PRESERVAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS DO ALFAIATE / Preservation of traditional knowledge of the tailor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Juliana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9445
Resumo: A Alfaiataria é um segmento do vestir que está para o universo masculino assim como a Alta Costura está para o universo feminino. Seu modelo de aprendizagem se perpetuou através dos séculos até os nossos dias por meio da relação mestre/aprendiz. Porém, por implicações trabalhistas e mudanças no ensino profissional, o aprendiz já não está mais presente nas oficinas de alfaiates, o que faz com que hoje nos deparemos com a última geração de alfaiates formada de maneira tradicional. A falta de aprendizes, os avanços da área têxtil e de produção do prêt-à-porter forçaram os alfaiates a procurar alternativas para manterem-se competitivos no mercado. Técnicas foram retiradas ou substituídas comprometendo significativamente o trabalho final do artesão. Técnicas como as de corte e acabamento são a essência da alfaiataria, e o que a distingue da roupa feita em escala industrial. Há, portanto, uma necessidade de preservar estas técnicas com o intuito de garantir a salvaguarda de um ofício secular e que ainda encontra espaço no mundo contemporâneo. A partir deste problema, o objetivo desta pesquisa é o de analisar os saberes tradicionais utilizados pelos alfaiates de forma a garantir a sua salvaguarda na perspectiva de contribuir com ações inovadoras de formação profissional e com o desenvolvimento local. A Ergologia está na base do referencial teórico, abordando os conceitos de atividade, saberes investidos, saberes constituídos; ergonomia: AET - Análise Ergonômica do Trabalho. A metodologia empregada foi a qualitativa, tipo exploratório-descritiva...___The Tailoring is a segment of dressing that is for the male universe as haute couture is for the female universe. Its learning model was perpetuated through the centuries to the present day through the relationship between master and apprentice. But by labor implications and changes in vocational education, apprentice is no longer present in the ateliers of tailors, that makes today encounter with the latest generation of tailors formed in the traditional way. The lack of apprentices, advances in textiles and production of ready-to-wear forced tailors to look for alternatives to remain competitive in the market. Techniques have been removed or replaced compromising significantly the final work of the craftsman. Techniques such as shaping and finishing are the essence of tailoring, and what distinguishes it from the clothes made on an industrial scale. There is therefore a need to preserve these techniques in order to ensure the protection of a secular office and still finds room in the contemporary world. From this problem, the purpose of this research is to analyze the traditional knowledge used by tailors to ensure their protection in order to contribute to innovative actions of vocational training and local development. The Ergology underpins the theoretical framework, addressing the concepts of activity, knowledge invested, knowledge constituted, ergonomics: EWA - Ergonomic Work Analysis. The methodology used was qualitative, exploratory and descriptive... 
id UFMG-23_16769aabbad1fce6082e3072810faa09
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9445
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling PRESERVAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS DO ALFAIATE / Preservation of traditional knowledge of the tailorA Alfaiataria é um segmento do vestir que está para o universo masculino assim como a Alta Costura está para o universo feminino. Seu modelo de aprendizagem se perpetuou através dos séculos até os nossos dias por meio da relação mestre/aprendiz. P370.05A Alfaiataria é um segmento do vestir que está para o universo masculino assim como a Alta Costura está para o universo feminino. Seu modelo de aprendizagem se perpetuou através dos séculos até os nossos dias por meio da relação mestre/aprendiz. Porém, por implicações trabalhistas e mudanças no ensino profissional, o aprendiz já não está mais presente nas oficinas de alfaiates, o que faz com que hoje nos deparemos com a última geração de alfaiates formada de maneira tradicional. A falta de aprendizes, os avanços da área têxtil e de produção do prêt-à-porter forçaram os alfaiates a procurar alternativas para manterem-se competitivos no mercado. Técnicas foram retiradas ou substituídas comprometendo significativamente o trabalho final do artesão. Técnicas como as de corte e acabamento são a essência da alfaiataria, e o que a distingue da roupa feita em escala industrial. Há, portanto, uma necessidade de preservar estas técnicas com o intuito de garantir a salvaguarda de um ofício secular e que ainda encontra espaço no mundo contemporâneo. A partir deste problema, o objetivo desta pesquisa é o de analisar os saberes tradicionais utilizados pelos alfaiates de forma a garantir a sua salvaguarda na perspectiva de contribuir com ações inovadoras de formação profissional e com o desenvolvimento local. A Ergologia está na base do referencial teórico, abordando os conceitos de atividade, saberes investidos, saberes constituídos; ergonomia: AET - Análise Ergonômica do Trabalho. A metodologia empregada foi a qualitativa, tipo exploratório-descritiva...___The Tailoring is a segment of dressing that is for the male universe as haute couture is for the female universe. Its learning model was perpetuated through the centuries to the present day through the relationship between master and apprentice. But by labor implications and changes in vocational education, apprentice is no longer present in the ateliers of tailors, that makes today encounter with the latest generation of tailors formed in the traditional way. The lack of apprentices, advances in textiles and production of ready-to-wear forced tailors to look for alternatives to remain competitive in the market. Techniques have been removed or replaced compromising significantly the final work of the craftsman. Techniques such as shaping and finishing are the essence of tailoring, and what distinguishes it from the clothes made on an industrial scale. There is therefore a need to preserve these techniques in order to ensure the protection of a secular office and still finds room in the contemporary world. From this problem, the purpose of this research is to analyze the traditional knowledge used by