ABORDAGENS DO TRABALHO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE LAZER / Approaches of work in the brazilian academic research production in the field of leisure

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Ailton Vitor
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Maria Rita Neto Sales, Aranha, Antônia Vitória Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8748
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as abordagens do trabalho presentes na produção acadêmica brasileira sobre o lazer, no períodos de 1989 a 1999, e confrontar esse quadro com o período posterior até o ano de 2011. Considera-se, inicialmente, um estudo qualitativo do tipo bibliográfico, cujo caráter de abordagem do estado da arte permitiu evidenciar o estado do conhecimento no campo dos estudos do lazer, no primeiro período, que é colocado em perspectiva a seguir com relação à produção acadêmica publicada pela Revista Licere, do CELAR/UFMG. São abordados os estudos e autores que fundamentam essa produção acadêmica e explicitados aspectos inerentes às discussões de temáticas relacionadas aos estudos do lazer, indicando a permanência de um quadro, no qual as abordagens do trabalho, com uma ou outra variação e/ou avanço em relação às criticas e análises, são: o trabalho produtivo e o ‘novo' trabalho produtivo e o trabalho como ação humana concreta, esta última como uma possibilidade tácita nas análises do primeiro período considerado. O quadro analisado, considerando as abordagens de lazer encontradas, provoca algumas indagações, diante das quais se pondera que o que se mostra pode revelar que tudo é como se pensa que é. Mas pode também revelar formas e entendimentos que nem as leituras e projeções de um devir do trabalho concreto, emancipador, nem aquelas outras de um trabalho real, provavelmente abstrato, produtivo, alienado e alienante, deram conta de evidenciar. Pergunta-se se o mesmo estaria ocorrendo no lazer e apontam-se algumas pistas para seguir no aprofundamento da discussão, no sentido de pensar, elaborar e agir, avançar para além dos limites teóricos que definem o campo acadêmico e se definem nele.
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