DIREITO, NORMA DE CONVIVÊNCIA, FRUTO DA HISTÓRIA DO SER HUMANO NO PLANETA, É VIVIDO POR TODOS NÓS, NA TRAMA DAS RELAÇÕES SOCIAIS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Artur José Almeida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online)
Texto Completo: https://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/1228
Resumo: As fontes do Direito estão mergulhadas na história das religiões. O sagrado é o passo inicial para a configuração do jurídico. O Direito Natural deve ser compreendido como uma lei natural subordinada à ordem cósmica, que implica em direito escrito. Todos os Códigos, todos os sistemas jurídicos ao longo da história significam uma mera aproximação de uma perfeição que se encontra na transcendência. Essa transcendência esta à base de toda busca religiosa. Os romanos, ao definirem o Direito como o "dar a cada um o que é devido" (suum cuique tribueré) retomam a tradição da "philosophia perennes".
id UFMG-22_a6bb7388b0b3e749b0978b97da9f9385
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1228
network_acronym_str UFMG-22
network_name_str Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online)
repository_id_str
spelling DIREITO, NORMA DE CONVIVÊNCIA, FRUTO DA HISTÓRIA DO SER HUMANO NO PLANETA, É VIVIDO POR TODOS NÓS, NA TRAMA DAS RELAÇÕES SOCIAIS.As fontes do Direito estão mergulhadas na história das religiões. O sagrado é o passo inicial para a configuração do jurídico. O Direito Natural deve ser compreendido como uma lei natural subordinada à ordem cósmica, que implica em direito escrito. Todos os Códigos, todos os sistemas jurídicos ao longo da história significam uma mera aproximação de uma perfeição que se encontra na transcendência. Essa transcendência esta à base de toda busca religiosa. Os romanos, ao definirem o Direito como o "dar a cada um o que é devido" (suum cuique tribueré) retomam a tradição da "philosophia perennes".UFMG2014-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/1228REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFMG; n. 41 (2002); 55-831984-18410304-2340reponame:Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/1228/1161Diniz, Artur José Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-02T16:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1228Revistahttps://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revistaPUBhttps://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/oairevista@direito.ufmg.br1984-18410304-2340opendoar:2024-09-02T16:17:46Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv DIREITO, NORMA DE CONVIVÊNCIA, FRUTO DA HISTÓRIA DO SER HUMANO NO PLANETA, É VIVIDO POR TODOS NÓS, NA TRAMA DAS RELAÇÕES SOCIAIS.
title DIREITO, NORMA DE CONVIVÊNCIA, FRUTO DA HISTÓRIA DO SER HUMANO NO PLANETA, É VIVIDO POR TODOS NÓS, NA TRAMA DAS RELAÇÕES SOCIAIS.
spellingShingle DIREITO, NORMA DE CONVIVÊNCIA, FRUTO DA HISTÓRIA DO SER HUMANO NO PLANETA, É VIVIDO POR TODOS NÓS, NA TRAMA DAS RELAÇÕES SOCIAIS.
Diniz, Artur José Almeida
title_short DIREITO, NORMA DE CONVIVÊNCIA, FRUTO DA HISTÓRIA DO SER HUMANO NO PLANETA, É VIVIDO POR TODOS NÓS, NA TRAMA DAS RELAÇÕES SOCIAIS.
title_full DIREITO, NORMA DE CONVIVÊNCIA, FRUTO DA HISTÓRIA DO SER HUMANO NO PLANETA, É VIVIDO POR TODOS NÓS, NA TRAMA DAS RELAÇÕES SOCIAIS.
title_fullStr DIREITO, NORMA DE CONVIVÊNCIA, FRUTO DA HISTÓRIA DO SER HUMANO NO PLANETA, É VIVIDO POR TODOS NÓS, NA TRAMA DAS RELAÇÕES SOCIAIS.
title_full_unstemmed DIREITO, NORMA DE CONVIVÊNCIA, FRUTO DA HISTÓRIA DO SER HUMANO NO PLANETA, É VIVIDO POR TODOS NÓS, NA TRAMA DAS RELAÇÕES SOCIAIS.
title_sort DIREITO, NORMA DE CONVIVÊNCIA, FRUTO DA HISTÓRIA DO SER HUMANO NO PLANETA, É VIVIDO POR TODOS NÓS, NA TRAMA DAS RELAÇÕES SOCIAIS.
author Diniz, Artur José Almeida
author_facet Diniz, Artur José Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Artur José Almeida
description As fontes do Direito estão mergulhadas na história das religiões. O sagrado é o passo inicial para a configuração do jurídico. O Direito Natural deve ser compreendido como uma lei natural subordinada à ordem cósmica, que implica em direito escrito. Todos os Códigos, todos os sistemas jurídicos ao longo da história significam uma mera aproximação de uma perfeição que se encontra na transcendência. Essa transcendência esta à base de toda busca religiosa. Os romanos, ao definirem o Direito como o "dar a cada um o que é devido" (suum cuique tribueré) retomam a tradição da "philosophia perennes".
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/1228
url https://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/1228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/1228/1161
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv UFMG
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFMG; n. 41 (2002); 55-83
1984-1841
0304-2340
reponame:Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online)
collection Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revista@direito.ufmg.br
_version_ 1809102026102013952