tailors to ensure their protection in order to contribute to innovative actions of vocational training and local development. The Ergology underpins the theoretical framework, addressing the concepts of activity, knowledge invested, knowledge constituted, ergonomics: EWA - Ergonomic Work Analysis. The methodology used was qualitative, exploratory and descriptive... Universidade Federal de Minas Gerais2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9445Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 2 (2015); 317-318Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 2 (2015); 317-318Trabalho & Educação; Vol. 24 No 2 (2015); 317-318Trabalho & Educação; v. 24 n. 2 (2015); 317-3182238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9445/6739Copyright (c) 2016 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Juliana2019-02-01T19:52:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9445Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:34Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv PRESERVAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS DO ALFAIATE / Preservation of traditional knowledge of the tailor
title PRESERVAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS DO ALFAIATE / Preservation of traditional knowledge of the tailor
spellingShingle PRESERVAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS DO ALFAIATE / Preservation of traditional knowledge of the tailor
Barbosa, Juliana
A Alfaiataria é um segmento do vestir que está para o universo masculino assim como a Alta Costura está para o universo feminino. Seu modelo de aprendizagem se perpetuou através dos séculos até os nossos dias por meio da relação mestre/aprendiz. P
370.05
title_short PRESERVAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS DO ALFAIATE / Preservation of traditional knowledge of the tailor
title_full PRESERVAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS DO ALFAIATE / Preservation of traditional knowledge of the tailor
title_fullStr PRESERVAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS DO ALFAIATE / Preservation of traditional knowledge of the tailor
title_full_unstemmed PRESERVAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS DO ALFAIATE / Preservation of traditional knowledge of the tailor
title_sort PRESERVAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS DO ALFAIATE / Preservation of traditional knowledge of the tailor
author Barbosa, Juliana
author_facet Barbosa, Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv A Alfaiataria é um segmento do vestir que está para o universo masculino assim como a Alta Costura está para o universo feminino. Seu modelo de aprendizagem se perpetuou através dos séculos até os nossos dias por meio da relação mestre/aprendiz. P
370.05
topic A Alfaiataria é um segmento do vestir que está para o universo masculino assim como a Alta Costura está para o universo feminino. Seu modelo de aprendizagem se perpetuou através dos séculos até os nossos dias por meio da relação mestre/aprendiz. P
370.05
description A Alfaiataria é um segmento do vestir que está para o universo masculino assim como a Alta Costura está para o universo feminino. Seu modelo de aprendizagem se perpetuou através dos séculos até os nossos dias por meio da relação mestre/aprendiz. Porém, por implicações trabalhistas e mudanças no ensino profissional, o aprendiz já não está mais presente nas oficinas de alfaiates, o que faz com que hoje nos deparemos com a última geração de alfaiates formada de maneira tradicional. A falta de aprendizes, os avanços da área têxtil e de produção do prêt-à-porter forçaram os alfaiates a procurar alternativas para manterem-se competitivos no mercado. Técnicas foram retiradas ou substituídas comprometendo significativamente o trabalho final do artesão. Técnicas como as de corte e acabamento são a essência da alfaiataria, e o que a distingue da roupa feita em escala industrial. Há, portanto, uma necessidade de preservar estas técnicas com o intuito de garantir a salvaguarda de um ofício secular e que ainda encontra espaço no mundo contemporâneo. A partir deste problema, o objetivo desta pesquisa é o de analisar os saberes tradicionais utilizados pelos alfaiates de forma a garantir a sua salvaguarda na perspectiva de contribuir com ações inovadoras de formação profissional e com o desenvolvimento local. A Ergologia está na base do referencial teórico, abordando os conceitos de atividade, saberes investidos, saberes constituídos; ergonomia: AET - Análise Ergonômica do Trabalho. A metodologia empregada foi a qualitativa, tipo exploratório-descritiva...___The Tailoring is a segment of dressing that is for the male universe as haute couture is for the female universe. Its learning model was perpetuated through the centuries to the present day through the relationship between master and apprentice. But by labor implications and changes in vocational education, apprentice is no longer present in the ateliers of tailors, that makes today encounter with the latest generation of tailors formed in the traditional way. The lack of apprentices, advances in textiles and production of ready-to-wear forced tailors to look for alternatives to remain competitive in the market. Techniques have been removed or replaced compromising significantly the final work of the craftsman. Techniques such as shaping and finishing are the essence of tailoring, and what distinguishes it from the clothes made on an industrial scale. There is therefore a need to preserve these techniques in order to ensure the protection of a secular office and still finds room in the contemporary world. From this problem, the purpose of this research is to analyze the traditional knowledge used by tailors to ensure their protection in order to contribute to innovative actions of vocational training and local development. The Ergology underpins the theoretical framework, addressing the concepts of activity, knowledge invested, knowledge constituted, ergonomics: EWA - Ergonomic Work Analysis. The methodology used was qualitative, exploratory and descriptive... 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9445
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9445/6739
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 2 (2015); 317-318
Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 2 (2015); 317-318
Trabalho & Educação; Vol. 24 No 2 (2015); 317-318
Trabalho & Educação; v. 24 n. 2 (2015); 317-318
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513516355584