O NEOLIBERALISMO E A CRISE EDUCACIONAL EM SÃO PAULO NA ATUALIDADE / The neo-liberalism and educational crisis today in the State of São Paulo, Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Sobrinho, Afonso Soares de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8733
Resumo: O processo atual da globalização econômica se traduz em mais desigualdade social em especial para os países periféricos, inclusive o Brasil, pela adoção do modelo neoliberal. As políticas públicas de educação passam pelo controle do poder econômico sobre o político que se traduz no aumento do capital privado nacional e estrangeiro no ensino, precarização do trabalho, prevalência da mais-valia absoluta, adoção de apostilas no ensino básico, e políticas sociais assistencialistas. As novas tecnologias não têm cumprido uma função educativa e são, na verdade, instrumentos de informações para o consumo, de banalização da violência e de coisificação das pessoas, gerando uma deformação social desde a infância até a vida adulta. Faz-se urgente uma mudança de paradigma por parte do Estado de São Paulo por meio de uma educação que permita a emancipação humana e a transformação social.
id UFMG-23_5ef20285a02cd2c71952c14903bc23b3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8733
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling O NEOLIBERALISMO E A CRISE EDUCACIONAL EM SÃO PAULO NA ATUALIDADE / The neo-liberalism and educational crisis today in the State of São Paulo, BrazilGlobalização. Neoliberalismo. Políticas de Educação.300.370O processo atual da globalização econômica se traduz em mais desigualdade social em especial para os países periféricos, inclusive o Brasil, pela adoção do modelo neoliberal. As políticas públicas de educação passam pelo controle do poder econômico sobre o político que se traduz no aumento do capital privado nacional e estrangeiro no ensino, precarização do trabalho, prevalência da mais-valia absoluta, adoção de apostilas no ensino básico, e políticas sociais assistencialistas. As novas tecnologias não têm cumprido uma função educativa e são, na verdade, instrumentos de informações para o consumo, de banalização da violência e de coisificação das pessoas, gerando uma deformação social desde a infância até a vida adulta. Faz-se urgente uma mudança de paradigma por parte do Estado de São Paulo por meio de uma educação que permita a emancipação humana e a transformação social.Universidade Federal de Minas Gerais2012-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8733Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 2 (2012); 113-129Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 2 (2012); 113-129Trabalho & Educação; Vol. 21 No 2 (2012); 113-129Trabalho & Educação; v. 21 n. 2 (2012); 113-1292238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8733/6238Oliveira Sobrinho, Afonso Soares deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:18Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8733Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:18Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O NEOLIBERALISMO E A CRISE EDUCACIONAL EM SÃO PAULO NA ATUALIDADE / The neo-liberalism and educational crisis today in the State of São Paulo, Brazil
title O NEOLIBERALISMO E A CRISE EDUCACIONAL EM SÃO PAULO NA ATUALIDADE / The neo-liberalism and educational crisis today in the State of São Paulo, Brazil
spellingShingle O NEOLIBERALISMO E A CRISE EDUCACIONAL EM SÃO PAULO NA ATUALIDADE / The neo-liberalism and educational crisis today in the State of São Paulo, Brazil
Oliveira Sobrinho, Afonso Soares de
Globalização. Neoliberalismo. Políticas de Educação.
300.370
title_short O NEOLIBERALISMO E A CRISE EDUCACIONAL EM SÃO PAULO NA ATUALIDADE / The neo-liberalism and educational crisis today in the State of São Paulo, Brazil
title_full O NEOLIBERALISMO E A CRISE EDUCACIONAL EM SÃO PAULO NA ATUALIDADE / The neo-liberalism and educational crisis today in the State of São Paulo, Brazil
title_fullStr O NEOLIBERALISMO E A CRISE EDUCACIONAL EM SÃO PAULO NA ATUALIDADE / The neo-liberalism and educational crisis today in the State of São Paulo, Brazil
title_full_unstemmed O NEOLIBERALISMO E A CRISE EDUCACIONAL EM SÃO PAULO NA ATUALIDADE / The neo-liberalism and educational crisis today in the State of São Paulo, Brazil
title_sort O NEOLIBERALISMO E A CRISE EDUCACIONAL EM SÃO PAULO NA ATUALIDADE / The neo-liberalism and educational crisis today in the State of São Paulo, Brazil
author Oliveira Sobrinho, Afonso Soares de
author_facet Oliveira Sobrinho, Afonso Soares de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Sobrinho, Afonso Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização. Neoliberalismo. Políticas de Educação.
300.370
topic Globalização. Neoliberalismo. Políticas de Educação.
300.370
description O processo atual da globalização econômica se traduz em mais desigualdade social em especial para os países periféricos, inclusive o Brasil, pela adoção do modelo neoliberal. As políticas públicas de educação passam pelo controle do poder econômico sobre o político que se traduz no aumento do capital privado nacional e estrangeiro no ensino, precarização do trabalho, prevalência da mais-valia absoluta, adoção de apostilas no ensino básico, e políticas sociais assistencialistas. As novas tecnologias não têm cumprido uma função educativa e são, na verdade, instrumentos de informações para o consumo, de banalização da violência e de coisificação das pessoas, gerando uma deformação social desde a infância até a vida adulta. Faz-se urgente uma mudança de paradigma por parte do Estado de São Paulo por meio de uma educação que permita a emancipação humana e a transformação social.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8733
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8733/6238
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 2 (2012); 113-129
Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 2 (2012); 113-129
Trabalho & Educação; Vol. 21 No 2 (2012); 113-129
Trabalho & Educação; v. 21 n. 2 (2012); 113-129
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220511408717824