MUDANÇAS NA OCUPAÇÃO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9166 |
Resumo: | Desenvolve-se, desde a década de 1970, um complexo debate acerca das implicações que estariam ocorrendo em função da difusão de um novo paradigma técnico-produtivo e do acirramento da competição intercapitalista nas economias avançadas. A ruptura nas tradicionais normas de produção e concorrência seria. de tal ordem que evidenciaria uma mudança econômica estutural, responsável pela constituição de uma nova composição no emprego, com maior destaque para as ocupações profissionais superiores e diretivas. Neste cenário de fim de século, o mundo do trabalho tenderia a refletir as mutações técnico-produtivas, marcadas pela maior insegurança no emprego e elevada concorrência na população ativa. De certa forma, novos conhecimentos científicos e tecnológicos estariam associados às exigências empresariais de contratação de empregados com polivalência multifuncional, maior capacidade rnotivadora e habilídades laborais adicionais no exercício do trabalho. |
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MUDANÇAS NA OCUPAÇÃO E A FORMAÇÃO PROFISSIONALFormação profissionalEconomiaProdução370Desenvolve-se, desde a década de 1970, um complexo debate acerca das implicações que estariam ocorrendo em função da difusão de um novo paradigma técnico-produtivo e do acirramento da competição intercapitalista nas economias avançadas. A ruptura nas tradicionais normas de produção e concorrência seria. de tal ordem que evidenciaria uma mudança econômica estutural, responsável pela constituição de uma nova composição no emprego, com maior destaque para as ocupações profissionais superiores e diretivas. Neste cenário de fim de século, o mundo do trabalho tenderia a refletir as mutações técnico-produtivas, marcadas pela maior insegurança no emprego e elevada concorrência na população ativa. De certa forma, novos conhecimentos científicos e tecnológicos estariam associados às exigências empresariais de contratação de empregados com polivalência multifuncional, maior capacidade rnotivadora e habilídades laborais adicionais no exercício do trabalho.Universidade Federal de Minas Gerais2013-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9166Trabalho & Educação; Vol. 6 (2000): NÚMERO 6 [1999/2000]; 48-71Trabalho & Educação; Vol. 6 (2000): NÚMERO 6 [1999/2000]; 48-71Trabalho & Educação; Vol. 6 (2000): NÚMERO 6 [1999/2000]; 48-71Trabalho & Educação; v. 6 (2000): NÚMERO 6 [1999/2000]; 48-712238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9166/6590Pochmann, Márciioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:04Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9166Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:04Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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