TRIBUTAÇÃO E MEIO AMBIENTE: o ecocrédito no município de Montes Claros, MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Olga Thomaz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Teixeira, Rodrigo Leal, Silva, Leandro Luciano da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Ciências Agrárias (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/3053
Resumo: Não obstante no Brasil existirem normas relacionadas ao meio ambiente desde o período colonial, o ambiente como bem comum do povo, ganha status de Direito Fundamental apenas com a Constituição de 1988, que também atribuiu a todos, sociedade e poder público, o dever de cuidado. O objetivo deste texto é analisar como o poder público pode intervir na atividade econômica de forma a atender seu papel constitucional de cuidado com meio ambiente. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referência doutrina, a legislação e os arquivos da SEMMA do município Montes Claros, MG. O dever de contribuir com a preservação ambiental também atribui ao Estado a obrigação de adotar medidas capazes de prevenir eventos potencialmente poluidores, intervindo nas atividades econômicas e evidenciando seu papel fiscalizador. Possibilidades dessa intervenção se materializa no âmbito da tributação que pode, em certa medida, ser utilizada na perspectiva da para fiscalidade, desestimulando comportamento poluidores, e convertendo a atividade tributária em instrumento de mudança socioambiental. Além da tributação, observou-se que ao Estado compete a implementação de políticas relacionadas ao meio ambiente, que proporcione maior participação da sociedade na empreitada ambiental.Destacou-se os programas de Pagamento por Serviços Ambientais, o Programa Produtor de Água, o Bolsa Floresta, o Bolsa Verde, e o Ecocrédito. Conclui-se que tributação e extrafiscalidade, são instrumentos significativos quando associados às políticas ambientais que criem estratégias não apenas arrecadatórias, mas compensatórias, beneficiando o contribuinte/cidadão. Exemplo disso é a política do ecocrédito, do município de Montes Claros, referência de Pagamento por Serviço Ambiental bem sucedido.   
id UFMG-1_ad7d386fec4fb1940fa0f16566106a94
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/3053
network_acronym_str UFMG-1
network_name_str Caderno de Ciências Agrárias (Online)
repository_id_str
spelling TRIBUTAÇÃO E MEIO AMBIENTE: o ecocrédito no município de Montes Claros, MGTributos ambientaisExtrafiscalidadePolíticas ambientaisEcocrédito.Meio ambienteNão obstante no Brasil existirem normas relacionadas ao meio ambiente desde o período colonial, o ambiente como bem comum do povo, ganha status de Direito Fundamental apenas com a Constituição de 1988, que também atribuiu a todos, sociedade e poder público, o dever de cuidado. O objetivo deste texto é analisar como o poder público pode intervir na atividade econômica de forma a atender seu papel constitucional de cuidado com meio ambiente. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referência doutrina, a legislação e os arquivos da SEMMA do município Montes Claros, MG. O dever de contribuir com a preservação ambiental também atribui ao Estado a obrigação de adotar medidas capazes de prevenir eventos potencialmente poluidores, intervindo nas atividades econômicas e evidenciando seu papel fiscalizador. Possibilidades dessa intervenção se materializa no âmbito da tributação que pode, em certa medida, ser utilizada na perspectiva da para fiscalidade, desestimulando comportamento poluidores, e convertendo a atividade tributária em instrumento de mudança socioambiental. Além da tributação, observou-se que ao Estado compete a implementação de políticas relacionadas ao meio ambiente, que proporcione maior participação da sociedade na empreitada ambiental.Destacou-se os programas de Pagamento por Serviços Ambientais, o Programa Produtor de Água, o Bolsa Floresta, o Bolsa Verde, e o Ecocrédito. Conclui-se que tributação e extrafiscalidade, são instrumentos significativos quando associados às políticas ambientais que criem estratégias não apenas arrecadatórias, mas compensatórias, beneficiando o contribuinte/cidadão. Exemplo disso é a política do ecocrédito, do município de Montes Claros, referência de Pagamento por Serviço Ambiental bem sucedido.   Universidade Federal de Minas Gerais2018-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/3053Agrarian Sciences Journal; Vol. 10 No. 3 (2018); 69-85Caderno de Ciências Agrárias; v. 10 n. 3 (2018); 69-852447-62181984-6738reponame:Caderno de Ciências Agrárias (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/3053/1860Copyright (c) 2018 Caderno de Ciências Agráriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuedes, Olga ThomazTeixeira, Rodrigo LealSilva, Leandro Luciano da2019-02-01T19:30:43Zoai:periodicos.ufmg.br:article/3053Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmgPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/oaiccaufmg@ica.ufmg.br2447-62181984-6738opendoar:2019-02-01T19:30:43Caderno de Ciências Agrárias (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv TRIBUTAÇÃO E MEIO AMBIENTE: o ecocrédito no município de Montes Claros, MG
title TRIBUTAÇÃO E MEIO AMBIENTE: o ecocrédito no município de Montes Claros, MG
spellingShingle TRIBUTAÇÃO E MEIO AMBIENTE: o ecocrédito no município de Montes Claros, MG
Guedes, Olga Thomaz
Tributos ambientais
Extrafiscalidade
Políticas ambientais
Ecocrédito.
