Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17436 |
Resumo: | Aborda o conceito de Inteligência Competitiva (I. C.) como fator primordial para se ter um bom posicionamento diante do mercado. Aponta a prospecção, o monitoramento informacional e as gestões da informação e do conhecimento como as bases da I. C., sendo essas de fundamental importância para o sucesso da implementação de I. C. em qualquer organização. Para tanto demonstra que além das bases de I. C. é preciso o uso das Tecnologias da Informação visto que elas auxiliam na otimização das tarefas cotidianas. Aponta as Unidades de Informação e o gestor/profissional da informação como fator imprescindível para direcionar as ferramentas no momento certo para a ocasião correta, com objetivo de antecipar as tendências de mercado e lançar produtos ou serviços à frente da concorrência. Nesse sentido o profissional da informação atua na I. C. como gestor tanto da informação quanto do conhecimento, como manipulador do conteúdo informacional no qual se baseia uma organização. A metodologia fora baseada em pesquisas bibliográficas feitas de maneira tradicional, em livros, e eletronicamente em sites e periódicos pertinentes ao assunto abordado. Por fim, considera que o bom aproveitamento dos dados, informações e conhecimentos que circulam na organização, potencializa à concorrer com as outras organizações, podendo antecipar as tendências de mercado e lançar produtos ou serviços à frente da concorrência. |
id |
UFMG-20_b27def86cb087203ead69047b191a837 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/17436 |
network_acronym_str |
UFMG-20 |
network_name_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informaçãoInteligência Competitiva. Tecnologias da Informação. Unidades de Informação. Bases da Inteligência Competitiva.Aborda o conceito de Inteligência Competitiva (I. C.) como fator primordial para se ter um bom posicionamento diante do mercado. Aponta a prospecção, o monitoramento informacional e as gestões da informação e do conhecimento como as bases da I. C., sendo essas de fundamental importância para o sucesso da implementação de I. C. em qualquer organização. Para tanto demonstra que além das bases de I. C. é preciso o uso das Tecnologias da Informação visto que elas auxiliam na otimização das tarefas cotidianas. Aponta as Unidades de Informação e o gestor/profissional da informação como fator imprescindível para direcionar as ferramentas no momento certo para a ocasião correta, com objetivo de antecipar as tendências de mercado e lançar produtos ou serviços à frente da concorrência. Nesse sentido o profissional da informação atua na I. C. como gestor tanto da informação quanto do conhecimento, como manipulador do conteúdo informacional no qual se baseia uma organização. A metodologia fora baseada em pesquisas bibliográficas feitas de maneira tradicional, em livros, e eletronicamente em sites e periódicos pertinentes ao assunto abordado. Por fim, considera que o bom aproveitamento dos dados, informações e conhecimentos que circulam na organização, potencializa à concorrer com as outras organizações, podendo antecipar as tendências de mercado e lançar produtos ou serviços à frente da concorrência.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2014-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17436Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 20132237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17436/14218Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Edinete do NascimentoHotêncio, Gabriela de OliveiraNascimento, Karla Patrícia Dantas doSilva, Eliane Ferreira da2023-04-10T15:57:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17436Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-10T15:57:38Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informação |
title |
Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informação |
spellingShingle |
Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informação Pereira, Edinete do Nascimento Inteligência Competitiva. Tecnologias da Informação. Unidades de Informação. Bases da Inteligência Competitiva. |
title_short |
Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informação |
title_full |
Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informação |
title_fullStr |
Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informação |
title_full_unstemmed |
Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informação |
title_sort |
Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informação |
author |
Pereira, Edinete do Nascimento |
author_facet |
Pereira, Edinete do Nascimento Hotêncio, Gabriela de Oliveira Nascimento, Karla Patrícia Dantas do Silva, Eliane Ferreira da |
author_role |
author |
author2 |
Hotêncio, Gabriela de Oliveira Nascimento, Karla Patrícia Dantas do Silva, Eliane Ferreira da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Edinete do Nascimento Hotêncio, Gabriela de Oliveira Nascimento, Karla Patrícia Dantas do Silva, Eliane Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência Competitiva. Tecnologias da Informação. Unidades de Informação. Bases da Inteligência Competitiva. |
topic |
Inteligência Competitiva. Tecnologias da Informação. Unidades de Informação. Bases da Inteligência Competitiva. |
description |
Aborda o conceito de Inteligência Competitiva (I. C.) como fator primordial para se ter um bom posicionamento diante do mercado. Aponta a prospecção, o monitoramento informacional e as gestões da informação e do conhecimento como as bases da I. C., sendo essas de fundamental importância para o sucesso da implementação de I. C. em qualquer organização. Para tanto demonstra que além das bases de I. C. é preciso o uso das Tecnologias da Informação visto que elas auxiliam na otimização das tarefas cotidianas. Aponta as Unidades de Informação e o gestor/profissional da informação como fator imprescindível para direcionar as ferramentas no momento certo para a ocasião correta, com objetivo de antecipar as tendências de mercado e lançar produtos ou serviços à frente da concorrência. Nesse sentido o profissional da informação atua na I. C. como gestor tanto da informação quanto do conhecimento, como manipulador do conteúdo informacional no qual se baseia uma organização. A metodologia fora baseada em pesquisas bibliográficas feitas de maneira tradicional, em livros, e eletronicamente em sites e periódicos pertinentes ao assunto abordado. Por fim, considera que o bom aproveitamento dos dados, informações e conhecimentos que circulam na organização, potencializa à concorrer com as outras organizações, podendo antecipar as tendências de mercado e lançar produtos ou serviços à frente da concorrência. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17436 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17436/14218 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013 2237-6658 reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
collection |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
moci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1796797463813685248 |