Influência de diferentes substratos no desenvolvimento de mudas de Swietenia macrophylla (King.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha Neto, Ernandes Macedo da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bezerra, Jade Cristynne Franco, Oliveira, Victor Pereira de, Araújo, Lucas Oliveira, Nogueira Junior, Marlon Roque, Gouveia, Débora Monteiro, Alves, Gustavo Antônio Ruffeil, Melo, Marcio Roberto da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Ciências Agrárias (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/3040
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento de mudas de Swietenia macrophylla em diferentes substratos. O experimento foi realizado na Universidade Federal Rural da Amazônia campus Paragominas; 120 sementes foram submetidas à germinação e 90 destas foram selecionadas para os seis substratos. As mudas foram mensuradas semanalmente com base em quatro variáveis: altura total, diâmetro de coleto, número de folhas e índice de qualidade de Dickson e realizada a quantificação de matéria seca. Realizou-se avaliação química dos substratos, sendo as seguintes variáveis pH (CaCl2), P, K, Ca, Mg, Al, H+Al, SB, CTC e M.O. O arranjo experimental foi em delineamentos inteiramente casualizados (DIC), com seis tratamentos e 15 repetições por tratamento. O parâmetro HT variou de 12,67 a 41,79 cm, sendo superior em T1, T2, T3 e T4, quando comparado com o tratamento controle. O DC variou de 2,26 a 7,38 mm, sendo que os tratamentos T1, T3 e T4 apresentaram melhores resultados. Já para o IQD, o tratamento T4 demonstrou resultado superior. Em relação à matéria seca, todos os tratamentos que tiveram matéria orgânica no substrato apresentaram bons resultados. O T4 apresentou as melhores médias para os nutrientes avaliados, com destaque para P, K, Ca e Mg. As mudas tiveram crescimento satisfatório quando se utilizou matéria orgânica nos tratamentos contribuindo para o sistema radicular, de modo que T4 proporcionou os melhores incrementos nas variáveis avaliadas, porém T3 proporcionou resultados relevantes, podendo ser utilizado na produção de mudas para fins de recuperação de áreas degradadas e em sistemas agroflorestais.
id UFMG-1_aaf36d4319537b28ab4da8c25222fbbb
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/3040
network_acronym_str UFMG-1
network_name_str Caderno de Ciências Agrárias (Online)
repository_id_str
spelling Influência de diferentes substratos no desenvolvimento de mudas de Swietenia macrophylla (King.)Mogno brasileiro. Sementes. Viveiro.Ciências florestaisO objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento de mudas de Swietenia macrophylla em diferentes substratos. O experimento foi realizado na Universidade Federal Rural da Amazônia campus Paragominas; 120 sementes foram submetidas à germinação e 90 destas foram selecionadas para os seis substratos. As mudas foram mensuradas semanalmente com base em quatro variáveis: altura total, diâmetro de coleto, número de folhas e índice de qualidade de Dickson e realizada a quantificação de matéria seca. Realizou-se avaliação química dos substratos, sendo as seguintes variáveis pH (CaCl2), P, K, Ca, Mg, Al, H+Al, SB, CTC e M.O. O arranjo experimental foi em delineamentos inteiramente casualizados (DIC), com seis tratamentos e 15 repetições por tratamento. O parâmetro HT variou de 12,67 a 41,79 cm, sendo superior em T1, T2, T3 e T4, quando comparado com o tratamento controle. O DC variou de 2,26 a 7,38 mm, sendo que os tratamentos T1, T3 e T4 apresentaram melhores resultados. Já para o IQD, o tratamento T4 demonstrou resultado superior. Em relação à matéria seca, todos os tratamentos que tiveram matéria orgânica no substrato apresentaram bons resultados. O T4 apresentou as melhores médias para os nutrientes avaliados, com destaque para P, K, Ca e Mg. As mudas tiveram crescimento satisfatório quando se utilizou matéria orgânica nos tratamentos contribuindo para o sistema radicular, de modo que T4 proporcionou os melhores incrementos nas variáveis avaliadas, porém T3 proporcionou resultados relevantes, podendo ser utilizado na produção de mudas para fins de recuperação de áreas degradadas e em sistemas agroflorestais.Universidade Federal de Minas Gerais2018-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/3040Agrarian Sciences Journal; Vol. 10 No. 3 (2018); 26-33Caderno de Ciências Agrárias; v. 10 n. 3 (2018); 26-332447-62181984-6738reponame:Caderno de Ciências Agrárias (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/3040/1852Copyright (c) 2018 Caderno de Ciências Agráriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha Neto, Ernandes Macedo daBezerra, Jade Cristynne FrancoOliveira, Victor Pereira deAraújo, Lucas OliveiraNogueira Junior, Marlon RoqueGouveia, Débora MonteiroAlves, Gustavo Antônio RuffeilMelo, Marcio Roberto da Silva2019-02-01T19:30:39Zoai:periodicos.ufmg.br:article/3040Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmgPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/oaiccaufmg@ica.ufmg.br2447-62181984-6738opendoar:2019-02-01T19:30:39Caderno de Ciências Agrárias (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência de diferentes substratos no desenvolvimento de mudas de Swietenia macrophylla (King.)
title Influência de diferentes substratos no desenvolvimento de mudas de Swietenia macrophylla (King.)
spellingShingle Influência de diferentes substratos no desenvolvimento de mudas de Swietenia macrophylla (King.)
