ENTRE A GESTÃO BUROCRÁTICA E O NOVO GERENCIALISMO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / Between the bureaucratic management and neo-managerialism: the teaching activity organization in the Professional Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grischke, Paulo Eduardo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Hypolito, Álvaro Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8639
Resumo: Este trabalho objetiva debater sobre o uso das tecnologias gerenciais no âmbito escolar, como forma de governo da identidade e do trabalho docente. Tem como base um estudo de caso, foram entrevistados dezesseis professores dos cursos técnicos e tecnológicos da Unidade de Ensino de Pelotas do CEFET-RS. A referida pesquisa teve como foco, a investigação do impacto das reestruturações produtivas e educacionais sobre o trabalho e a identidade docente na citada Instituição.
id UFMG-23_653759a5e9dab5f8060df6f7eeaf6fc4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8639
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling ENTRE A GESTÃO BUROCRÁTICA E O NOVO GERENCIALISMO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / Between the bureaucratic management and neo-managerialism: the teaching activity organization in the Professional EducationGovernamentalidadeGerencialismoBurocraciaTrabalho docenteIdentidadeEste trabalho objetiva debater sobre o uso das tecnologias gerenciais no âmbito escolar, como forma de governo da identidade e do trabalho docente. Tem como base um estudo de caso, foram entrevistados dezesseis professores dos cursos técnicos e tecnológicos da Unidade de Ensino de Pelotas do CEFET-RS. A referida pesquisa teve como foco, a investigação do impacto das reestruturações produtivas e educacionais sobre o trabalho e a identidade docente na citada Instituição.Universidade Federal de Minas Gerais2010-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8639Trabalho & Educação; Vol. 18 No. 2 (2009); 107-120Trabalho & Educação; Vol. 18 Núm. 2 (2009); 107-120Trabalho & Educação; Vol. 18 No 2 (2009); 107-120Trabalho & Educação; v. 18 n. 2 (2009); 107-1202238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8639/6150Grischke, Paulo EduardoHypolito, Álvaro Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:09Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8639Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:09Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE A GESTÃO BUROCRÁTICA E O NOVO GERENCIALISMO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / Between the bureaucratic management and neo-managerialism: the teaching activity organization in the Professional Education
title ENTRE A GESTÃO BUROCRÁTICA E O NOVO GERENCIALISMO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / Between the bureaucratic management and neo-managerialism: the teaching activity organization in the Professional Education
spellingShingle ENTRE A GESTÃO BUROCRÁTICA E O NOVO GERENCIALISMO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / Between the bureaucratic management and neo-managerialism: the teaching activity organization in the Professional Education
Grischke, Paulo Eduardo
Governamentalidade
Gerencialismo
Burocracia
Trabalho docente
Identidade
title_short ENTRE A GESTÃO BUROCRÁTICA E O NOVO GERENCIALISMO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / Between the bureaucratic management and neo-managerialism: the teaching activity organization in the Professional Education
title_full ENTRE A GESTÃO BUROCRÁTICA E O NOVO GERENCIALISMO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / Between the bureaucratic management and neo-managerialism: the teaching activity organization in the Professional Education
title_fullStr ENTRE A GESTÃO BUROCRÁTICA E O NOVO GERENCIALISMO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / Between the bureaucratic management and neo-managerialism: the teaching activity organization in the Professional Education
title_full_unstemmed ENTRE A GESTÃO BUROCRÁTICA E O NOVO GERENCIALISMO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / Between the bureaucratic management and neo-managerialism: the teaching activity organization in the Professional Education
title_sort ENTRE A GESTÃO BUROCRÁTICA E O NOVO GERENCIALISMO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / Between the bureaucratic management and neo-managerialism: the teaching activity organization in the Professional Education
author Grischke, Paulo Eduardo
author_facet Grischke, Paulo Eduardo
Hypolito, Álvaro Moreira
author_role author
author2 Hypolito, Álvaro Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grischke, Paulo Eduardo
Hypolito, Álvaro Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Governamentalidade
Gerencialismo
Burocracia
Trabalho docente
Identidade
topic Governamentalidade
Gerencialismo
Burocracia
Trabalho docente
Identidade
description Este trabalho objetiva debater sobre o uso das tecnologias gerenciais no âmbito escolar, como forma de governo da identidade e do trabalho docente. Tem como base um estudo de caso, foram entrevistados dezesseis professores dos cursos técnicos e tecnológicos da Unidade de Ensino de Pelotas do CEFET-RS. A referida pesquisa teve como foco, a investigação do impacto das reestruturações produtivas e educacionais sobre o trabalho e a identidade docente na citada Instituição.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8639
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8639/6150
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 18 No. 2 (2009); 107-120
Trabalho & Educação; Vol. 18 Núm. 2 (2009); 107-120
Trabalho & Educação; Vol. 18 No 2 (2009); 107-120
Trabalho & Educação; v. 18 n. 2 (2009); 107-120
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220511022841856