EDITORIAL 27.1 | Editorial
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9791 |
Resumo: | A formação do Campo Trabalho e Educação confunde-se com as lutas sociais pela democracia no Brasil em fins dos anos 70 e início dos anos 80. Na década de 1970, muitos educadores levaram a radicalidade as possibilidades do reprodutivismo escolar e acabaram optando por uma prática de ensino fora do espaço escolar. A possibilidade de uma educação para além da reprodução da ordem social é fortemente influenciada pelo pensamento de Gramsci. Pela perspectiva gramsciana, tanto a escola não era um espaço exclusivo dareprodução, bem como não era o único espaço educativo. Ao privilegiar oprincípio educativo do trabalho, Gramsci oferece outras possibilidades de uma ação contra hegemônica, o que é corroborado na prática pelos acontecimentos na década de 1970 de organização e reorganização de muitos movimentos de cunho social no Brasil, muitos dos quais fora da escola. Estes movimentos têm em comum uma forte crítica ao regime militar e, consequentemente, um apelo pela redemocratização do País... |
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EDITORIAL 27.1 | EditorialRevistaEditorialTrabalho & Educaçãov.27n.1375.05A formação do Campo Trabalho e Educação confunde-se com as lutas sociais pela democracia no Brasil em fins dos anos 70 e início dos anos 80. Na década de 1970, muitos educadores levaram a radicalidade as possibilidades do reprodutivismo escolar e acabaram optando por uma prática de ensino fora do espaço escolar. A possibilidade de uma educação para além da reprodução da ordem social é fortemente influenciada pelo pensamento de Gramsci. Pela perspectiva gramsciana, tanto a escola não era um espaço exclusivo dareprodução, bem como não era o único espaço educativo. Ao privilegiar oprincípio educativo do trabalho, Gramsci oferece outras possibilidades de uma ação contra hegemônica, o que é corroborado na prática pelos acontecimentos na década de 1970 de organização e reorganização de muitos movimentos de cunho social no Brasil, muitos dos quais fora da escola. Estes movimentos têm em comum uma forte crítica ao regime militar e, consequentemente, um apelo pela redemocratização do País...Universidade Federal de Minas Gerais2018-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9791Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 1 (2018); 7-11Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2018); 7-11Trabalho & Educação; Vol. 27 No 1 (2018); 7-11Trabalho & Educação; v. 27 n. 1 (2018); 7-112238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9791/6899Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Geraldo MárcioCunha, Charles Moreira2019-02-01T19:53:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9791Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:53:29Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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A formação do Campo Trabalho e Educação confunde-se com as lutas sociais pela democracia no Brasil em fins dos anos 70 e início dos anos 80. Na década de 1970, muitos educadores levaram a radicalidade as possibilidades do reprodutivismo escolar e acabaram optando por uma prática de ensino fora do espaço escolar. A possibilidade de uma educação para além da reprodução da ordem social é fortemente influenciada pelo pensamento de Gramsci. Pela perspectiva gramsciana, tanto a escola não era um espaço exclusivo dareprodução, bem como não era o único espaço educativo. Ao privilegiar oprincípio educativo do trabalho, Gramsci oferece outras possibilidades de uma ação contra hegemônica, o que é corroborado na prática pelos acontecimentos na década de 1970 de organização e reorganização de muitos movimentos de cunho social no Brasil, muitos dos quais fora da escola. Estes movimentos têm em comum uma forte crítica ao regime militar e, consequentemente, um apelo pela redemocratização do País... |
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