Cunha Neto, Ernandes Macedo da
Mogno brasileiro. Sementes. Viveiro.
Ciências florestais
title_short Influência de diferentes substratos no desenvolvimento de mudas de Swietenia macrophylla (King.)
title_full Influência de diferentes substratos no desenvolvimento de mudas de Swietenia macrophylla (King.)
title_fullStr Influência de diferentes substratos no desenvolvimento de mudas de Swietenia macrophylla (King.)
title_full_unstemmed Influência de diferentes substratos no desenvolvimento de mudas de Swietenia macrophylla (King.)
title_sort Influência de diferentes substratos no desenvolvimento de mudas de Swietenia macrophylla (King.)
author Cunha Neto, Ernandes Macedo da
author_facet Cunha Neto, Ernandes Macedo da
Bezerra, Jade Cristynne Franco
Oliveira, Victor Pereira de
Araújo, Lucas Oliveira
Nogueira Junior, Marlon Roque
Gouveia, Débora Monteiro
Alves, Gustavo Antônio Ruffeil
Melo, Marcio Roberto da Silva
author_role author
author2 Bezerra, Jade Cristynne Franco
Oliveira, Victor Pereira de
Araújo, Lucas Oliveira
Nogueira Junior, Marlon Roque
Gouveia, Débora Monteiro
Alves, Gustavo Antônio Ruffeil
Melo, Marcio Roberto da Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha Neto, Ernandes Macedo da
Bezerra, Jade Cristynne Franco
Oliveira, Victor Pereira de
Araújo, Lucas Oliveira
Nogueira Junior, Marlon Roque
Gouveia, Débora Monteiro
Alves, Gustavo Antônio Ruffeil
Melo, Marcio Roberto da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mogno brasileiro. Sementes. Viveiro.
Ciências florestais
topic Mogno brasileiro. Sementes. Viveiro.
Ciências florestais
description O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento de mudas de Swietenia macrophylla em diferentes substratos. O experimento foi realizado na Universidade Federal Rural da Amazônia campus Paragominas; 120 sementes foram submetidas à germinação e 90 destas foram selecionadas para os seis substratos. As mudas foram mensuradas semanalmente com base em quatro variáveis: altura total, diâmetro de coleto, número de folhas e índice de qualidade de Dickson e realizada a quantificação de matéria seca. Realizou-se avaliação química dos substratos, sendo as seguintes variáveis pH (CaCl2), P, K, Ca, Mg, Al, H+Al, SB, CTC e M.O. O arranjo experimental foi em delineamentos inteiramente casualizados (DIC), com seis tratamentos e 15 repetições por tratamento. O parâmetro HT variou de 12,67 a 41,79 cm, sendo superior em T1, T2, T3 e T4, quando comparado com o tratamento controle. O DC variou de 2,26 a 7,38 mm, sendo que os tratamentos T1, T3 e T4 apresentaram melhores resultados. Já para o IQD, o tratamento T4 demonstrou resultado superior. Em relação à matéria seca, todos os tratamentos que tiveram matéria orgânica no substrato apresentaram bons resultados. O T4 apresentou as melhores médias para os nutrientes avaliados, com destaque para P, K, Ca e Mg. As mudas tiveram crescimento satisfatório quando se utilizou matéria orgânica nos tratamentos contribuindo para o sistema radicular, de modo que T4 proporcionou os melhores incrementos nas variáveis avaliadas, porém T3 proporcionou resultados relevantes, podendo ser utilizado na produção de mudas para fins de recuperação de áreas degradadas e em sistemas agroflorestais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/3040
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/3040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/3040/1852
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Caderno de Ciências Agrárias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Caderno de Ciências Agrárias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Agrarian Sciences Journal; Vol. 10 No. 3 (2018); 26-33
Caderno de Ciências Agrárias; v. 10 n. 3 (2018); 26-33
2447-6218
1984-6738
reponame:Caderno de Ciências Agrárias (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Caderno de Ciências Agrárias (Online)
collection Caderno de Ciências Agrárias (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Ciências Agrárias (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ccaufmg@ica.ufmg.br
_version_ 1797042443419385856