CONHECIMENTO E USO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LAI NO CONTEXTO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Souza, Amanda Jércika Carla
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Loyola Tavares, Igor, Nogueira Felix, Izabel, da Silva, Maria Luciléia, Mussolini Silvestre, Rafael, Batista di Franco Michell, Silvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17026
Resumo: Esse estudo de usuários, realizado em duas etapas, visa compreender o conhecimento do uso da Lei de Acesso à Informação - LAI entre os professores e alunos de graduação da Escola de Ciência da Informação (ECI-UFMG). A Lei de nº 12.527/2011 regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas e vigora desde maio de 2012, permitindo que qualquer cidadão receba informações públicas de órgãos e entidades, sem distinção ou necessidade de apresentar suas motivações. Para isso, fez-se uma pesquisa quali-quantitativa, realizando, em um primeiro momento, questionários com os alunos e professores de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. Em um segundo momento, foram realizadas entrevistas com componentes desse mesmo contexto, conhecedores prévios do portal da transparência e da Lei de Acesso à Informação. Constatou-se, ao fim, que as pessoas que disseram ter um conhecimento da lei necessitaram das informações para suprir uma demanda ligada a ambientes profissionais, acadêmicos e pessoais. Verificou-se que os respondentes tiveram conhecimento sobre a lei nas faculdades, assistindo seminários, debates, aulas, através de amigos, pela internet, Diário Oficial da União. Também, que a própria informação sobre a lei parece estar dispersa.
id UFMG-20_fec31bbf527b2141fc0a125d71da91be
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/17026
network_acronym_str UFMG-20
network_name_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling CONHECIMENTO E USO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LAI NO CONTEXTO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃOEsse estudo de usuários, realizado em duas etapas, visa compreender o conhecimento do uso da Lei de Acesso à Informação - LAI entre os professores e alunos de graduação da Escola de Ciência da Informação (ECI-UFMG). A Lei de nº 12.527/2011 regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas e vigora desde maio de 2012, permitindo que qualquer cidadão receba informações públicas de órgãos e entidades, sem distinção ou necessidade de apresentar suas motivações. Para isso, fez-se uma pesquisa quali-quantitativa, realizando, em um primeiro momento, questionários com os alunos e professores de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. Em um segundo momento, foram realizadas entrevistas com componentes desse mesmo contexto, conhecedores prévios do portal da transparência e da Lei de Acesso à Informação. Constatou-se, ao fim, que as pessoas que disseram ter um conhecimento da lei necessitaram das informações para suprir uma demanda ligada a ambientes profissionais, acadêmicos e pessoais. Verificou-se que os respondentes tiveram conhecimento sobre a lei nas faculdades, assistindo seminários, debates, aulas, através de amigos, pela internet, Diário Oficial da União. Também, que a própria informação sobre a lei parece estar dispersa.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2018-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17026Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 7 No. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 Núm. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 No 2 (2017): Publicações Contínuas 2017Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 7 n. 2 (2017): Publicações Contínuas 20172237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17026/13795Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Souza, Amanda Jércika CarlaLoyola Tavares, IgorNogueira Felix, Izabelda Silva, Maria LuciléiaMussolini Silvestre, RafaelBatista di Franco Michell, Silvia2023-04-07T03:44:04Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17026Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-07T03:44:04Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv CONHECIMENTO E USO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LAI NO CONTEXTO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
title CONHECIMENTO E USO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LAI NO CONTEXTO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
spellingShingle CONHECIMENTO E USO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LAI NO CONTEXTO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
de Oliveira Souza, Amanda Jércika Carla
title_short CONHECIMENTO E USO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LAI NO CONTEXTO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
title_full CONHECIMENTO E USO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LAI NO CONTEXTO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
title_fullStr CONHECIMENTO E USO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LAI NO CONTEXTO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
title_full_unstemmed CONHECIMENTO E USO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LAI NO CONTEXTO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
title_sort CONHECIMENTO E USO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LAI NO CONTEXTO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
author de Oliveira Souza, Amanda Jércika Carla
author_facet de Oliveira Souza, Amanda Jércika Carla
Loyola Tavares, Igor
Nogueira Felix, Izabel
da Silva, Maria Luciléia
Mussolini Silvestre, Rafael
Batista di Franco Michell, Silvia
author_role author
author2 Loyola Tavares, Igor
Nogueira Felix, Izabel
da Silva, Maria Luciléia
Mussolini Silvestre, Rafael
Batista di Franco Michell, Silvia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Souza, Amanda Jércika Carla
Loyola Tavares, Igor
Nogueira Felix, Izabel
da Silva, Maria Luciléia
Mussolini Silvestre, Rafael
Batista di Franco Michell, Silvia
description Esse estudo de usuários, realizado em duas etapas, visa compreender o conhecimento do uso da Lei de Acesso à Informação - LAI entre os professores e alunos de graduação da Escola de Ciência da Informação (ECI-UFMG). A Lei de nº 12.527/2011 regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas e vigora desde maio de 2012, permitindo que qualquer cidadão receba informações públicas de órgãos e entidades, sem distinção ou necessidade de apresentar suas motivações. Para isso, fez-se uma pesquisa quali-quantitativa, realizando, em um primeiro momento, questionários com os alunos e professores de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. Em um segundo momento, foram realizadas entrevistas com componentes desse mesmo contexto, conhecedores prévios do portal da transparência e da Lei de Acesso à Informação. Constatou-se, ao fim, que as pessoas que disseram ter um conhecimento da lei necessitaram das informações para suprir uma demanda ligada a ambientes profissionais, acadêmicos e pessoais. Verificou-se que os respondentes tiveram conhecimento sobre a lei nas faculdades, assistindo seminários, debates, aulas, através de amigos, pela internet, Diário Oficial da União. Também, que a própria informação sobre a lei parece estar dispersa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17026
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17026/13795
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
dc.source.none.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 7 No. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 Núm. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 No 2 (2017): Publicações Contínuas 2017
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 7 n. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017
2237-6658
reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
collection Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv moci@eci.ufmg.br
_version_ 1796797463428857856