O DESAFIO DE FORMAR COMPETÊNCIAS E GERAR RESULTADOS: A ONISCIÊNCIA E A ONIPRESENÇA DA GESTÃO DE PESSOAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BAÊTA, Adelaide Maria Coelho
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: LIMA, Reginaldo de Jesus Carvalho, BELO, Neuza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e sociedade
Texto Completo: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/530
Resumo: O presente artigo aborda a formação de competências, tendo como objetivo promover a reflexão acerca da postura adotada pela área de Gestão de Pessoas – GP no contexto atual, a partir da revisão da literatura e uma pesquisa qualitativa, na qual se utilizou o método estudo de caso. Foram analisadas subsidiárias de grupos, nacionais e estrangeiros, de forte expressão nos mercados doméstico e internacional. Foram entrevistados profissionais do nível gerencial. Os resultados da pesquisa revelaram a emergência de um novo perfil de trabalhador e a priorização de competências comportamentais. Este artigo procura demonstrar como a GP tem atuado de forma dinâmica e flexível na condução da gestão do capital humano. O artigo constitui-se de cinco partes: Uma parte introdutória; o referencial teórico; a metodologia adotada; a síntese dos principais resultados e as conclusões.
id UFMG-19_dc1c6e7dd03c996b89c2cd8b02e33bac
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/530
network_acronym_str UFMG-19
network_name_str Gestão e sociedade
repository_id_str
spelling O DESAFIO DE FORMAR COMPETÊNCIAS E GERAR RESULTADOS: A ONISCIÊNCIA E A ONIPRESENÇA DA GESTÃO DE PESSOASGestão de pessoascompetênciasnovo estilo de gestão.O presente artigo aborda a formação de competências, tendo como objetivo promover a reflexão acerca da postura adotada pela área de Gestão de Pessoas – GP no contexto atual, a partir da revisão da literatura e uma pesquisa qualitativa, na qual se utilizou o método estudo de caso. Foram analisadas subsidiárias de grupos, nacionais e estrangeiros, de forte expressão nos mercados doméstico e internacional. Foram entrevistados profissionais do nível gerencial. Os resultados da pesquisa revelaram a emergência de um novo perfil de trabalhador e a priorização de competências comportamentais. Este artigo procura demonstrar como a GP tem atuado de forma dinâmica e flexível na condução da gestão do capital humano. O artigo constitui-se de cinco partes: Uma parte introdutória; o referencial teórico; a metodologia adotada; a síntese dos principais resultados e as conclusões.CEPEAD/FACE - UFMG2009-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/53010.21171/ges.v1i2.530Management & Society Electronic Journal; Vol. 1 No. 2 (2007): julho/dezembroGestão e Sociedade; v. 1 n. 2 (2007): julho/dezembro1980-575610.21171/ges.v1i2reponame:Gestão e sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/530/515Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBAÊTA, Adelaide Maria CoelhoLIMA, Reginaldo de Jesus CarvalhoBELO, Neuza2016-12-28T16:12:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/530Revistahttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedadePUBhttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/oaiges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||1980-57561980-5756opendoar:2016-12-28T16:12:21Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESAFIO DE FORMAR COMPETÊNCIAS E GERAR RESULTADOS: A ONISCIÊNCIA E A ONIPRESENÇA DA GESTÃO DE PESSOAS
title O DESAFIO DE FORMAR COMPETÊNCIAS E GERAR RESULTADOS: A ONISCIÊNCIA E A ONIPRESENÇA DA GESTÃO DE PESSOAS
spellingShingle O DESAFIO DE FORMAR COMPETÊNCIAS E GERAR RESULTADOS: A ONISCIÊNCIA E A ONIPRESENÇA DA GESTÃO DE PESSOAS
BAÊTA, Adelaide Maria Coelho
Gestão de pessoas
competências
novo estilo de gestão.
title_short O DESAFIO DE FORMAR COMPETÊNCIAS E GERAR RESULTADOS: A ONISCIÊNCIA E A ONIPRESENÇA DA GESTÃO DE PESSOAS
title_full O DESAFIO DE FORMAR COMPETÊNCIAS E GERAR RESULTADOS: A ONISCIÊNCIA E A ONIPRESENÇA DA GESTÃO DE PESSOAS
title_fullStr O DESAFIO DE FORMAR COMPETÊNCIAS E GERAR RESULTADOS: A ONISCIÊNCIA E A ONIPRESENÇA DA GESTÃO DE PESSOAS
title_full_unstemmed O DESAFIO DE FORMAR COMPETÊNCIAS E GERAR RESULTADOS: A ONISCIÊNCIA E A ONIPRESENÇA DA GESTÃO DE PESSOAS
title_sort O DESAFIO DE FORMAR COMPETÊNCIAS E GERAR RESULTADOS: A ONISCIÊNCIA E A ONIPRESENÇA DA GESTÃO DE PESSOAS
author BAÊTA, Adelaide Maria Coelho
author_facet BAÊTA, Adelaide Maria Coelho
LIMA, Reginaldo de Jesus Carvalho
BELO, Neuza
author_role author
author2 LIMA, Reginaldo de Jesus Carvalho
BELO, Neuza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BAÊTA, Adelaide Maria Coelho
LIMA, Reginaldo de Jesus Carvalho
BELO, Neuza
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de pessoas
competências
novo estilo de gestão.
topic Gestão de pessoas
competências
novo estilo de gestão.
description O presente artigo aborda a formação de competências, tendo como objetivo promover a reflexão acerca da postura adotada pela área de Gestão de Pessoas – GP no contexto atual, a partir da revisão da literatura e uma pesquisa qualitativa, na qual se utilizou o método estudo de caso. Foram analisadas subsidiárias de grupos, nacionais e estrangeiros, de forte expressão nos mercados doméstico e internacional. Foram entrevistados profissionais do nível gerencial. Os resultados da pesquisa revelaram a emergência de um novo perfil de trabalhador e a priorização de competências comportamentais. Este artigo procura demonstrar como a GP tem atuado de forma dinâmica e flexível na condução da gestão do capital humano. O artigo constitui-se de cinco partes: Uma parte introdutória; o referencial teórico; a metodologia adotada; a síntese dos principais resultados e as conclusões.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/530
10.21171/ges.v1i2.530
url https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/530
identifier_str_mv 10.21171/ges.v1i2.530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/530/515
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEPEAD/FACE - UFMG
publisher.none.fl_str_mv CEPEAD/FACE - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Management & Society Electronic Journal; Vol. 1 No. 2 (2007): julho/dezembro
Gestão e Sociedade; v. 1 n. 2 (2007): julho/dezembro
1980-5756
10.21171/ges.v1i2
reponame:Gestão e sociedade
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Gestão e sociedade
collection Gestão e sociedade
repository.name.fl_str_mv Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||
_version_ 1797067418851344384