Luta por Reconhecimento e Teoria Mimética: Esboço de conciliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Rodrigo Bastos de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Zaidan Filho, Michel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Políticos (Online)
Texto Completo: https://pos.direito.ufmg.br/rbep/index.php/rbep/article/view/653
Resumo: PLANO DE FUNDO: As diferentes vertentes da chamada teoria da luta por reconhecimento,que têm alcançado grande repercussão acadêmica em tempos recentes, buscam superar certas limitações das teorias clássicas dos direitos individuais a partir da ideia de aspiração pessoal ao reconhecimento. Dessa forma, buscam oferecer uma base teórica sólida para a promoção dos direitos de indivíduos marginalizados, nas sociedades complexas, a partir do paradigma identitário. O artigo trata da teoria da luta por reconhecimento de Axel Honneth, buscando concilia-la com aspectos da teoria mimética de René Girard. OBJETIVO: Identificar os fundamentos filosóficos da teoria da luta por reconhecimento deHonneth, desenvolvidos a partir de elementos das obras de Jürgen Habermas e do jovemHegel, analisando-os no prisma da teoria mimética formulada por Girard. MÉTODO: O artigo é dividido em quatro tópicos, tendo como objetos de análise: osfundamentos da teoria de reconhecimento de Honneth; as propostas alternativas de NancyFraser e Charles Taylor; o tema da mimese na filosofia clássica e na Teoria Crítica frankfurtiana (tradição na qual se insere a obra de Honneth); os temas centrais da teoriamimética de Girard e seus possíveis aportes para a teoria do reconhecimento, a partir dasbases teóricas comuns com o pensamento frankfurtiano (Hegel e Freud). O método utilizado é o dedutivo, com base em pesquisa bibliográfica primária e secundária. CONCLUSÕES: Ao final, demonstra-se como a hipótese mimética pode ser aplicada àsteorias da luta por reconhecimento e, desse modo, contribuir para a construção das baseséticas necessárias à reconciliação social.
id UFMG-21_83961700aa892e0eae03fd6c9d45747f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/653
network_acronym_str UFMG-21
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Políticos (Online)
repository_id_str
spelling Luta por Reconhecimento e Teoria Mimética: Esboço de conciliaçãoPLANO DE FUNDO: As diferentes vertentes da chamada teoria da luta por reconhecimento,que têm alcançado grande repercussão acadêmica em tempos recentes, buscam superar certas limitações das teorias clássicas dos direitos individuais a partir da ideia de aspiração pessoal ao reconhecimento. Dessa forma, buscam oferecer uma base teórica sólida para a promoção dos direitos de indivíduos marginalizados, nas sociedades complexas, a partir do paradigma identitário. O artigo trata da teoria da luta por reconhecimento de Axel Honneth, buscando concilia-la com aspectos da teoria mimética de René Girard. OBJETIVO: Identificar os fundamentos filosóficos da teoria da luta por reconhecimento deHonneth, desenvolvidos a partir de elementos das obras de Jürgen Habermas e do jovemHegel, analisando-os no prisma da teoria mimética formulada por Girard. MÉTODO: O artigo é dividido em quatro tópicos, tendo como objetos de análise: osfundamentos da teoria de reconhecimento de Honneth; as propostas alternativas de NancyFraser e Charles Taylor; o tema da mimese na filosofia clássica e na Teoria Crítica frankfurtiana (tradição na qual se insere a obra de Honneth); os temas centrais da teoriamimética de Girard e seus possíveis aportes para a teoria do reconhecimento, a partir dasbases teóricas comuns com o pensamento frankfurtiano (Hegel e Freud). O método utilizado é o dedutivo, com base em pesquisa bibliográfica primária e secundária. CONCLUSÕES: Ao final, demonstra-se como a hipótese mimética pode ser aplicada àsteorias da luta por reconhecimento e, desse modo, contribuir para a construção das baseséticas necessárias à reconciliação social.RBEP2020-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://pos.direito.ufmg.br/rbep/index.php/rbep/article/view/65310.9732.2020.v121.653Brazilian Journal of Political Studies; Vol. 121 (2020): RBEP 121; 477-516Revista Brasileña de Estudios Políticos; Vol. 121 (2020): RBEP 121; 477-516Revista Brasileira de Estudos Políticos; v. 121 (2020): RBEP 121; 477-5162359-57360034-7191reponame:Revista Brasileira de Estudos Políticos (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://pos.direito.ufmg.br/rbep/index.php/rbep/article/view/653/579Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos Políticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Rodrigo Bastos deZaidan Filho, Michel2020-12-09T17:05:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/653Revistahttps://pos.direito.ufmg.br/rbep/index.php/rbep/indexONGhttps://pos.direito.ufmg.br/rbep/index.php/rbep/oairbep.ufmg@gmail.com || ati@direito.ufmg.br2359-57360034-7191opendoar:2020-12-09T17:05:39Revista Brasileira de Estudos Políticos (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Luta por Reconhecimento e Teoria Mimética: Esboço de conciliação
title Luta por Reconhecimento e Teoria Mimética: Esboço de conciliação
spellingShingle Luta por Reconhecimento e Teoria Mimética: Esboço de conciliação
Freitas, Rodrigo Bastos de
title_short Luta por Reconhecimento e Teoria Mimética: Esboço de conciliação
title_full Luta por Reconhecimento e Teoria Mimética: Esboço de conciliação
title_fullStr Luta por Reconhecimento e Teoria Mimética: Esboço de conciliação
title_full_unstemmed Luta por Reconhecimento e Teoria Mimética: Esboço de conciliação
title_sort Luta por Reconhecimento e Teoria Mimética: Esboço de conciliação
author Freitas, Rodrigo Bastos de
author_facet Freitas, Rodrigo Bastos de
Zaidan Filho, Michel
author_role author
author2 Zaidan Filho, Michel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Rodrigo Bastos de
Zaidan Filho, Michel
description PLANO DE FUNDO: As diferentes vertentes da chamada teoria da luta por reconhecimento,que têm alcançado grande repercussão acadêmica em tempos recentes, buscam superar certas limitações das teorias clássicas dos direitos individuais a partir da ideia de aspiração pessoal ao reconhecimento. Dessa forma, buscam oferecer uma base teórica sólida para a promoção dos direitos de indivíduos marginalizados, nas sociedades complexas, a partir do paradigma identitário. O artigo trata da teoria da luta por reconhecimento de Axel Honneth, buscando concilia-la com aspectos da teoria mimética de René Girard. OBJETIVO: Identificar os fundamentos filosóficos da teoria da luta por reconhecimento deHonneth, desenvolvidos a partir de elementos das obras de Jürgen Habermas e do jovemHegel, analisando-os no prisma da teoria mimética formulada por Girard. MÉTODO: O artigo é dividido em quatro tópicos, tendo como objetos de análise: osfundamentos da teoria de reconhecimento de Honneth; as propostas alternativas de NancyFraser e Charles Taylor; o tema da mimese na filosofia clássica e na Teoria Crítica frankfurtiana (tradição na qual se insere a obra de Honneth); os temas centrais da teoriamimética de Girard e seus possíveis aportes para a teoria do reconhecimento, a partir dasbases teóricas comuns com o pensamento frankfurtiano (Hegel e Freud). O método utilizado é o dedutivo, com base em pesquisa bibliográfica primária e secundária. CONCLUSÕES: Ao final, demonstra-se como a hipótese mimética pode ser aplicada àsteorias da luta por reconhecimento e, desse modo, contribuir para a construção das baseséticas necessárias à reconciliação social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://pos.direito.ufmg.br/rbep/index.php/rbep/article/view/653
10.9732.2020.v121.653
url https://pos.direito.ufmg.br/rbep/index.php/rbep/article/view/653
identifier_str_mv 10.9732.2020.v121.653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://pos.direito.ufmg.br/rbep/index.php/rbep/article/view/653/579
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos Políticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos Políticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RBEP
publisher.none.fl_str_mv RBEP
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Political Studies; Vol. 121 (2020): RBEP 121; 477-516
Revista Brasileña de Estudios Políticos; Vol. 121 (2020): RBEP 121; 477-516
Revista Brasileira de Estudos Políticos; v. 121 (2020): RBEP 121; 477-516
2359-5736
0034-7191
reponame:Revista Brasileira de Estudos Políticos (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Políticos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Políticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Políticos (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rbep.ufmg@gmail.com || ati@direito.ufmg.br
_version_ 1798042218796154880