BREVES REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS JURÍDICAS TEORÉTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Fabiana de Menezes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online)
Texto Completo: https://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/1395
Resumo: O presente artigo aborda a tensão recorrente no ensino jurídico de disciplinas teoréticas em face do caráter aplicado da ciência do Direito. Neste particular, faz-se necessária uma crítica ao modelo metodológico do Direito que exclua as interações com o mundo da vida. A vivência em sala de aula não se processa apartada da dimensão ética, cada vez mais redimensionada em vários tipos de discursos jurídicos, em especial no discurso da lei. Os avanços na Lingüística, na Tecnologia e Ciência da Informação apontam novas perspectivas de análise do fenômeno jurídico: de um lado, apontam modelos e de outro produzem um repensar no papel do professor, na era da informação.ABSTRACTThe present essay deals with the recurrent tension in the juridical education of theoretical disciplines faced to the practical character of the Law Science. Regarding to this, the author criticizes the methodological model of Law that excludes its interactions with the life world. The teaching inside the classrooms cannot be separated of an ethical dimension, more resized, each time, in various types of juridical discourses, especially in the law discourse. The evolution in the language and in the technology and in the information science points to new analyses perspectives of the juridical phenomenon: By one side indicates models and by the other produces a rethink of the teacher’s role in the information era.
id UFMG-22_dd8076aef8931e7bda1c26e506a09d83
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1395
network_acronym_str UFMG-22
network_name_str Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online)
repository_id_str
spelling BREVES REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS JURÍDICAS TEORÉTICASO presente artigo aborda a tensão recorrente no ensino jurídico de disciplinas teoréticas em face do caráter aplicado da ciência do Direito. Neste particular, faz-se necessária uma crítica ao modelo metodológico do Direito que exclua as interações com o mundo da vida. A vivência em sala de aula não se processa apartada da dimensão ética, cada vez mais redimensionada em vários tipos de discursos jurídicos, em especial no discurso da lei. Os avanços na Lingüística, na Tecnologia e Ciência da Informação apontam novas perspectivas de análise do fenômeno jurídico: de um lado, apontam modelos e de outro produzem um repensar no papel do professor, na era da informação.ABSTRACTThe present essay deals with the recurrent tension in the juridical education of theoretical disciplines faced to the practical character of the Law Science. Regarding to this, the author criticizes the methodological model of Law that excludes its interactions with the life world. The teaching inside the classrooms cannot be separated of an ethical dimension, more resized, each time, in various types of juridical discourses, especially in the law discourse. The evolution in the language and in the technology and in the information science points to new analyses perspectives of the juridical phenomenon: By one side indicates models and by the other produces a rethink of the teacher’s role in the information era.UFMG2014-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/1395REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFMG; n. 44 (2004); 87-1211984-18410304-2340reponame:Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/1395/1324Soares, Fabiana de Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-02T16:17:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1395Revistahttps://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revistaPUBhttps://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/oairevista@direito.ufmg.br1984-18410304-2340opendoar:2024-09-02T16:17:49Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv BREVES REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS JURÍDICAS TEORÉTICAS
title BREVES REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS JURÍDICAS TEORÉTICAS
spellingShingle BREVES REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS JURÍDICAS TEORÉTICAS
Soares, Fabiana de Menezes
title_short BREVES REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS JURÍDICAS TEORÉTICAS
title_full BREVES REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS JURÍDICAS TEORÉTICAS
title_fullStr BREVES REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS JURÍDICAS TEORÉTICAS
title_full_unstemmed BREVES REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS JURÍDICAS TEORÉTICAS
title_sort BREVES REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS JURÍDICAS TEORÉTICAS
author Soares, Fabiana de Menezes
author_facet Soares, Fabiana de Menezes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Fabiana de Menezes
description O presente artigo aborda a tensão recorrente no ensino jurídico de disciplinas teoréticas em face do caráter aplicado da ciência do Direito. Neste particular, faz-se necessária uma crítica ao modelo metodológico do Direito que exclua as interações com o mundo da vida. A vivência em sala de aula não se processa apartada da dimensão ética, cada vez mais redimensionada em vários tipos de discursos jurídicos, em especial no discurso da lei. Os avanços na Lingüística, na Tecnologia e Ciência da Informação apontam novas perspectivas de análise do fenômeno jurídico: de um lado, apontam modelos e de outro produzem um repensar no papel do professor, na era da informação.ABSTRACTThe present essay deals with the recurrent tension in the juridical education of theoretical disciplines faced to the practical character of the Law Science. Regarding to this, the author criticizes the methodological model of Law that excludes its interactions with the life world. The teaching inside the classrooms cannot be separated of an ethical dimension, more resized, each time, in various types of juridical discourses, especially in the law discourse. The evolution in the language and in the technology and in the information science points to new analyses perspectives of the juridical phenomenon: By one side indicates models and by the other produces a rethink of the teacher’s role in the information era.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/1395
url https://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/1395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/1395/1324
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv UFMG
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFMG; n. 44 (2004); 87-121
1984-1841
0304-2340
reponame:Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online)
collection Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revista@direito.ufmg.br
_version_ 1809102027220844544