HABILIDADES SOCIAIS E CAPITAL SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: CAMINHOS E DESCAMINHOS DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Júnia Fátima Carmo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e sociedade
Texto Completo: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1650
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar os desafios enfrentados por uma comunidade educativa (professores, educadores e famílias) para construir relacionamentos colaborativos capazes de gerar oportunidades para o desenvolvimento local. Nós desenvolvemos uma revisão teórica sobre o conceito de capital social apoiadas nas obras de Bourdieu, Coleman e Putnam. O conceito de habilidades sociais e seus efeitos relacionados com a escola e a política educacional pública, foi outro tema discutido no referencial teórico. As estratégias metodológicas de coleta de dados são baseados em pesquisa qualitativa, através de entrevistas semi-estruturadas e grupo focal com membros da comunidade de uma escola pública localizada em um distrito do município de São João Del Rei, no estado de Minas Gerais, Brasil. A análise indica que a comunidade educativa, apesar da presença de articulação social dinâmica orientada pelas Habilidades Sociais e Capital Social, não consegue gerar impacto mais consistente e relevante para o desenvolvimento local.
id UFMG-19_ec3d5c041cba57111af3354ec8568743
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1650
network_acronym_str UFMG-19
network_name_str Gestão e sociedade
repository_id_str
spelling HABILIDADES SOCIAIS E CAPITAL SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: CAMINHOS E DESCAMINHOS DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR NAS POLÍTICAS PÚBLICASCapital SocialHabilidades SociaisDesenvolvimento LocalO objetivo deste estudo é analisar os desafios enfrentados por uma comunidade educativa (professores, educadores e famílias) para construir relacionamentos colaborativos capazes de gerar oportunidades para o desenvolvimento local. Nós desenvolvemos uma revisão teórica sobre o conceito de capital social apoiadas nas obras de Bourdieu, Coleman e Putnam. O conceito de habilidades sociais e seus efeitos relacionados com a escola e a política educacional pública, foi outro tema discutido no referencial teórico. As estratégias metodológicas de coleta de dados são baseados em pesquisa qualitativa, através de entrevistas semi-estruturadas e grupo focal com membros da comunidade de uma escola pública localizada em um distrito do município de São João Del Rei, no estado de Minas Gerais, Brasil. A análise indica que a comunidade educativa, apesar da presença de articulação social dinâmica orientada pelas Habilidades Sociais e Capital Social, não consegue gerar impacto mais consistente e relevante para o desenvolvimento local.CEPEAD/FACE - UFMG2012-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/165010.21171/ges.v6i15.1650Management & Society Electronic Journal; Vol. 6 No. 15 (2012): setembro/dezembro; 360-377Gestão e Sociedade; v. 6 n. 15 (2012): setembro/dezembro; 360-3771980-575610.21171/ges.v6i15reponame:Gestão e sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1650/1027Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuerra, Júnia Fátima CarmoTeodósio, Armindo dos Santos de Sousa2016-12-28T16:12:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1650Revistahttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedadePUBhttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/oaiges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||1980-57561980-5756opendoar:2016-12-28T16:12:38Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv HABILIDADES SOCIAIS E CAPITAL SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: CAMINHOS E DESCAMINHOS DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
title HABILIDADES SOCIAIS E CAPITAL SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: CAMINHOS E DESCAMINHOS DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
spellingShingle HABILIDADES SOCIAIS E CAPITAL SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: CAMINHOS E DESCAMINHOS DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Guerra, Júnia Fátima Carmo
Capital Social
Habilidades Sociais
Desenvolvimento Local
title_short HABILIDADES SOCIAIS E CAPITAL SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: CAMINHOS E DESCAMINHOS DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
title_full HABILIDADES SOCIAIS E CAPITAL SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: CAMINHOS E DESCAMINHOS DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
title_fullStr HABILIDADES SOCIAIS E CAPITAL SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: CAMINHOS E DESCAMINHOS DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
title_full_unstemmed HABILIDADES SOCIAIS E CAPITAL SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: CAMINHOS E DESCAMINHOS DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
title_sort HABILIDADES SOCIAIS E CAPITAL SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: CAMINHOS E DESCAMINHOS DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
author Guerra, Júnia Fátima Carmo
author_facet Guerra, Júnia Fátima Carmo
Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa
author_role author
author2 Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Júnia Fátima Carmo
Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Capital Social
Habilidades Sociais
Desenvolvimento Local
topic Capital Social
Habilidades Sociais
Desenvolvimento Local
description O objetivo deste estudo é analisar os desafios enfrentados por uma comunidade educativa (professores, educadores e famílias) para construir relacionamentos colaborativos capazes de gerar oportunidades para o desenvolvimento local. Nós desenvolvemos uma revisão teórica sobre o conceito de capital social apoiadas nas obras de Bourdieu, Coleman e Putnam. O conceito de habilidades sociais e seus efeitos relacionados com a escola e a política educacional pública, foi outro tema discutido no referencial teórico. As estratégias metodológicas de coleta de dados são baseados em pesquisa qualitativa, através de entrevistas semi-estruturadas e grupo focal com membros da comunidade de uma escola pública localizada em um distrito do município de São João Del Rei, no estado de Minas Gerais, Brasil. A análise indica que a comunidade educativa, apesar da presença de articulação social dinâmica orientada pelas Habilidades Sociais e Capital Social, não consegue gerar impacto mais consistente e relevante para o desenvolvimento local.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1650
10.21171/ges.v6i15.1650
url https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1650
identifier_str_mv 10.21171/ges.v6i15.1650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1650/1027
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEPEAD/FACE - UFMG
publisher.none.fl_str_mv CEPEAD/FACE - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Management & Society Electronic Journal; Vol. 6 No. 15 (2012): setembro/dezembro; 360-377
Gestão e Sociedade; v. 6 n. 15 (2012): setembro/dezembro; 360-377
1980-5756
10.21171/ges.v6i15
reponame:Gestão e sociedade
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Gestão e sociedade
collection Gestão e sociedade
repository.name.fl_str_mv Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||
_version_ 1797067419358855168