COMPREENDER OS PROCESSOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO: UMA PERSPECTIVA EM TRÊS NÍVEIS DE ANÁLISE | UNDERSTANDING THE PROCESS OF PROFESSIONALIZATION: A PERSPECTIVE THREE LEVELS OF ANALYSIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roquet, Pascal
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9842
Resumo: O artigo propõe entender melhor a profissionalização atividades formativas e das atividades profissionais. Ele primeiro situa o quadro teórico da questão, colocando-a em um objeto científico na sociologia e nas ciências da educação. Em seguida, uma abordagem original é apresentada, incluindo uma análise temporal, articulando três níveis de atividades: macro (construção histórica e construção social do conhecimento da atividade), meso (dispositivos institucionais de formação e trabalho) e micro (vivido dos sujeitos, dinâmica individual). Esta reflexão baseia-se na apresentação de três processos de profissionalização, a partir de pesquisas empíricas realizadas pelo autor sobre educação em engenharia, o modelo educacional do engenheiro e um sistema específico de formação para jovens (o esquema de emprego jovem). Essa abordagem da profissionalização visa construir uma leitura tridimensional da profissionalização em atividades profissionais estabelecidas e emergentes.___The article proposes to better understand professionalization formative activities and professional activities. He first situates the theoretical framework of the question by putting it into a scientific object in sociology and the sciences of education. Then an original approach is presented, including a temporal analysis, articulating three levels of activities: macro (historical construction and social construction of the knowledge of the activity), meso (institutional devices of formation and work) and micro (lived of the subjects , individual dynamics). This reflection is based on the presentation of three professionalization processes stemming from empirical research carried out by the author on engineering education, the educational model of the engineer and a specific training system for young people (the employment scheme). young). This approach to professionalization aims to build a three-dimensional reading of professionalization on both established and emerging professional activities.
id UFMG-23_87d0104664b4ee722951fc3fd2eb9043
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9842
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling COMPREENDER OS PROCESSOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO: UMA PERSPECTIVA EM TRÊS NÍVEIS DE ANÁLISE | UNDERSTANDING THE PROCESS OF PROFESSIONALIZATION: A PERSPECTIVE THREE LEVELS OF ANALYSISProfissionalizaçãoNíveis de análisesAtividade formativaAtividades profissionaisProfessionalizationLevels of analysisTraining activitiesProfessional activities.O artigo propõe entender melhor a profissionalização atividades formativas e das atividades profissionais. Ele primeiro situa o quadro teórico da questão, colocando-a em um objeto científico na sociologia e nas ciências da educação. Em seguida, uma abordagem original é apresentada, incluindo uma análise temporal, articulando três níveis de atividades: macro (construção histórica e construção social do conhecimento da atividade), meso (dispositivos institucionais de formação e trabalho) e micro (vivido dos sujeitos, dinâmica individual). Esta reflexão baseia-se na apresentação de três processos de profissionalização, a partir de pesquisas empíricas realizadas pelo autor sobre educação em engenharia, o modelo educacional do engenheiro e um sistema específico de formação para jovens (o esquema de emprego jovem). Essa abordagem da profissionalização visa construir uma leitura tridimensional da profissionalização em atividades profissionais estabelecidas e emergentes.___The article proposes to better understand professionalization formative activities and professional activities. He first situates the theoretical framework of the question by putting it into a scientific object in sociology and the sciences of education. Then an original approach is presented, including a temporal analysis, articulating three levels of activities: macro (historical construction and social construction of the knowledge of the activity), meso (institutional devices of formation and work) and micro (lived of the subjects , individual dynamics). This reflection is based on the presentation of three professionalization processes stemming from empirical research carried out by the author on engineering education, the educational model of the engineer and a specific training system for young people (the employment scheme). young). This approach to professionalization aims to build a three-dimensional reading of professionalization on both established and emerging professional activities.Universidade Federal de Minas Gerais2018-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9842Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 3 (2018); 59-72Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 3 (2018); 59-72Trabalho & Educação; Vol. 27 No 3 (2018); 59-72Trabalho & Educação; v. 27 n. 3 (2018); 59-722238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9842/6911https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9842/9703Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessRoquet, Pascal2019-02-01T19:53:36Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9842Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:53:36Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPREENDER OS PROCESSOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO: UMA PERSPECTIVA EM TRÊS NÍVEIS DE ANÁLISE | UNDERSTANDING THE PROCESS OF PROFESSIONALIZATION: A PERSPECTIVE THREE LEVELS OF ANALYSIS
title COMPREENDER OS PROCESSOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO: UMA PERSPECTIVA EM TRÊS NÍVEIS DE ANÁLISE | UNDERSTANDING THE PROCESS OF PROFESSIONALIZATION: A PERSPECTIVE THREE LEVELS OF ANALYSIS
spellingShingle COMPREENDER OS PROCESSOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO: UMA PERSPECTIVA EM TRÊS NÍVEIS DE ANÁLISE | UNDERSTANDING THE PROCESS OF PROFESSIONALIZATION: A PERSPECTIVE THREE LEVELS OF ANALYSIS
Roquet, Pascal
Profissionalização
Níveis de análises
Atividade formativa
Atividades profissionais
Professionalization
Levels of analysis
Training activities
Professional activities.
