A FORMAÇÃO DAS COLEÇÕES DE LIVRO DE ARTISTA NO BRASIL: um breve histórico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16880 |
Resumo: | A arte e a produção de livros sempre estiveram relacionadas em diferentes níveis através da história do livro. A produção de livros de artista configura como forma máxima desta relação, trazendo o artista para a posição de autor. O livro de artista, por mais excêntrico que possa parecer, faz parte do ambiente biblioteconômico através das coleções especiais. Este trabalho se propõe a observação do processo de formação de três coleções de livro de artista no Brasil: a da biblioteca da Universidade Federal de Minas Gerais, a do Museu de Arte do Rio e a da coleção de obras de arte do Itaú Cultural. A partir dos dados encontrados pretende-se estipular um padrão entre os processos a fim de entender o papel e o envolvimento de objetos de cunho artístico. |
id |
UFMG-20_18fedc355f091064ddc4efd93e076cb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16880 |
network_acronym_str |
UFMG-20 |
network_name_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DAS COLEÇÕES DE LIVRO DE ARTISTA NO BRASIL: um breve históricoErebd. Livro de artista. Coleções especiais. Formação de coleções. Desenvolvimento de Coleções.A arte e a produção de livros sempre estiveram relacionadas em diferentes níveis através da história do livro. A produção de livros de artista configura como forma máxima desta relação, trazendo o artista para a posição de autor. O livro de artista, por mais excêntrico que possa parecer, faz parte do ambiente biblioteconômico através das coleções especiais. Este trabalho se propõe a observação do processo de formação de três coleções de livro de artista no Brasil: a da biblioteca da Universidade Federal de Minas Gerais, a do Museu de Arte do Rio e a da coleção de obras de arte do Itaú Cultural. A partir dos dados encontrados pretende-se estipular um padrão entre os processos a fim de entender o papel e o envolvimento de objetos de cunho artístico.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2018-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16880Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 8 No. 2 (2018): Número Especial EREBDMúltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 8 Núm. 2 (2018): Número Especial EREBDMúltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 8 No 2 (2018): Número Especial EREBDMúltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2018): Número Especial EREBD2237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16880/13639Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Emily Mendonça2023-04-07T03:14:07Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16880Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-07T03:14:07Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DAS COLEÇÕES DE LIVRO DE ARTISTA NO BRASIL: um breve histórico |
title |
A FORMAÇÃO DAS COLEÇÕES DE LIVRO DE ARTISTA NO BRASIL: um breve histórico |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DAS COLEÇÕES DE LIVRO DE ARTISTA NO BRASIL: um breve histórico Dantas, Emily Mendonça Erebd. Livro de artista. Coleções especiais. Formação de coleções. Desenvolvimento de Coleções. |
title_short |
A FORMAÇÃO DAS COLEÇÕES DE LIVRO DE ARTISTA NO BRASIL: um breve histórico |
title_full |
A FORMAÇÃO DAS COLEÇÕES DE LIVRO DE ARTISTA NO BRASIL: um breve histórico |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DAS COLEÇÕES DE LIVRO DE ARTISTA NO BRASIL: um breve histórico |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DAS COLEÇÕES DE LIVRO DE ARTISTA NO BRASIL: um breve histórico |
title_sort |
A FORMAÇÃO DAS COLEÇÕES DE LIVRO DE ARTISTA NO BRASIL: um breve histórico |
author |
Dantas, Emily Mendonça |
author_facet |
Dantas, Emily Mendonça |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Emily Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Erebd. Livro de artista. Coleções especiais. Formação de coleções. Desenvolvimento de Coleções. |
topic |
Erebd. Livro de artista. Coleções especiais. Formação de coleções. Desenvolvimento de Coleções. |
description |
A arte e a produção de livros sempre estiveram relacionadas em diferentes níveis através da história do livro. A produção de livros de artista configura como forma máxima desta relação, trazendo o artista para a posição de autor. O livro de artista, por mais excêntrico que possa parecer, faz parte do ambiente biblioteconômico através das coleções especiais. Este trabalho se propõe a observação do processo de formação de três coleções de livro de artista no Brasil: a da biblioteca da Universidade Federal de Minas Gerais, a do Museu de Arte do Rio e a da coleção de obras de arte do Itaú Cultural. A partir dos dados encontrados pretende-se estipular um padrão entre os processos a fim de entender o papel e o envolvimento de objetos de cunho artístico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16880 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16880/13639 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 8 No. 2 (2018): Número Especial EREBD Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 8 Núm. 2 (2018): Número Especial EREBD Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 8 No 2 (2018): Número Especial EREBD Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2018): Número Especial EREBD 2237-6658 reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
collection |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
moci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1796797462991601664 |