CONHECIMENTO E USO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LAI NO CONTEXTO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17026 |
Resumo: | Esse estudo de usuários, realizado em duas etapas, visa compreender o conhecimento do uso da Lei de Acesso à Informação - LAI entre os professores e alunos de graduação da Escola de Ciência da Informação (ECI-UFMG). A Lei de nº 12.527/2011 regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas e vigora desde maio de 2012, permitindo que qualquer cidadão receba informações públicas de órgãos e entidades, sem distinção ou necessidade de apresentar suas motivações. Para isso, fez-se uma pesquisa quali-quantitativa, realizando, em um primeiro momento, questionários com os alunos e professores de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. Em um segundo momento, foram realizadas entrevistas com componentes desse mesmo contexto, conhecedores prévios do portal da transparência e da Lei de Acesso à Informação. Constatou-se, ao fim, que as pessoas que disseram ter um conhecimento da lei necessitaram das informações para suprir uma demanda ligada a ambientes profissionais, acadêmicos e pessoais. Verificou-se que os respondentes tiveram conhecimento sobre a lei nas faculdades, assistindo seminários, debates, aulas, através de amigos, pela internet, Diário Oficial da União. Também, que a própria informação sobre a lei parece estar dispersa. |
id |
UFMG-20_fec31bbf527b2141fc0a125d71da91be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/17026 |
network_acronym_str |
UFMG-20 |
network_name_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
CONHECIMENTO E USO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LAI NO CONTEXTO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃOEsse estudo de usuários, realizado em duas etapas, visa compreender o conhecimento do uso da Lei de Acesso à Informação - LAI entre os professores e alunos de graduação da Escola de Ciência da Informação (ECI-UFMG). A Lei de nº 12.527/2011 regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas e vigora desde maio de 2012, permitindo que qualquer cidadão receba informações públicas de órgãos e entidades, sem distinção ou necessidade de apresentar suas motivações. Para isso, fez-se uma pesquisa quali-quantitativa, realizando, em um primeiro momento, questionários com os alunos e professores de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. Em um segundo momento, foram realizadas entrevistas com componentes desse mesmo contexto, conhecedores prévios do portal da transparência e da Lei de Acesso à Informação. Constatou-se, ao fim, que as pessoas que disseram ter um conhecimento da lei necessitaram das informações para suprir uma demanda ligada a ambientes profissionais, acadêmicos e pessoais. Verificou-se que os respondentes tiveram conhecimento sobre a lei nas faculdades, assistindo seminários, debates, aulas, através de amigos, pela internet, Diário Oficial da União. Também, que a própria informação sobre a lei parece estar dispersa.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2018-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17026Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 7 No. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 Núm. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 No 2 (2017): Publicações Contínuas 2017Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 7 n. 2 (2017): Publicações Contínuas 20172237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17026/13795Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Souza, Amanda Jércika CarlaLoyola Tavares, IgorNogueira Felix, Izabelda Silva, Maria LuciléiaMussolini Silvestre, RafaelBatista di Franco Michell, Silvia2023-04-07T03:44:04Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17026Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-07T03:44:04Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONHECIMENTO E USO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LAI NO CONTEXTO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
title |
CONHECIMENTO E USO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LAI NO CONTEXTO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
spellingShingle |
CONHECIMENTO E USO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LAI NO CONTEXTO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO de Oliveira Souza, Amanda Jércika Carla |
title_short |
CONHECIMENTO E USO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LAI NO CONTEXTO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
title_full |
CONHECIMENTO E USO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LAI NO CONTEXTO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
title_fullStr |
CONHECIMENTO E USO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LAI NO CONTEXTO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
title_full_unstemmed |
CONHECIMENTO E USO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LAI NO CONTEXTO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
title_sort |
CONHECIMENTO E USO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LAI NO CONTEXTO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
author |
de Oliveira Souza, Amanda Jércika Carla |
author_facet |
de Oliveira Souza, Amanda Jércika Carla Loyola Tavares, Igor Nogueira Felix, Izabel da Silva, Maria Luciléia Mussolini Silvestre, Rafael Batista di Franco Michell, Silvia |
author_role |
author |
author2 |
Loyola Tavares, Igor Nogueira Felix, Izabel da Silva, Maria Luciléia Mussolini Silvestre, Rafael Batista di Franco Michell, Silvia |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira Souza, Amanda Jércika Carla Loyola Tavares, Igor Nogueira Felix, Izabel da Silva, Maria Luciléia Mussolini Silvestre, Rafael Batista di Franco Michell, Silvia |
description |
Esse estudo de usuários, realizado em duas etapas, visa compreender o conhecimento do uso da Lei de Acesso à Informação - LAI entre os professores e alunos de graduação da Escola de Ciência da Informação (ECI-UFMG). A Lei de nº 12.527/2011 regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas e vigora desde maio de 2012, permitindo que qualquer cidadão receba informações públicas de órgãos e entidades, sem distinção ou necessidade de apresentar suas motivações. Para isso, fez-se uma pesquisa quali-quantitativa, realizando, em um primeiro momento, questionários com os alunos e professores de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. Em um segundo momento, foram realizadas entrevistas com componentes desse mesmo contexto, conhecedores prévios do portal da transparência e da Lei de Acesso à Informação. Constatou-se, ao fim, que as pessoas que disseram ter um conhecimento da lei necessitaram das informações para suprir uma demanda ligada a ambientes profissionais, acadêmicos e pessoais. Verificou-se que os respondentes tiveram conhecimento sobre a lei nas faculdades, assistindo seminários, debates, aulas, através de amigos, pela internet, Diário Oficial da União. Também, que a própria informação sobre a lei parece estar dispersa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17026 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17026/13795 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 7 No. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 Núm. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 No 2 (2017): Publicações Contínuas 2017 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 7 n. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017 2237-6658 reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
collection |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
moci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1796797463428857856 |