que impulsionaram o processo de internacionalização da Inael do Brasil, empresa de origem espanhola, instalada no Brasil em 1998. Trata-se de estudo de caso de caráter explicativo. Foram utilizados dados secundários por meio da análise de documentos da empresa e realizado entrevistas semiestruturada com três diretores e um consultor, sendo dois diretores que atuam no Brasil e um atuando na Espanha, todos tendo participado do processo de internacionalização. Optou-se pela metodologia de análise de conteúdo para análise dos dados coletados nas entrevistas e dos documentos disponibilizados pela empresa. Os dados apontam que os principais motivos foram de ordem estratégica, buscando maior participação de mercado e econômica associados à vantagem de localização. Os resultados também apontam que a estratégia adotada para internacionalização foi do tipo greenfield, demonstrando também que os negócios internacionais têm sua coordenação centralizada na alta direção.CEPEAD/FACE - UFMG2009-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/62110.21171/ges.v2i4.621Management & Society Electronic Journal; Vol. 2 No. 4 (2008): julho/dezembroGestão e Sociedade; v. 2 n. 4 (2008): julho/dezembro1980-575610.21171/ges.v2i4reponame:Gestão e sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/621/569Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Leila Vaz daCarvalho, Breyner Estanislau SilvaAlves, Joana D`arc2016-12-28T16:12:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/621Revistahttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedadePUBhttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/oaiges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||1980-57561980-5756opendoar:2016-12-28T16:12:23Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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