EDITORIAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9094 |
Resumo: | Sair da ideia e torná-la obra "leva tempo e pede liberdade". Assim me descreveu o processo de aprendizagem um camponês, assentado nos gerais do Norte de Minas. Da mesma forma, a ideia deste Dossiê Trabalho e educação: diversidade e lutas sociais no campo foi explicitada no decorrer do VI Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação, realizado pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação - NETE, da FaE/UFMG, no final de agosto de 2011. A temática do Simpósio foi Trabalho, política e formação humana: desafios e tendências da formação profissional em defesa do público e, na ocasião, chamamos a atenção para o crescimento de um movimento nacional por uma educação do campo, que vem buscando, nas duas últimas décadas, superar a invisibilidade histórica da temática do trabalho na agricultura e da educação na realidade do campo brasileiro. Podemos dizer que há uma identidade teórica e política do movimento nacional por uma educação do campo, que busca articular as lutas camponesas por terra e a reforma agrária com suas experiências de educação escolar e não-escolar, com a perspectiva apontada na história da criação do NETE, também inaugurada na década de 90. |
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EDITORIALDossiêTrabalho e educaçãoCampo370.05 Sair da ideia e torná-la obra "leva tempo e pede liberdade". Assim me descreveu o processo de aprendizagem um camponês, assentado nos gerais do Norte de Minas. Da mesma forma, a ideia deste Dossiê Trabalho e educação: diversidade e lutas sociais no campo foi explicitada no decorrer do VI Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação, realizado pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação - NETE, da FaE/UFMG, no final de agosto de 2011. A temática do Simpósio foi Trabalho, política e formação humana: desafios e tendências da formação profissional em defesa do público e, na ocasião, chamamos a atenção para o crescimento de um movimento nacional por uma educação do campo, que vem buscando, nas duas últimas décadas, superar a invisibilidade histórica da temática do trabalho na agricultura e da educação na realidade do campo brasileiro. Podemos dizer que há uma identidade teórica e política do movimento nacional por uma educação do campo, que busca articular as lutas camponesas por terra e a reforma agrária com suas experiências de educação escolar e não-escolar, com a perspectiva apontada na história da criação do NETE, também inaugurada na década de 90. Universidade Federal de Minas Gerais2013-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9094Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 7-13Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 7-13Trabalho & Educação; Vol. 21 No 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 7-13Trabalho & Educação; v. 21 n. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 7-132238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9094/6536Augusto, Rosely CarlosGuimarães, A. Vitorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:56Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9094Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:56Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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