ENGENHEIRO OU OPERÁRIO? O LYCÉE MARTIN NADAUD E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA FRANÇA / Engineer or workman? The Lycée Martin Nadaud and the Professional Formation in France
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9067 |
Resumo: | A formação profissional na França é marcada frequentemente pelo fracasso escolar. A escola francesa, igualitária, trata desigualmente os filhos das populações mais pobres, que, sob condições desfavoráveis, já se encontram em desvantagens antes mesmo de serem escolarizados. Os jovens, filhos dessas populações, tomarão quase que inevitavelmente o caminho da formação operária e substituirão seus pais nos trabalhos mais duros, enquanto os filhos dos profissionais liberais, entre outros, tomarão o caminho da formação superior e poderão acessar cursos como os de engenharia, por exemplo. Sob o argumento do mérito, que isentaria a escola de responsabilidades nos caminhos profissionais tomados pelos jovens, reproduz-se a classe operária francesa. Enquanto educadores franceses confirmam esse fato, jovens de um Liceu Técnico e Profissional na área de engenharia civil entrevistados nesta pesquisa mostram que no cotidiano da escola, uma das formas de introduzi-los à formação profissional operária é fazendo-os aceitar resignadamente o fracasso escolar como sendo de sua responsabilidade e uma formação, que é quase sempre decidida pelo Liceu, como sendo a melhor para eles. O acesso desses jovens aos cursos de engenharia civil parece exigir, entre outras coisas, o rompimento com essa resignação e a incorporação de novas referências de vida e, ainda, a ajuda da família. |
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ENGENHEIRO OU OPERÁRIO? O LYCÉE MARTIN NADAUD E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA FRANÇA / Engineer or workman? The Lycée Martin Nadaud and the Professional Formation in FranceFormação profissional na FrançaFormação operáriaFracasso escolar370.05A formação profissional na França é marcada frequentemente pelo fracasso escolar. A escola francesa, igualitária, trata desigualmente os filhos das populações mais pobres, que, sob condições desfavoráveis, já se encontram em desvantagens antes mesmo de serem escolarizados. Os jovens, filhos dessas populações, tomarão quase que inevitavelmente o caminho da formação operária e substituirão seus pais nos trabalhos mais duros, enquanto os filhos dos profissionais liberais, entre outros, tomarão o caminho da formação superior e poderão acessar cursos como os de engenharia, por exemplo. Sob o argumento do mérito, que isentaria a escola de responsabilidades nos caminhos profissionais tomados pelos jovens, reproduz-se a classe operária francesa. Enquanto educadores franceses confirmam esse fato, jovens de um Liceu Técnico e Profissional na área de engenharia civil entrevistados nesta pesquisa mostram que no cotidiano da escola, uma das formas de introduzi-los à formação profissional operária é fazendo-os aceitar resignadamente o fracasso escolar como sendo de sua responsabilidade e uma formação, que é quase sempre decidida pelo Liceu, como sendo a melhor para eles. O acesso desses jovens aos cursos de engenharia civil parece exigir, entre outras coisas, o rompimento com essa resignação e a incorporação de novas referências de vida e, ainda, a ajuda da família.Universidade Federal de Minas Gerais2014-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9067Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 35-53Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 35-53Trabalho & Educação; Vol. 22 No 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 35-53Trabalho & Educação; v. 22 n. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 35-532238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9067/6524Tomasi, Antônio de Pádua NunesFerreira, Jane Eyre Rios de Macêdoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:53Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9067Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:53Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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