CONVERGÊNCIA NA EDUCAÇÃO: POLÍTICAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS | Convergence in Education: policies, digital technologies and pedagogical relations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Fernanda Araujo Coutinho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9660
Resumo: In these times of the so-called information society, we have been aware of social, cultural, political, economic and, of course, educational changes. Among the various changes in the educational eld, we have focused on the changes derived from the existence and development of the information and communication’s digital technologies that promoted reections on traditional educational paradigms, ways of teaching and learning, time and space, expansion of knowledge exchange spaces, educational policies, face-to-face and distance modalities; as well as in ways of relating and producing new knowledge that involves collaboration, sharing, participation, horizontality, learning communities, interaction, mediation, virtual learning environments, socialization, autonomy and networking. In this tangle of situations and provocations, we hypothesized that the convergence observed in other areas of knowledge – technology, communication and arts – and the increasingly constant use of distance learning, combined with face-to-face teaching, would be the basis of convergence in...___Em tempos da denominada sociedade da informação, estivemos atentos às modicações sociais, culturais, políticas, econômicas e, evidentemente, educacionais. Dentre as várias mudanças no campo educativo, focalizamos as alterações derivadas da presença e do desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e da comunicação que promoveram reexões sobre os paradigmas educacionais tradicionais, os modos de ensinar e de aprender, o tempo e o espaço, a ampliação dos espaços de trocas de conhecimento, as políticas educacionais, as modalidades presenciais e a distância; assim como, nas formas de se relacionar e produzir novos conhecimentos que envolvem a colaboração, a partilha, a participação, a horizontalização, as comunidades de aprendizagem, a interação, a mediação, os ambientes virtuais de aprendizagem, a socialização, a autonomia e as redes. Nesse emaranhado de situações e de provocações, criamos como hipótese que a convergência vericada em outras áreas do conhecimento — tecnologia, comunicação e artes — e o uso cada vez mais constante da educação a distância (EaD), conjugada com o ensino presencial, consubstanciaria-se em convergência... 
id UFMG-23_51f18884ba1bfa01cd955b3c512eac68
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9660
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling CONVERGÊNCIA NA EDUCAÇÃO: POLÍTICAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS | Convergence in Education: policies, digital technologies and pedagogical relationsEnsino superiorConvergênciaTecnologias digitais da informação e da comunicaçãoHigher educationConvergenceInformation and communication’s digital technologiesIn these times of the so-called information society, we have been aware of social, cultural, political, economic and, of course, educational changes. Among the various changes in the educational eld, we have focused on the changes derived from the existence and development of the information and communication’s digital technologies that promoted reections on traditional educational paradigms, ways of teaching and learning, time and space, expansion of knowledge exchange spaces, educational policies, face-to-face and distance modalities; as well as in ways of relating and producing new knowledge that involves collaboration, sharing, participation, horizontality, learning communities, interaction, mediation, virtual learning environments, socialization, autonomy and networking. In this tangle of situations and provocations, we hypothesized that the convergence observed in other areas of knowledge – technology, communication and arts – and the increasingly constant use of distance learning, combined with face-to-face teaching, would be the basis of convergence in...___Em tempos da denominada sociedade da informação, estivemos atentos às modicações sociais, culturais, políticas, econômicas e, evidentemente, educacionais. Dentre as várias mudanças no campo educativo, focalizamos as alterações derivadas da presença e do desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e da comunicação que promoveram reexões sobre os paradigmas educacionais tradicionais, os modos de ensinar e de aprender, o tempo e o espaço, a ampliação dos espaços de trocas de conhecimento, as políticas educacionais, as modalidades presenciais e a distância; assim como, nas formas de se relacionar e produzir novos conhecimentos que envolvem a colaboração, a partilha, a participação, a horizontalização, as comunidades de aprendizagem, a interação, a mediação, os ambientes virtuais de aprendizagem, a socialização, a autonomia e as redes. Nesse emaranhado de situações e de provocações, criamos como hipótese que a convergência vericada em outras áreas do conhecimento — tecnologia, comunicação e artes — e o uso cada vez mais constante da educação a distância (EaD), conjugada com o ensino presencial, consubstanciaria-se em convergência... Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9660Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 219-220Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2017); 219-220Trabalho & Educação; Vol. 26 No 2 (2017); 219-220Trabalho & Educação; v. 26 n. 2 (2017); 219-2202238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9660/6849Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Fernanda Araujo Coutinho2019-02-01T19:53:08Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9660Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:53:08Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv CONVERGÊNCIA NA EDUCAÇÃO: POLÍTICAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS | Convergence in Education: policies, digital technologies and pedagogical relations
