EDUCAÇÃO E ONTOLOGIA MARXIANA / Education and ontology of the social being

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonet, Ivo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9420
Resumo: O presente trabalho debruça-se sobre a abordagem do fenômeno da educação a partir do ponto de vista dos fundamentos onto-metodológicos instaurados por Marx, possibilitando inicialmente o esclarecimento de quais são esses fundamentos, a partir da busca pela compreensão da arquitetura mais geral do pensamento de Marx. Permite, em seguida, apreender o sentido da atividade educativa no interior desse quadro arquitetônico. A reflexão sobre a problemática da educação deve ser precedida, necessariamente, de uma teoria geral do ser social, e, desse modo, buscamos compreender a problemática em questão partindo dos pressupostos em que o próprio autor se baseia e, deste modo, também por este caminho, apreender o sentido do que foi explicitamente afirmado por ele. O que importa, pois, a nosso ver, não é tanto o que Marx disse, mas o que pode ser dito a partir dos pressupostos por ele estabelecidos.
id UFMG-23_2bb4a09fe9b75abd0f598eece65966f6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9420
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO E ONTOLOGIA MARXIANA / Education and ontology of the social being370.05O presente trabalho debruça-se sobre a abordagem do fenômeno da educação a partir do ponto de vista dos fundamentos onto-metodológicos instaurados por Marx, possibilitando inicialmente o esclarecimento de quais são esses fundamentos, a partir da busca pela compreensão da arquitetura mais geral do pensamento de Marx. Permite, em seguida, apreender o sentido da atividade educativa no interior desse quadro arquitetônico. A reflexão sobre a problemática da educação deve ser precedida, necessariamente, de uma teoria geral do ser social, e, desse modo, buscamos compreender a problemática em questão partindo dos pressupostos em que o próprio autor se baseia e, deste modo, também por este caminho, apreender o sentido do que foi explicitamente afirmado por ele. O que importa, pois, a nosso ver, não é tanto o que Marx disse, mas o que pode ser dito a partir dos pressupostos por ele estabelecidos.Universidade Federal de Minas Gerais2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9420Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 201-213Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 201-213Trabalho & Educação; Vol. 24 No 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 201-213Trabalho & Educação; v. 24 n. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 201-2132238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9420/6714Copyright (c) 2015 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTonet, Ivo2019-02-01T19:52:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9420Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:31Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO E ONTOLOGIA MARXIANA / Education and ontology of the social being
title EDUCAÇÃO E ONTOLOGIA MARXIANA / Education and ontology of the social being
spellingShingle EDUCAÇÃO E ONTOLOGIA MARXIANA / Education and ontology of the social being
Tonet, Ivo
370.05
title_short EDUCAÇÃO E ONTOLOGIA MARXIANA / Education and ontology of the social being
title_full EDUCAÇÃO E ONTOLOGIA MARXIANA / Education and ontology of the social being
title_fullStr EDUCAÇÃO E ONTOLOGIA MARXIANA / Education and ontology of the social being
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E ONTOLOGIA MARXIANA / Education and ontology of the social being
title_sort EDUCAÇÃO E ONTOLOGIA MARXIANA / Education and ontology of the social being
author Tonet, Ivo
author_facet Tonet, Ivo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonet, Ivo
dc.subject.por.fl_str_mv 370.05
topic 370.05
description O presente trabalho debruça-se sobre a abordagem do fenômeno da educação a partir do ponto de vista dos fundamentos onto-metodológicos instaurados por Marx, possibilitando inicialmente o esclarecimento de quais são esses fundamentos, a partir da busca pela compreensão da arquitetura mais geral do pensamento de Marx. Permite, em seguida, apreender o sentido da atividade educativa no interior desse quadro arquitetônico. A reflexão sobre a problemática da educação deve ser precedida, necessariamente, de uma teoria geral do ser social, e, desse modo, buscamos compreender a problemática em questão partindo dos pressupostos em que o próprio autor se baseia e, deste modo, também por este caminho, apreender o sentido do que foi explicitamente afirmado por ele. O que importa, pois, a nosso ver, não é tanto o que Marx disse, mas o que pode ser dito a partir dos pressupostos por ele estabelecidos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9420
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9420/6714
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Trabalho & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Trabalho & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 201-213
Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 201-213
Trabalho & Educação; Vol. 24 No 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 201-213
Trabalho & Educação; v. 24 n. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 201-213
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513456586752