Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Edinete do Nascimento
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Hotêncio, Gabriela de Oliveira, Nascimento, Karla Patrícia Dantas do, Silva, Eliane Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17436
Resumo: Aborda o conceito de Inteligência Competitiva (I. C.) como fator primordial para se ter um bom posicionamento diante do mercado. Aponta a prospecção, o monitoramento informacional e as gestões da informação e do conhecimento como as bases da I. C., sendo essas de fundamental importância para o sucesso da implementação de I. C. em qualquer organização. Para tanto demonstra que além das bases de I. C. é preciso o uso das Tecnologias da Informação visto que elas auxiliam na otimização das tarefas cotidianas. Aponta as Unidades de Informação e o gestor/profissional da informação como fator imprescindível para direcionar as ferramentas no momento certo para a ocasião correta, com objetivo de antecipar as tendências de mercado e lançar produtos ou serviços à frente da concorrência. Nesse sentido o profissional da informação atua na I. C. como gestor tanto da informação quanto do conhecimento, como manipulador do conteúdo informacional no qual se baseia uma organização. A metodologia fora baseada em pesquisas bibliográficas feitas de maneira tradicional, em livros, e eletronicamente em sites e periódicos pertinentes ao assunto abordado. Por fim, considera que o bom aproveitamento dos dados, informações e conhecimentos que circulam na organização, potencializa à concorrer com as outras organizações, podendo antecipar as tendências de mercado e lançar produtos ou serviços à frente da concorrência.
id UFMG-20_b27def86cb087203ead69047b191a837
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/17436
network_acronym_str UFMG-20
network_name_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informaçãoInteligência Competitiva. Tecnologias da Informação. Unidades de Informação. Bases da Inteligência Competitiva.Aborda o conceito de Inteligência Competitiva (I. C.) como fator primordial para se ter um bom posicionamento diante do mercado. Aponta a prospecção, o monitoramento informacional e as gestões da informação e do conhecimento como as bases da I. C., sendo essas de fundamental importância para o sucesso da implementação de I. C. em qualquer organização. Para tanto demonstra que além das bases de I. C. é preciso o uso das Tecnologias da Informação visto que elas auxiliam na otimização das tarefas cotidianas. Aponta as Unidades de Informação e o gestor/profissional da informação como fator imprescindível para direcionar as ferramentas no momento certo para a ocasião correta, com objetivo de antecipar as tendências de mercado e lançar produtos ou serviços à frente da concorrência. Nesse sentido o profissional da informação atua na I. C. como gestor tanto da informação quanto do conhecimento, como manipulador do conteúdo informacional no qual se baseia uma organização. A metodologia fora baseada em pesquisas bibliográficas feitas de maneira tradicional, em livros, e eletronicamente em sites e periódicos pertinentes ao assunto abordado. Por fim, considera que o bom aproveitamento dos dados, informações e conhecimentos que circulam na organização, potencializa à concorrer com as outras organizações, podendo antecipar as tendências de mercado e lançar produtos ou serviços à frente da concorrência.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2014-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17436Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 20132237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17436/14218Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Edinete do NascimentoHotêncio, Gabriela de OliveiraNascimento, Karla Patrícia Dantas doSilva, Eliane Ferreira da2023-04-10T15:57:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17436Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-10T15:57:38Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informação
title Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informação
spellingShingle Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informação
Pereira, Edinete do Nascimento
Inteligência Competitiva. Tecnologias da Informação. Unidades de Informação. Bases da Inteligência Competitiva.
title_short Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informação
title_full Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informação
title_fullStr Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informação
title_full_unstemmed Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informação
title_sort Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informação
author Pereira, Edinete do Nascimento
author_facet Pereira, Edinete do Nascimento
Hotêncio, Gabriela de Oliveira
Nascimento, Karla Patrícia Dantas do
Silva, Eliane Ferreira da
author_role author
author2 Hotêncio, Gabriela de Oliveira
Nascimento, Karla Patrícia Dantas do
Silva, Eliane Ferreira da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Edinete do Nascimento
Hotêncio, Gabriela de Oliveira
Nascimento, Karla Patrícia Dantas do
Silva, Eliane Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Competitiva. Tecnologias da Informação. Unidades de Informação. Bases da Inteligência Competitiva.
topic Inteligência Competitiva. Tecnologias da Informação. Unidades de Informação. Bases da Inteligência Competitiva.
description Aborda o conceito de Inteligência Competitiva (I. C.) como fator primordial para se ter um bom posicionamento diante do mercado. Aponta a prospecção, o monitoramento informacional e as gestões da informação e do conhecimento como as bases da I. C., sendo essas de fundamental importância para o sucesso da implementação de I. C. em qualquer organização. Para tanto demonstra que além das bases de I. C. é preciso o uso das Tecnologias da Informação visto que elas auxiliam na otimização das tarefas cotidianas. Aponta as Unidades de Informação e o gestor/profissional da informação como fator imprescindível para direcionar as ferramentas no momento certo para a ocasião correta, com objetivo de antecipar as tendências de mercado e lançar produtos ou serviços à frente da concorrência. Nesse sentido o profissional da informação atua na I. C. como gestor tanto da informação quanto do conhecimento, como manipulador do conteúdo informacional no qual se baseia uma organização. A metodologia fora baseada em pesquisas bibliográficas feitas de maneira tradicional, em livros, e eletronicamente em sites e periódicos pertinentes ao assunto abordado. Por fim, considera que o bom aproveitamento dos dados, informações e conhecimentos que circulam na organização, potencializa à concorrer com as outras organizações, podendo antecipar as tendências de mercado e lançar produtos ou serviços à frente da concorrência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17436
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17436/14218
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
dc.source.none.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
2237-6658
reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
collection Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv moci@eci.ufmg.br
_version_ 1796797463813685248