Meio ambiente
title_short TRIBUTAÇÃO E MEIO AMBIENTE: o ecocrédito no município de Montes Claros, MG
title_full TRIBUTAÇÃO E MEIO AMBIENTE: o ecocrédito no município de Montes Claros, MG
title_fullStr TRIBUTAÇÃO E MEIO AMBIENTE: o ecocrédito no município de Montes Claros, MG
title_full_unstemmed TRIBUTAÇÃO E MEIO AMBIENTE: o ecocrédito no município de Montes Claros, MG
title_sort TRIBUTAÇÃO E MEIO AMBIENTE: o ecocrédito no município de Montes Claros, MG
author Guedes, Olga Thomaz
author_facet Guedes, Olga Thomaz
Teixeira, Rodrigo Leal
Silva, Leandro Luciano da
author_role author
author2 Teixeira, Rodrigo Leal
Silva, Leandro Luciano da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Olga Thomaz
Teixeira, Rodrigo Leal
Silva, Leandro Luciano da
dc.subject.por.fl_str_mv Tributos ambientais
Extrafiscalidade
Políticas ambientais
Ecocrédito.
Meio ambiente
topic Tributos ambientais
Extrafiscalidade
Políticas ambientais
Ecocrédito.
Meio ambiente
description Não obstante no Brasil existirem normas relacionadas ao meio ambiente desde o período colonial, o ambiente como bem comum do povo, ganha status de Direito Fundamental apenas com a Constituição de 1988, que também atribuiu a todos, sociedade e poder público, o dever de cuidado. O objetivo deste texto é analisar como o poder público pode intervir na atividade econômica de forma a atender seu papel constitucional de cuidado com meio ambiente. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referência doutrina, a legislação e os arquivos da SEMMA do município Montes Claros, MG. O dever de contribuir com a preservação ambiental também atribui ao Estado a obrigação de adotar medidas capazes de prevenir eventos potencialmente poluidores, intervindo nas atividades econômicas e evidenciando seu papel fiscalizador. Possibilidades dessa intervenção se materializa no âmbito da tributação que pode, em certa medida, ser utilizada na perspectiva da para fiscalidade, desestimulando comportamento poluidores, e convertendo a atividade tributária em instrumento de mudança socioambiental. Além da tributação, observou-se que ao Estado compete a implementação de políticas relacionadas ao meio ambiente, que proporcione maior participação da sociedade na empreitada ambiental.Destacou-se os programas de Pagamento por Serviços Ambientais, o Programa Produtor de Água, o Bolsa Floresta, o Bolsa Verde, e o Ecocrédito. Conclui-se que tributação e extrafiscalidade, são instrumentos significativos quando associados às políticas ambientais que criem estratégias não apenas arrecadatórias, mas compensatórias, beneficiando o contribuinte/cidadão. Exemplo disso é a política do ecocrédito, do município de Montes Claros, referência de Pagamento por Serviço Ambiental bem sucedido.   
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/3053
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/3053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/3053/1860
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Caderno de Ciências Agrárias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Caderno de Ciências Agrárias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Agrarian Sciences Journal; Vol. 10 No. 3 (2018); 69-85
Caderno de Ciências Agrárias; v. 10 n. 3 (2018); 69-85
2447-6218
1984-6738
reponame:Caderno de Ciências Agrárias (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Caderno de Ciências Agrárias (Online)
collection Caderno de Ciências Agrárias (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Ciências Agrárias (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ccaufmg@ica.ufmg.br
_version_ 1797042443434065920