Avaliação de clones de cacau (Theobroma cacao L.) no Norte de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Santos, Rizia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Paulino Costa, Karoline, Silva de Jesus, Marcia, Oliveira Barbosa, Lorena, Ronie Martins, Ernane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Ciências Agrárias (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/2962
Resumo: O cultivo do cacaueiro (Theobroma cacao L.) representa importante papel na vida social e econômica em todo o mundo.  O estado da Bahia é o maior produtor do Brasil, porém sua capacidade produtiva foi reduzida com o advento da vassoura-de-bruxa. O cultivo do cacau em áreas de semiárido e não-tradicionais é possível desde que sombreadas e irrigadas, diminuindo a incidência de doenças pela baixa umidade. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o crescimento, desenvolvimento e trocas gasosas, de quatro clones de cacau sob sombreamento em bananal no Norte de Minas Gerais. O experimento foi realizado no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, localizado na cidade de Montes Claros -  MG. Foram avaliados quatro clones: CCN10, CCN51, CEPEC2002 e PH16 plantados nas entrelinhas do bananal do ICA.  O experimento foi conduzido em delineamento de blocos casualizados com sete repetições.  O crescimento das plantas foi avaliado por meio de dimensões lineares:  altura, diâmetro, número de folhas, número de plantas floridas e número de frutos, além de determinações relacionadas às trocas gasosas nas plantas -   fotossíntese líquida, transpiração, concentração interna de CO2, eficiência do uso da água (EUA) e eficiência intrínseca do uso da água (EIUA).  O clone CEPEC2002 foi superior aos demais quando analisado o seu crescimento e altura, diâmetro e porcentagem de florescimento, porém, apresentou resultados inferiores de EUA e EIUA, quando comparado aos outros três clones.  Os clones CCN10 e PH16 apresentaram melhor EUA. O clone CCN10 foi superior aos demais para EIUA.
id UFMG-1_c271f5ef41c2b4d21ddb0dc8ebc6f31f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/2962
network_acronym_str UFMG-1
network_name_str Caderno de Ciências Agrárias (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de clones de cacau (Theobroma cacao L.) no Norte de Minas GeraisCacauicultura. Crescimento. Fotossíntese líquida.Produção VegetalO cultivo do cacaueiro (Theobroma cacao L.) representa importante papel na vida social e econômica em todo o mundo.  O estado da Bahia é o maior produtor do Brasil, porém sua capacidade produtiva foi reduzida com o advento da vassoura-de-bruxa. O cultivo do cacau em áreas de semiárido e não-tradicionais é possível desde que sombreadas e irrigadas, diminuindo a incidência de doenças pela baixa umidade. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o crescimento, desenvolvimento e trocas gasosas, de quatro clones de cacau sob sombreamento em bananal no Norte de Minas Gerais. O experimento foi realizado no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, localizado na cidade de Montes Claros -  MG. Foram avaliados quatro clones: CCN10, CCN51, CEPEC2002 e PH16 plantados nas entrelinhas do bananal do ICA.  O experimento foi conduzido em delineamento de blocos casualizados com sete repetições.  O crescimento das plantas foi avaliado por meio de dimensões lineares:  altura, diâmetro, número de folhas, número de plantas floridas e número de frutos, além de determinações relacionadas às trocas gasosas nas plantas -   fotossíntese líquida, transpiração, concentração interna de CO2, eficiência do uso da água (EUA) e eficiência intrínseca do uso da água (EIUA).  O clone CEPEC2002 foi superior aos demais quando analisado o seu crescimento e altura, diâmetro e porcentagem de florescimento, porém, apresentou resultados inferiores de EUA e EIUA, quando comparado aos outros três clones.  Os clones CCN10 e PH16 apresentaram melhor EUA. O clone CCN10 foi superior aos demais para EIUA.Universidade Federal de Minas Gerais2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/2962Agrarian Sciences Journal; Vol. 9 No. 2 (2017); 28-35Caderno de Ciências Agrárias; v. 9 n. 2 (2017); 28-352447-62181984-6738reponame:Caderno de Ciências Agrárias (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/2962/1796Copyright (c) 2017 Rizia Rodrigues Santos, Karoline Paulino Costa, Marcia Silva de Jesus, Lorena Oliveira Barbosa, Ernane Ronie Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Santos, RiziaPaulino Costa, KarolineSilva de Jesus, MarciaOliveira Barbosa, LorenaRonie Martins, Ernane2019-02-01T19:30:12Zoai:periodicos.ufmg.br:article/2962Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmgPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/oaiccaufmg@ica.ufmg.br2447-62181984-6738opendoar:2019-02-01T19:30:12Caderno de Ciências Agrárias (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de clones de cacau (Theobroma cacao L.) no Norte de Minas Gerais
title Avaliação de clones de cacau (Theobroma cacao L.) no Norte de Minas Gerais
spellingShingle Avaliação de clones de cacau (Theobroma cacao L.) no Norte de Minas Gerais
Rodrigues Santos, Rizia
Cacauicultura. Crescimento. Fotossíntese líquida.