title CONVERGÊNCIA NA EDUCAÇÃO: POLÍTICAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS | Convergence in Education: policies, digital technologies and pedagogical relations
spellingShingle CONVERGÊNCIA NA EDUCAÇÃO: POLÍTICAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS | Convergence in Education: policies, digital technologies and pedagogical relations
Campos, Fernanda Araujo Coutinho
Ensino superior
Convergência
Tecnologias digitais da informação e da comunicação
Higher education
Convergence
Information and communication’s digital technologies
title_short CONVERGÊNCIA NA EDUCAÇÃO: POLÍTICAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS | Convergence in Education: policies, digital technologies and pedagogical relations
title_full CONVERGÊNCIA NA EDUCAÇÃO: POLÍTICAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS | Convergence in Education: policies, digital technologies and pedagogical relations
title_fullStr CONVERGÊNCIA NA EDUCAÇÃO: POLÍTICAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS | Convergence in Education: policies, digital technologies and pedagogical relations
title_full_unstemmed CONVERGÊNCIA NA EDUCAÇÃO: POLÍTICAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS | Convergence in Education: policies, digital technologies and pedagogical relations
title_sort CONVERGÊNCIA NA EDUCAÇÃO: POLÍTICAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS | Convergence in Education: policies, digital technologies and pedagogical relations
author Campos, Fernanda Araujo Coutinho
author_facet Campos, Fernanda Araujo Coutinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Fernanda Araujo Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Convergência
Tecnologias digitais da informação e da comunicação
Higher education
Convergence
Information and communication’s digital technologies
topic Ensino superior
Convergência
Tecnologias digitais da informação e da comunicação
Higher education
Convergence
Information and communication’s digital technologies
description In these times of the so-called information society, we have been aware of social, cultural, political, economic and, of course, educational changes. Among the various changes in the educational eld, we have focused on the changes derived from the existence and development of the information and communication’s digital technologies that promoted reections on traditional educational paradigms, ways of teaching and learning, time and space, expansion of knowledge exchange spaces, educational policies, face-to-face and distance modalities; as well as in ways of relating and producing new knowledge that involves collaboration, sharing, participation, horizontality, learning communities, interaction, mediation, virtual learning environments, socialization, autonomy and networking. In this tangle of situations and provocations, we hypothesized that the convergence observed in other areas of knowledge – technology, communication and arts – and the increasingly constant use of distance learning, combined with face-to-face teaching, would be the basis of convergence in...___Em tempos da denominada sociedade da informação, estivemos atentos às modicações sociais, culturais, políticas, econômicas e, evidentemente, educacionais. Dentre as várias mudanças no campo educativo, focalizamos as alterações derivadas da presença e do desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e da comunicação que promoveram reexões sobre os paradigmas educacionais tradicionais, os modos de ensinar e de aprender, o tempo e o espaço, a ampliação dos espaços de trocas de conhecimento, as políticas educacionais, as modalidades presenciais e a distância; assim como, nas formas de se relacionar e produzir novos conhecimentos que envolvem a colaboração, a partilha, a participação, a horizontalização, as comunidades de aprendizagem, a interação, a mediação, os ambientes virtuais de aprendizagem, a socialização, a autonomia e as redes. Nesse emaranhado de situações e de provocações, criamos como hipótese que a convergência vericada em outras áreas do conhecimento — tecnologia, comunicação e artes — e o uso cada vez mais constante da educação a distância (EaD), conjugada com o ensino presencial, consubstanciaria-se em convergência... 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9660
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9660/6849
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 219-220
Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2017); 219-220
Trabalho & Educação; Vol. 26 No 2 (2017); 219-220
Trabalho & Educação; v. 26 n. 2 (2017); 219-220
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220514103558144