PODER CONSTITUINTE E ORDEM JURÍDICO-ECONÔMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Washington Peluso Albino de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online)
Texto Completo: https://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/982
Resumo: O Autor procura determinar a relação que considera fundamental entre as condições impostas pela legislação eleitoral na composição do corpo de legisladores constituintes e o que representam ideologicamente como autênticos representantes da vontade popular. A partir desta premissa estuda o modo pelo qual a definição da ordem jurídico-econômica no texto constitucional estará ou não em consonância com os autênticos anseios e necessidades do povo. Tece considerações sobre a instrumentalidade habitualmente aplicada no sentido de tornar os dispositivos constitucionais realmente eficazes em lugar de serem meros repositórios de intenções previamente destinadas a não serem concretizadas. Aprofunda-se nos conceitos de Constituição Econômica, Constituição Natural e Constituição Legislada para mostrar a aneira pela qual o legislador constituinte moderno vem incorporando aos textos constitucionais os elementos econômicos inspiradores da política econômica a ser posta em prática nos respectivos países. Assim, desde o comprometimento da escolha dos legisladores constituintes com interesses econômicos até à técnica de legislar de modo a atender aos anseios reais das populações o autor procura abordar temas que se referem a relação do poder econômico na configuração da ordem jurídicoeconômica consagrada no texto constitucional.
id UFMG-22_12425fca99aea55ded122fb0aac1fe97
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/982
network_acronym_str UFMG-22
network_name_str Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online)
repository_id_str
spelling PODER CONSTITUINTE E ORDEM JURÍDICO-ECONÔMICAO Autor procura determinar a relação que considera fundamental entre as condições impostas pela legislação eleitoral na composição do corpo de legisladores constituintes e o que representam ideologicamente como autênticos representantes da vontade popular. A partir desta premissa estuda o modo pelo qual a definição da ordem jurídico-econômica no texto constitucional estará ou não em consonância com os autênticos anseios e necessidades do povo. Tece considerações sobre a instrumentalidade habitualmente aplicada no sentido de tornar os dispositivos constitucionais realmente eficazes em lugar de serem meros repositórios de intenções previamente destinadas a não serem concretizadas. Aprofunda-se nos conceitos de Constituição Econômica, Constituição Natural e Constituição Legislada para mostrar a aneira pela qual o legislador constituinte moderno vem incorporando aos textos constitucionais os elementos econômicos inspiradores da política econômica a ser posta em prática nos respectivos países. Assim, desde o comprometimento da escolha dos legisladores constituintes com interesses econômicos até à técnica de legislar de modo a atender aos anseios reais das populações o autor procura abordar temas que se referem a relação do poder econômico na configuração da ordem jurídicoeconômica consagrada no texto constitucional.UFMG2014-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/982REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFMG; n. 28-29 (1986); 51-731984-18410304-2340reponame:Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/982/916Souza, Washington Peluso Albino deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-02T16:17:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/982Revistahttps://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revistaPUBhttps://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/oairevista@direito.ufmg.br1984-18410304-2340opendoar:2024-09-02T16:17:39Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv PODER CONSTITUINTE E ORDEM JURÍDICO-ECONÔMICA
title PODER CONSTITUINTE E ORDEM JURÍDICO-ECONÔMICA
spellingShingle PODER CONSTITUINTE E ORDEM JURÍDICO-ECONÔMICA
Souza, Washington Peluso Albino de
title_short PODER CONSTITUINTE E ORDEM JURÍDICO-ECONÔMICA
title_full PODER CONSTITUINTE E ORDEM JURÍDICO-ECONÔMICA
title_fullStr PODER CONSTITUINTE E ORDEM JURÍDICO-ECONÔMICA
title_full_unstemmed PODER CONSTITUINTE E ORDEM JURÍDICO-ECONÔMICA
title_sort PODER CONSTITUINTE E ORDEM JURÍDICO-ECONÔMICA
author Souza, Washington Peluso Albino de
author_facet Souza, Washington Peluso Albino de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Washington Peluso Albino de
description O Autor procura determinar a relação que considera fundamental entre as condições impostas pela legislação eleitoral na composição do corpo de legisladores constituintes e o que representam ideologicamente como autênticos representantes da vontade popular. A partir desta premissa estuda o modo pelo qual a definição da ordem jurídico-econômica no texto constitucional estará ou não em consonância com os autênticos anseios e necessidades do povo. Tece considerações sobre a instrumentalidade habitualmente aplicada no sentido de tornar os dispositivos constitucionais realmente eficazes em lugar de serem meros repositórios de intenções previamente destinadas a não serem concretizadas. Aprofunda-se nos conceitos de Constituição Econômica, Constituição Natural e Constituição Legislada para mostrar a aneira pela qual o legislador constituinte moderno vem incorporando aos textos constitucionais os elementos econômicos inspiradores da política econômica a ser posta em prática nos respectivos países. Assim, desde o comprometimento da escolha dos legisladores constituintes com interesses econômicos até à técnica de legislar de modo a atender aos anseios reais das populações o autor procura abordar temas que se referem a relação do poder econômico na configuração da ordem jurídicoeconômica consagrada no texto constitucional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/982
url https://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/982/916
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv UFMG
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFMG; n. 28-29 (1986); 51-73
1984-1841
0304-2340
reponame:Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online)
collection Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revista@direito.ufmg.br
_version_ 1809102025351233536