TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ENTRE A ESCOLA E O CANTEIRO DE OBRAS | Construction workers: between the school and the construction site

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Adriana do Carmo Silva Rocha
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tomasi, Antônio de Pádua Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9641
Resumo: Workers that looking for CEFET-MG to capacitate yourselves in activities relative to construction site, most them are construction workers, participated in focal groups used in this research, whose objective was to understand their school and family lives and their professional perspectives  revealed that, nevertheless the familiar efforts to keep them in school at poor conditions that they lived while youth have had strong contribution to them leave early the school to begin at construction site in building area. These workers think that your actual conditions in working class happened because they had no opportunity or had failure by the fact of them poor conditions it took them a school failure. Faraway of some personal failure feeling, they are back to school in adulthood and say to yourselves that are able; these persons are looking for a better social placement and a better placement in the labor market and have expectations to continue their studies, including Higher Education.___Os trabalhadores que procuram o CEFET-MG para capacitarem-se em atividades de canteiros de obras, a maioria da construção civil, ao participarem dos grupos focais utilizados nesta pesquisa, cujo objetivo era compreender suas vidas escolares e familiares e suas perspectivas profissionais revelaram que, não obstante o esforço familiar para mantê-los na escola, as condições precárias nas quais se encontravam quando jovens contribuíram fortemente para uma trajetória escolar marcada por rupturas e abandonos, que os empurraram precocemente para os canteiros de obras da construção civil. Para eles, a condição operária na qual se encontram se deve muito mais a uma ausência de oportunidades ou a um fracasso da situação na qual viviam do que, propriamente, a um fracasso escolar. Distantes de qualquer sentimento de fracasso, eles retornam à escola depois de adultos, se dizem intelectualmente capazes e, visando melhor se posicionarem socialmente e no mercado de trabalho, alimentam expectativas de dar continuidade aos estudos, inclusive em nível superior.
id UFMG-23_4914e896e47f43cec48c4aca8754f3e5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9641
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ENTRE A ESCOLA E O CANTEIRO DE OBRAS | Construction workers: between the school and the construction siteFracasso escolarTrabalhadores da Construção CivilEscolaSchool failureConstruction workersSchool370.05Workers that looking for CEFET-MG to capacitate yourselves in activities relative to construction site, most them are construction workers, participated in focal groups used in this research, whose objective was to understand their school and family lives and their professional perspectives  revealed that, nevertheless the familiar efforts to keep them in school at poor conditions that they lived while youth have had strong contribution to them leave early the school to begin at construction site in building area. These workers think that your actual conditions in working class happened because they had no opportunity or had failure by the fact of them poor conditions it took them a school failure. Faraway of some personal failure feeling, they are back to school in adulthood and say to yourselves that are able; these persons are looking for a better social placement and a better placement in the labor market and have expectations to continue their studies, including Higher Education.___Os trabalhadores que procuram o CEFET-MG para capacitarem-se em atividades de canteiros de obras, a maioria da construção civil, ao participarem dos grupos focais utilizados nesta pesquisa, cujo objetivo era compreender suas vidas escolares e familiares e suas perspectivas profissionais revelaram que, não obstante o esforço familiar para mantê-los na escola, as condições precárias nas quais se encontravam quando jovens contribuíram fortemente para uma trajetória escolar marcada por rupturas e abandonos, que os empurraram precocemente para os canteiros de obras da construção civil. Para eles, a condição operária na qual se encontram se deve muito mais a uma ausência de oportunidades ou a um fracasso da situação na qual viviam do que, propriamente, a um fracasso escolar. Distantes de qualquer sentimento de fracasso, eles retornam à escola depois de adultos, se dizem intelectualmente capazes e, visando melhor se posicionarem socialmente e no mercado de trabalho, alimentam expectativas de dar continuidade aos estudos, inclusive em nível superior.Universidade Federal de Minas Gerais2018-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Científicaapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9641Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 3 (2017); 147-166Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 3 (2017); 147-166Trabalho & Educação; Vol. 26 No 3 (2017); 147-166Trabalho & Educação; v. 26 n. 3 (2017); 147-1662238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9641/6838Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Adriana do Carmo Silva RochaTomasi, Antônio de Pádua Nunes2019-02-01T19:53:05Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9641Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:53:05Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ENTRE A ESCOLA E O CANTEIRO DE OBRAS | Construction workers: between the school and the construction site
title TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ENTRE A ESCOLA E O CANTEIRO DE OBRAS | Construction workers: between the school and the construction site
spellingShingle TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ENTRE A ESCOLA E O CANTEIRO DE OBRAS | Construction workers: between the school and the construction site
Couto, Adriana do Carmo Silva Rocha
Fracasso escolar
Trabalhadores da Construção Civil
Escola
School failure
Construction workers
School
370.05
title_short TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ENTRE A ESCOLA E O CANTEIRO DE OBRAS | Construction workers: between the school and the construction site
title_full TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ENTRE A ESCOLA E O CANTEIRO DE OBRAS | Construction workers: between the school and the construction site
title_fullStr TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ENTRE A ESCOLA E O CANTEIRO DE OBRAS | Construction workers: between the school and the construction site
title_full_unstemmed TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ENTRE A ESCOLA E O CANTEIRO DE OBRAS | Construction workers: between the school and the construction site
title_sort TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ENTRE A ESCOLA E O CANTEIRO DE OBRAS | Construction workers: between the school and the construction site
author Couto, Adriana do Carmo Silva Rocha
author_facet Couto, Adriana do Carmo Silva Rocha
Tomasi, Antônio de Pádua Nunes
author_role author
author2 Tomasi, Antônio de Pádua Nunes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Adriana do Carmo Silva Rocha
Tomasi, Antônio de Pádua Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Fracasso escolar
Trabalhadores da Construção Civil
Escola
School failure
Construction workers
School
370.05
topic Fracasso escolar
Trabalhadores da Construção Civil
Escola
School failure
Construction workers
School
370.05
description Workers that looking for CEFET-MG to capacitate yourselves in activities relative to construction site, most them are construction workers, participated in focal groups used in this research, whose objective was to understand their school and family lives and their professional perspectives  revealed that, nevertheless the familiar efforts to keep them in school at poor conditions that they lived while youth have had strong contribution to them leave early the school to begin at construction site in building area. These workers think that your actual conditions in working class happened because they had no opportunity or had failure by the fact of them poor conditions it took them a school failure. Faraway of some personal failure feeling, they are back to school in adulthood and say to yourselves that are able; these persons are looking for a better social placement and a better placement in the labor market and have expectations to continue their studies, including Higher Education.___Os trabalhadores que procuram o CEFET-MG para capacitarem-se em atividades de canteiros de obras, a maioria da construção civil, ao participarem dos grupos focais utilizados nesta pesquisa, cujo objetivo era compreender suas vidas escolares e familiares e suas perspectivas profissionais revelaram que, não obstante o esforço familiar para mantê-los na escola, as condições precárias nas quais se encontravam quando jovens contribuíram fortemente para uma trajetória escolar marcada por rupturas e abandonos, que os empurraram precocemente para os canteiros de obras da construção civil. Para eles, a condição operária na qual se encontram se deve muito mais a uma ausência de oportunidades ou a um fracasso da situação na qual viviam do que, propriamente, a um fracasso escolar. Distantes de qualquer sentimento de fracasso, eles retornam à escola depois de adultos, se dizem intelectualmente capazes e, visando melhor se posicionarem socialmente e no mercado de trabalho, alimentam expectativas de dar continuidade aos estudos, inclusive em nível superior.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Científica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9641
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9641/6838
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 3 (2017); 147-166
Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 3 (2017); 147-166
Trabalho & Educação; Vol. 26 No 3 (2017); 147-166
Trabalho & Educação; v. 26 n. 3 (2017); 147-166
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220514072100864