DAS DORES E DELÍCIAS DO TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO TRABALHO / The pains and the delights of teaching work: a analysis of work
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8942 |
Resumo: | Este texto relata uma experiência de assessoria/intervenção numa escola da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, cujo objetivo foi auxiliar o coletivo da escola na consolidação de um padrão de relações entre a direção e os professores que priorizasse a construção de um plano comum, a partir do princípio ético-político da ampliação de mundos. O objeto dessa intervenção foram os processos de trabalho na escola, vislumbrando a desnaturalização da tríade dor-desprazer-trabalho docente. Os princípios da Ergologia foram o nosso referencial teórico-metodológico. Ao nos aproximarmos das situações de trabalho, foi possível conhecer o contexto no qual ocorria a atividade de trabalho docente, ou seja, o meio social, as condições e a organização do trabalho, o perfil dos profissionais e dos alunos. Realizamos quatro encontros com o coletivo da escola, nos quais foram apontadas tanto questões dificultadoras do trabalho docente como questões que o potencializavam. O confronto de ideias e opiniões deram visibilidade aos conflitos cotidianos e abriram caminho para a instituição de novas maneiras de realizar o trabalho docente, criando estratégias que permitissem superar o que ali se apresentava como sofrimento. |
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DAS DORES E DELÍCIAS DO TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO TRABALHO / The pains and the delights of teaching work: a analysis of workTrabalho docenteSaúdeErgologia370.0Este texto relata uma experiência de assessoria/intervenção numa escola da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, cujo objetivo foi auxiliar o coletivo da escola na consolidação de um padrão de relações entre a direção e os professores que priorizasse a construção de um plano comum, a partir do princípio ético-político da ampliação de mundos. O objeto dessa intervenção foram os processos de trabalho na escola, vislumbrando a desnaturalização da tríade dor-desprazer-trabalho docente. Os princípios da Ergologia foram o nosso referencial teórico-metodológico. Ao nos aproximarmos das situações de trabalho, foi possível conhecer o contexto no qual ocorria a atividade de trabalho docente, ou seja, o meio social, as condições e a organização do trabalho, o perfil dos profissionais e dos alunos. Realizamos quatro encontros com o coletivo da escola, nos quais foram apontadas tanto questões dificultadoras do trabalho docente como questões que o potencializavam. O confronto de ideias e opiniões deram visibilidade aos conflitos cotidianos e abriram caminho para a instituição de novas maneiras de realizar o trabalho docente, criando estratégias que permitissem superar o que ali se apresentava como sofrimento. Universidade Federal de Minas Gerais2013-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8942Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 2 (2013); 169-181Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013); 169-181Trabalho & Educação; Vol. 22 No 2 (2013); 169-181Trabalho & Educação; v. 22 n. 2 (2013); 169-1812238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8942/6431Dias, Deise de SouzaBarros, Maria Elizabeth deSilva, Olga Inês ViannaCampos, Gioconda Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:41Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8942Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:41Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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