Produção Vegetal
title_short Avaliação de clones de cacau (Theobroma cacao L.) no Norte de Minas Gerais
title_full Avaliação de clones de cacau (Theobroma cacao L.) no Norte de Minas Gerais
title_fullStr Avaliação de clones de cacau (Theobroma cacao L.) no Norte de Minas Gerais
title_full_unstemmed Avaliação de clones de cacau (Theobroma cacao L.) no Norte de Minas Gerais
title_sort Avaliação de clones de cacau (Theobroma cacao L.) no Norte de Minas Gerais
author Rodrigues Santos, Rizia
author_facet Rodrigues Santos, Rizia
Paulino Costa, Karoline
Silva de Jesus, Marcia
Oliveira Barbosa, Lorena
Ronie Martins, Ernane
author_role author
author2 Paulino Costa, Karoline
Silva de Jesus, Marcia
Oliveira Barbosa, Lorena
Ronie Martins, Ernane
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Santos, Rizia
Paulino Costa, Karoline
Silva de Jesus, Marcia
Oliveira Barbosa, Lorena
Ronie Martins, Ernane
dc.subject.por.fl_str_mv Cacauicultura. Crescimento. Fotossíntese líquida.
Produção Vegetal
topic Cacauicultura. Crescimento. Fotossíntese líquida.
Produção Vegetal
description O cultivo do cacaueiro (Theobroma cacao L.) representa importante papel na vida social e econômica em todo o mundo.  O estado da Bahia é o maior produtor do Brasil, porém sua capacidade produtiva foi reduzida com o advento da vassoura-de-bruxa. O cultivo do cacau em áreas de semiárido e não-tradicionais é possível desde que sombreadas e irrigadas, diminuindo a incidência de doenças pela baixa umidade. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o crescimento, desenvolvimento e trocas gasosas, de quatro clones de cacau sob sombreamento em bananal no Norte de Minas Gerais. O experimento foi realizado no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, localizado na cidade de Montes Claros -  MG. Foram avaliados quatro clones: CCN10, CCN51, CEPEC2002 e PH16 plantados nas entrelinhas do bananal do ICA.  O experimento foi conduzido em delineamento de blocos casualizados com sete repetições.  O crescimento das plantas foi avaliado por meio de dimensões lineares:  altura, diâmetro, número de folhas, número de plantas floridas e número de frutos, além de determinações relacionadas às trocas gasosas nas plantas -   fotossíntese líquida, transpiração, concentração interna de CO2, eficiência do uso da água (EUA) e eficiência intrínseca do uso da água (EIUA).  O clone CEPEC2002 foi superior aos demais quando analisado o seu crescimento e altura, diâmetro e porcentagem de florescimento, porém, apresentou resultados inferiores de EUA e EIUA, quando comparado aos outros três clones.  Os clones CCN10 e PH16 apresentaram melhor EUA. O clone CCN10 foi superior aos demais para EIUA.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/2962
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/2962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/2962/1796
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Agrarian Sciences Journal; Vol. 9 No. 2 (2017); 28-35
Caderno de Ciências Agrárias; v. 9 n. 2 (2017); 28-35
2447-6218
1984-6738
reponame:Caderno de Ciências Agrárias (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Caderno de Ciências Agrárias (Online)
collection Caderno de Ciências Agrárias (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Ciências Agrárias (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ccaufmg@ica.ufmg.br
_version_ 1797042442853154816