Biblioteca comunitária SEMEAR: a biblioteca como espaço cultural e fomentador de práticas sustentáveis ao meio ambiente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belém, Cíntia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gonçalves, Gabriela, Oliveira, Caio de, Marques, Jéssyca, Aguirre, Eddy, Ziolli, Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16932
Resumo: A Biblioteca Comunitária Semear é um espaço de convívio comunitário cujo eixo norteador é o acesso gratuito ao livro e ao conhecimento. É um projeto de inovação social, sem fins lucrativos e tem como missão o estímulo à leitura com foco no compartilhar e no consumo consciente. Situada no bairro Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, na Ilha Primeira, no Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá, onde permite atender a Ilha da Gigóia, Ilha das Garças e localidades próximas como a Comunidade Vila União, Tijuquinha, Muzema, Floresta da Barra da Tijuca, Furnas, Fazenda, Sítio Pai João, Vila Santa Terezinha, além do bairro vizinho Rio das Pedras. O acesso à ilha é feito exclusivamente por via aquática, através de chalana, sendo essa a fonte de renda dos barqueiros da região. Além de incentivo à leitura, o projeto visa o estímulo às práticas responsáveis ao meio ambiente, oferecendo atividades de educação e consumo consciente. A infra-estrutura é composta por material reutilizado e doação feita por moradores e apoiadores. O espaço oferece oficinas de horta orgânica através de voluntários, atividades lúdicas para crianças, saraus literários e encontro com autores. Uma vez que o projeto não possui incentivo financeiro, foi montado um brechó social para arrecadação de fundos, onde as peças comercializadas são exclusivamente provindas de doação e toda renda destinada à manutenção do projeto. Palavras-chave: Biblioteca comunitária; Inclusão social;. Inovação social; Educação ambiental.
id UFMG-20_b5000e8ca335339c5d4a27efd215fb5a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16932
network_acronym_str UFMG-20
network_name_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Biblioteca comunitária SEMEAR: a biblioteca como espaço cultural e fomentador de práticas sustentáveis ao meio ambiente.A Biblioteca Comunitária Semear é um espaço de convívio comunitário cujo eixo norteador é o acesso gratuito ao livro e ao conhecimento. É um projeto de inovação social, sem fins lucrativos e tem como missão o estímulo à leitura com foco no compartilhar e no consumo consciente. Situada no bairro Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, na Ilha Primeira, no Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá, onde permite atender a Ilha da Gigóia, Ilha das Garças e localidades próximas como a Comunidade Vila União, Tijuquinha, Muzema, Floresta da Barra da Tijuca, Furnas, Fazenda, Sítio Pai João, Vila Santa Terezinha, além do bairro vizinho Rio das Pedras. O acesso à ilha é feito exclusivamente por via aquática, através de chalana, sendo essa a fonte de renda dos barqueiros da região. Além de incentivo à leitura, o projeto visa o estímulo às práticas responsáveis ao meio ambiente, oferecendo atividades de educação e consumo consciente. A infra-estrutura é composta por material reutilizado e doação feita por moradores e apoiadores. O espaço oferece oficinas de horta orgânica através de voluntários, atividades lúdicas para crianças, saraus literários e encontro com autores. Uma vez que o projeto não possui incentivo financeiro, foi montado um brechó social para arrecadação de fundos, onde as peças comercializadas são exclusivamente provindas de doação e toda renda destinada à manutenção do projeto. Palavras-chave: Biblioteca comunitária; Inclusão social;. Inovação social; Educação ambiental.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2012-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16932Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 1 No. 2 (2011): Publicações Contínuas 2011Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 1 Núm. 2 (2011): Publicações Contínuas 2011Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 1 No 2 (2011): Publicações Contínuas 2011Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 1 n. 2 (2011): Publicações Contínuas 20112237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16932/13693Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessBelém, CíntiaGonçalves, GabrielaOliveira, Caio deMarques, JéssycaAguirre, EddyZiolli, Roberta2023-04-10T16:03:46Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16932Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-10T16:03:46Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Biblioteca comunitária SEMEAR: a biblioteca como espaço cultural e fomentador de práticas sustentáveis ao meio ambiente.
title Biblioteca comunitária SEMEAR: a biblioteca como espaço cultural e fomentador de práticas sustentáveis ao meio ambiente.
spellingShingle Biblioteca comunitária SEMEAR: a biblioteca como espaço cultural e fomentador de práticas sustentáveis ao meio ambiente.
Belém, Cíntia
title_short Biblioteca comunitária SEMEAR: a biblioteca como espaço cultural e fomentador de práticas sustentáveis ao meio ambiente.
title_full Biblioteca comunitária SEMEAR: a biblioteca como espaço cultural e fomentador de práticas sustentáveis ao meio ambiente.
title_fullStr Biblioteca comunitária SEMEAR: a biblioteca como espaço cultural e fomentador de práticas sustentáveis ao meio ambiente.
title_full_unstemmed Biblioteca comunitária SEMEAR: a biblioteca como espaço cultural e fomentador de práticas sustentáveis ao meio ambiente.
title_sort Biblioteca comunitária SEMEAR: a biblioteca como espaço cultural e fomentador de práticas sustentáveis ao meio ambiente.
author Belém, Cíntia
author_facet Belém, Cíntia
Gonçalves, Gabriela
Oliveira, Caio de
Marques, Jéssyca
Aguirre, Eddy
Ziolli, Roberta
author_role author
author2 Gonçalves, Gabriela
Oliveira, Caio de
Marques, Jéssyca
Aguirre, Eddy
Ziolli, Roberta
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belém, Cíntia
Gonçalves, Gabriela
Oliveira, Caio de
Marques, Jéssyca
Aguirre, Eddy
Ziolli, Roberta
description A Biblioteca Comunitária Semear é um espaço de convívio comunitário cujo eixo norteador é o acesso gratuito ao livro e ao conhecimento. É um projeto de inovação social, sem fins lucrativos e tem como missão o estímulo à leitura com foco no compartilhar e no consumo consciente. Situada no bairro Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, na Ilha Primeira, no Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá, onde permite atender a Ilha da Gigóia, Ilha das Garças e localidades próximas como a Comunidade Vila União, Tijuquinha, Muzema, Floresta da Barra da Tijuca, Furnas, Fazenda, Sítio Pai João, Vila Santa Terezinha, além do bairro vizinho Rio das Pedras. O acesso à ilha é feito exclusivamente por via aquática, através de chalana, sendo essa a fonte de renda dos barqueiros da região. Além de incentivo à leitura, o projeto visa o estímulo às práticas responsáveis ao meio ambiente, oferecendo atividades de educação e consumo consciente. A infra-estrutura é composta por material reutilizado e doação feita por moradores e apoiadores. O espaço oferece oficinas de horta orgânica através de voluntários, atividades lúdicas para crianças, saraus literários e encontro com autores. Uma vez que o projeto não possui incentivo financeiro, foi montado um brechó social para arrecadação de fundos, onde as peças comercializadas são exclusivamente provindas de doação e toda renda destinada à manutenção do projeto. Palavras-chave: Biblioteca comunitária; Inclusão social;. Inovação social; Educação ambiental.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16932
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16932/13693
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
dc.source.none.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 1 No. 2 (2011): Publicações Contínuas 2011
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 1 Núm. 2 (2011): Publicações Contínuas 2011
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 1 No 2 (2011): Publicações Contínuas 2011
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 1 n. 2 (2011): Publicações Contínuas 2011
2237-6658
reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
collection Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv moci@eci.ufmg.br
_version_ 1796797463062904832