OUTRA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leandro Luciano
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Martins, Maria de Fátima Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Ciências Agrárias (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/2799
Resumo: O modelo de produção capitalista separou o campo e a cidade, chegou à agricultura e transformou a produção no campo. Apresentou a modernização, trouxe novos insumos e impôs a subordinação do agricultor ao capital. Assim como se operou com a produção agrícola, em relação à educação no ambiente agrário não foi diferente. A proposta de educação para o agrário brasileiro se apresentou carregada de padrões desenvolvimentistas, ignorou a realidade do agrário e as peculiaridades dos sujeitos do campo. Ocorre que, assim como o capitalismo se reestrutura, as estratégias de resistência se reinventam, e novamente com a educação não foi diferente. A partir da década de 1990, a educação para o rural vem se reformulando e ganhando novos contornos, agora tendo como centralidade os sujeitos do campo, suas realidades, trajetórias e lutas. O presente trabalho não tem a pretensão de exaurir o debate sobre a educação do campo, mas sim, incitar a discussãosobre outra perspectiva para essa educação, que envolve sobre tudo, a reflexão sobre a Questão Agrária, o acesso à terra, ao trabalho, à educação, ao lazer e a outros direitos inerentes à condição humana e à vida digna no campo.
id UFMG-1_8566068c35fa82168968128af597ef06
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/2799
network_acronym_str UFMG-1
network_name_str Caderno de Ciências Agrárias (Online)
repository_id_str
spelling OUTRA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPOEducação do CampoO modelo de produção capitalista separou o campo e a cidade, chegou à agricultura e transformou a produção no campo. Apresentou a modernização, trouxe novos insumos e impôs a subordinação do agricultor ao capital. Assim como se operou com a produção agrícola, em relação à educação no ambiente agrário não foi diferente. A proposta de educação para o agrário brasileiro se apresentou carregada de padrões desenvolvimentistas, ignorou a realidade do agrário e as peculiaridades dos sujeitos do campo. Ocorre que, assim como o capitalismo se reestrutura, as estratégias de resistência se reinventam, e novamente com a educação não foi diferente. A partir da década de 1990, a educação para o rural vem se reformulando e ganhando novos contornos, agora tendo como centralidade os sujeitos do campo, suas realidades, trajetórias e lutas. O presente trabalho não tem a pretensão de exaurir o debate sobre a educação do campo, mas sim, incitar a discussãosobre outra perspectiva para essa educação, que envolve sobre tudo, a reflexão sobre a Questão Agrária, o acesso à terra, ao trabalho, à educação, ao lazer e a outros direitos inerentes à condição humana e à vida digna no campo.Universidade Federal de Minas Gerais2015-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/2799Agrarian Sciences Journal; Vol. 7 No. 1 (2015): ISSN-1984-6738; 89-101Caderno de Ciências Agrárias; v. 7 n. 1 (2015): ISSN-1984-6738; 89-1012447-62181984-6738reponame:Caderno de Ciências Agrárias (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/2799/1666Copyright (c) 2015 Leandro Luciano Silva, Maria de Fátima Almeida Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Leandro LucianoMartins, Maria de Fátima Almeida2019-02-01T19:29:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/2799Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmgPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/oaiccaufmg@ica.ufmg.br2447-62181984-6738opendoar:2019-02-01T19:29:31Caderno de Ciências Agrárias (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv OUTRA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO
title OUTRA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO
spellingShingle OUTRA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO
Silva, Leandro Luciano
Educação do Campo
title_short OUTRA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO
title_full OUTRA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO
title_fullStr OUTRA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO
title_full_unstemmed OUTRA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO
title_sort OUTRA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO
author Silva, Leandro Luciano
author_facet Silva, Leandro Luciano
Martins, Maria de Fátima Almeida
author_role author
author2 Martins, Maria de Fátima Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leandro Luciano
Martins, Maria de Fátima Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
topic Educação do Campo
description O modelo de produção capitalista separou o campo e a cidade, chegou à agricultura e transformou a produção no campo. Apresentou a modernização, trouxe novos insumos e impôs a subordinação do agricultor ao capital. Assim como se operou com a produção agrícola, em relação à educação no ambiente agrário não foi diferente. A proposta de educação para o agrário brasileiro se apresentou carregada de padrões desenvolvimentistas, ignorou a realidade do agrário e as peculiaridades dos sujeitos do campo. Ocorre que, assim como o capitalismo se reestrutura, as estratégias de resistência se reinventam, e novamente com a educação não foi diferente. A partir da década de 1990, a educação para o rural vem se reformulando e ganhando novos contornos, agora tendo como centralidade os sujeitos do campo, suas realidades, trajetórias e lutas. O presente trabalho não tem a pretensão de exaurir o debate sobre a educação do campo, mas sim, incitar a discussãosobre outra perspectiva para essa educação, que envolve sobre tudo, a reflexão sobre a Questão Agrária, o acesso à terra, ao trabalho, à educação, ao lazer e a outros direitos inerentes à condição humana e à vida digna no campo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/2799
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/2799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/2799/1666
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Leandro Luciano Silva, Maria de Fátima Almeida Martins
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Leandro Luciano Silva, Maria de Fátima Almeida Martins
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Agrarian Sciences Journal; Vol. 7 No. 1 (2015): ISSN-1984-6738; 89-101
Caderno de Ciências Agrárias; v. 7 n. 1 (2015): ISSN-1984-6738; 89-101
2447-6218
1984-6738
reponame:Caderno de Ciências Agrárias (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Caderno de Ciências Agrárias (Online)
collection Caderno de Ciências Agrárias (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Ciências Agrárias (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ccaufmg@ica.ufmg.br
_version_ 1797042441989128192