COMUNICAÇÃO ORAL E MEDIAÇÃO DE LEITURA: Formando leitores autores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Brenda Barbosa dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16892
Resumo: O presente trabalho trata-se de aspectos do fortalecimento da comunicação oral em uma sociedade digital através da mediação de leitura. O objetivo principal foi mostrar a importância de se estimular a comunicação oral por meio de intervenções e projetos de atividades ligadas à leitura. Neste trabalho foram abordados os conceitos de comunicação, leitura e mediação. A metodologia se constitui de uma revisão bibliográfica acrescida de uma atividade prática desenvolvida em uma disciplina do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, baseada na iniciativa Biblioteca Humana. Por meio das análises obteve a importância de estimular as formas de comunicação e como esta pode estar associada a formação leitora do indivíduo quando feita através de mediação de leitura. Por fim, conclui-se que colocar os indivíduos como autores e contadores das próprias histórias é efetivo para desenvolver a oralidade, gerando discussões sobre temas pertinentes e livros que estão sendo mediados, além de ser uma forma de criar o senso de identidade e aproximação ao romper com o paradigma que as histórias estão apenas nos livros.
id UFMG-20_4028528a0800a80dc1590c3b2529268e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16892
network_acronym_str UFMG-20
network_name_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling COMUNICAÇÃO ORAL E MEDIAÇÃO DE LEITURA: Formando leitores autoresErebd. Comunicação Oral. Mediação de Leitura. Biblioteca Humana.O presente trabalho trata-se de aspectos do fortalecimento da comunicação oral em uma sociedade digital através da mediação de leitura. O objetivo principal foi mostrar a importância de se estimular a comunicação oral por meio de intervenções e projetos de atividades ligadas à leitura. Neste trabalho foram abordados os conceitos de comunicação, leitura e mediação. A metodologia se constitui de uma revisão bibliográfica acrescida de uma atividade prática desenvolvida em uma disciplina do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, baseada na iniciativa Biblioteca Humana. Por meio das análises obteve a importância de estimular as formas de comunicação e como esta pode estar associada a formação leitora do indivíduo quando feita através de mediação de leitura. Por fim, conclui-se que colocar os indivíduos como autores e contadores das próprias histórias é efetivo para desenvolver a oralidade, gerando discussões sobre temas pertinentes e livros que estão sendo mediados, além de ser uma forma de criar o senso de identidade e aproximação ao romper com o paradigma que as histórias estão apenas nos livros.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2018-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16892Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 8 No. 2 (2018): Número Especial EREBDMúltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 8 Núm. 2 (2018): Número Especial EREBDMúltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 8 No 2 (2018): Número Especial EREBDMúltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2018): Número Especial EREBD2237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16892/13651Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Brenda Barbosa dos2023-04-07T03:14:07Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16892Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-07T03:14:07Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv COMUNICAÇÃO ORAL E MEDIAÇÃO DE LEITURA: Formando leitores autores
title COMUNICAÇÃO ORAL E MEDIAÇÃO DE LEITURA: Formando leitores autores
spellingShingle COMUNICAÇÃO ORAL E MEDIAÇÃO DE LEITURA: Formando leitores autores
Santos, Brenda Barbosa dos
Erebd. Comunicação Oral. Mediação de Leitura. Biblioteca Humana.
title_short COMUNICAÇÃO ORAL E MEDIAÇÃO DE LEITURA: Formando leitores autores
title_full COMUNICAÇÃO ORAL E MEDIAÇÃO DE LEITURA: Formando leitores autores
title_fullStr COMUNICAÇÃO ORAL E MEDIAÇÃO DE LEITURA: Formando leitores autores
title_full_unstemmed COMUNICAÇÃO ORAL E MEDIAÇÃO DE LEITURA: Formando leitores autores
title_sort COMUNICAÇÃO ORAL E MEDIAÇÃO DE LEITURA: Formando leitores autores
author Santos, Brenda Barbosa dos
author_facet Santos, Brenda Barbosa dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Brenda Barbosa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Erebd. Comunicação Oral. Mediação de Leitura. Biblioteca Humana.
topic Erebd. Comunicação Oral. Mediação de Leitura. Biblioteca Humana.
description O presente trabalho trata-se de aspectos do fortalecimento da comunicação oral em uma sociedade digital através da mediação de leitura. O objetivo principal foi mostrar a importância de se estimular a comunicação oral por meio de intervenções e projetos de atividades ligadas à leitura. Neste trabalho foram abordados os conceitos de comunicação, leitura e mediação. A metodologia se constitui de uma revisão bibliográfica acrescida de uma atividade prática desenvolvida em uma disciplina do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, baseada na iniciativa Biblioteca Humana. Por meio das análises obteve a importância de estimular as formas de comunicação e como esta pode estar associada a formação leitora do indivíduo quando feita através de mediação de leitura. Por fim, conclui-se que colocar os indivíduos como autores e contadores das próprias histórias é efetivo para desenvolver a oralidade, gerando discussões sobre temas pertinentes e livros que estão sendo mediados, além de ser uma forma de criar o senso de identidade e aproximação ao romper com o paradigma que as histórias estão apenas nos livros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16892
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16892/13651
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
dc.source.none.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 8 No. 2 (2018): Número Especial EREBD
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 8 Núm. 2 (2018): Número Especial EREBD
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 8 No 2 (2018): Número Especial EREBD
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2018): Número Especial EREBD
2237-6658
reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
collection Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv moci@eci.ufmg.br
_version_ 1796797463010476032