OS TEMPOS E ESPAÇOS DO GESTOR ESCOLAR EM FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / School manager's time and space of formation in Distance Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9268 |
Resumo: | É reconhecida a importância da formação continuada para o trabalhador da educação e, através da Educação a Distância (EaD) a realização de tal formação sem necessidade de dispensa do trabalho tornou-se ainda mais "viável" e comum sem que, no entanto, fossem consideradas as implicações de tal formação no trabalho e na vida desses sujeitos. O Curso de Especialização em Gestão Escolar, integrante do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, instituído pelo Ministério da Educação, é um desses exemplos, ao fornecer aos gestores de escolas públicas de todo o Brasil formação continuada lato sensu a distância, e será o foco desta investigação, que busca analisar os tempos e espaços utilizados por esses gestores escolares na realização da formação. Para tanto a pesquisa foi realizada junto aos alunos egressos do curso oferecido pela UFMG nos anos de 2008 e 2010. Foram analisados os dados obtidos nos questionários de 260 sujeitos e entrevistas semiestruturadas, realizadas com 15 deles. Os dados resultantes da pesquisa estão distribuídos ao longo de três capítulos... |
id |
UFMG-23_325c655b8f0c1bfc15b6fef4551cd869 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9268 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS TEMPOS E ESPAÇOS DO GESTOR ESCOLAR EM FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / School manager's time and space of formation in Distance EducationFormação ContinuadaEducação a DistânciaGestão EscolarTempos e EspaçosÉ reconhecida a importância da formação continuada para o trabalhador da educação e, através da Educação a Distância (EaD) a realização de tal formação sem necessidade de dispensa do trabalho tornou-se ainda mais "viável" e comum sem que, no entanto, fossem consideradas as implicações de tal formação no trabalho e na vida desses sujeitos. O Curso de Especialização em Gestão Escolar, integrante do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, instituído pelo Ministério da Educação, é um desses exemplos, ao fornecer aos gestores de escolas públicas de todo o Brasil formação continuada lato sensu a distância, e será o foco desta investigação, que busca analisar os tempos e espaços utilizados por esses gestores escolares na realização da formação. Para tanto a pesquisa foi realizada junto aos alunos egressos do curso oferecido pela UFMG nos anos de 2008 e 2010. Foram analisados os dados obtidos nos questionários de 260 sujeitos e entrevistas semiestruturadas, realizadas com 15 deles. Os dados resultantes da pesquisa estão distribuídos ao longo de três capítulos...Universidade Federal de Minas Gerais2014-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9268Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 281-282Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 281-282Trabalho & Educação; Vol. 22 No 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 281-282Trabalho & Educação; v. 22 n. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 281-2822238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9268/6660Pereira, Aline Gabrieleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:15Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9268Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:15Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS TEMPOS E ESPAÇOS DO GESTOR ESCOLAR EM FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / School manager's time and space of formation in Distance Education |
title |
OS TEMPOS E ESPAÇOS DO GESTOR ESCOLAR EM FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / School manager's time and space of formation in Distance Education |
spellingShingle |
OS TEMPOS E ESPAÇOS DO GESTOR ESCOLAR EM FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / School manager's time and space of formation in Distance Education Pereira, Aline Gabriele Formação Continuada Educação a Distância Gestão Escolar Tempos e Espaços |
title_short |
OS TEMPOS E ESPAÇOS DO GESTOR ESCOLAR EM FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / School manager's time and space of formation in Distance Education |
title_full |
OS TEMPOS E ESPAÇOS DO GESTOR ESCOLAR EM FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / School manager's time and space of formation in Distance Education |
title_fullStr |
OS TEMPOS E ESPAÇOS DO GESTOR ESCOLAR EM FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / School manager's time and space of formation in Distance Education |
title_full_unstemmed |
OS TEMPOS E ESPAÇOS DO GESTOR ESCOLAR EM FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / School manager's time and space of formation in Distance Education |
title_sort |
OS TEMPOS E ESPAÇOS DO GESTOR ESCOLAR EM FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / School manager's time and space of formation in Distance Education |
author |
Pereira, Aline Gabriele |
author_facet |
Pereira, Aline Gabriele |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Aline Gabriele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada Educação a Distância Gestão Escolar Tempos e Espaços |
topic |
Formação Continuada Educação a Distância Gestão Escolar Tempos e Espaços |
description |
É reconhecida a importância da formação continuada para o trabalhador da educação e, através da Educação a Distância (EaD) a realização de tal formação sem necessidade de dispensa do trabalho tornou-se ainda mais "viável" e comum sem que, no entanto, fossem consideradas as implicações de tal formação no trabalho e na vida desses sujeitos. O Curso de Especialização em Gestão Escolar, integrante do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, instituído pelo Ministério da Educação, é um desses exemplos, ao fornecer aos gestores de escolas públicas de todo o Brasil formação continuada lato sensu a distância, e será o foco desta investigação, que busca analisar os tempos e espaços utilizados por esses gestores escolares na realização da formação. Para tanto a pesquisa foi realizada junto aos alunos egressos do curso oferecido pela UFMG nos anos de 2008 e 2010. Foram analisados os dados obtidos nos questionários de 260 sujeitos e entrevistas semiestruturadas, realizadas com 15 deles. Os dados resultantes da pesquisa estão distribuídos ao longo de três capítulos... |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9268 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9268/6660 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 281-282 Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 281-282 Trabalho & Educação; Vol. 22 No 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 281-282 Trabalho & Educação; v. 22 n. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 281-282 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220513082245120 |