title_short COMPREENDER OS PROCESSOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO: UMA PERSPECTIVA EM TRÊS NÍVEIS DE ANÁLISE | UNDERSTANDING THE PROCESS OF PROFESSIONALIZATION: A PERSPECTIVE THREE LEVELS OF ANALYSIS
title_full COMPREENDER OS PROCESSOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO: UMA PERSPECTIVA EM TRÊS NÍVEIS DE ANÁLISE | UNDERSTANDING THE PROCESS OF PROFESSIONALIZATION: A PERSPECTIVE THREE LEVELS OF ANALYSIS
title_fullStr COMPREENDER OS PROCESSOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO: UMA PERSPECTIVA EM TRÊS NÍVEIS DE ANÁLISE | UNDERSTANDING THE PROCESS OF PROFESSIONALIZATION: A PERSPECTIVE THREE LEVELS OF ANALYSIS
title_full_unstemmed COMPREENDER OS PROCESSOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO: UMA PERSPECTIVA EM TRÊS NÍVEIS DE ANÁLISE | UNDERSTANDING THE PROCESS OF PROFESSIONALIZATION: A PERSPECTIVE THREE LEVELS OF ANALYSIS
title_sort COMPREENDER OS PROCESSOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO: UMA PERSPECTIVA EM TRÊS NÍVEIS DE ANÁLISE | UNDERSTANDING THE PROCESS OF PROFESSIONALIZATION: A PERSPECTIVE THREE LEVELS OF ANALYSIS
author Roquet, Pascal
author_facet Roquet, Pascal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roquet, Pascal
dc.subject.por.fl_str_mv Profissionalização
Níveis de análises
Atividade formativa
Atividades profissionais
Professionalization
Levels of analysis
Training activities
Professional activities.
topic Profissionalização
Níveis de análises
Atividade formativa
Atividades profissionais
Professionalization
Levels of analysis
Training activities
Professional activities.
description O artigo propõe entender melhor a profissionalização atividades formativas e das atividades profissionais. Ele primeiro situa o quadro teórico da questão, colocando-a em um objeto científico na sociologia e nas ciências da educação. Em seguida, uma abordagem original é apresentada, incluindo uma análise temporal, articulando três níveis de atividades: macro (construção histórica e construção social do conhecimento da atividade), meso (dispositivos institucionais de formação e trabalho) e micro (vivido dos sujeitos, dinâmica individual). Esta reflexão baseia-se na apresentação de três processos de profissionalização, a partir de pesquisas empíricas realizadas pelo autor sobre educação em engenharia, o modelo educacional do engenheiro e um sistema específico de formação para jovens (o esquema de emprego jovem). Essa abordagem da profissionalização visa construir uma leitura tridimensional da profissionalização em atividades profissionais estabelecidas e emergentes.___The article proposes to better understand professionalization formative activities and professional activities. He first situates the theoretical framework of the question by putting it into a scientific object in sociology and the sciences of education. Then an original approach is presented, including a temporal analysis, articulating three levels of activities: macro (historical construction and social construction of the knowledge of the activity), meso (institutional devices of formation and work) and micro (lived of the subjects , individual dynamics). This reflection is based on the presentation of three professionalization processes stemming from empirical research carried out by the author on engineering education, the educational model of the engineer and a specific training system for young people (the employment scheme). young). This approach to professionalization aims to build a three-dimensional reading of professionalization on both established and emerging professional activities.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9842
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9842/6911
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9842/9703
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 3 (2018); 59-72
Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 3 (2018); 59-72
Trabalho & Educação; Vol. 27 No 3 (2018); 59-72
Trabalho & Educação; v. 27 n. 3 (2018); 59-72
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220514659303424