EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CRÍTICA À IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO ESTADO DO CEARÁ | Professional education: criticism to implantation of Integrated Secondary Education in the State of Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Deribaldo Gomes dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mendes, José Ernandi, Mendes Segundo, Maria das Dores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9536
Resumo: The article has a bibliographic theoretical nature, aims to analyze the implementation of the proposed Integrated Secondary Education in the State in Ceará, which was accomplished through the creation of the State Schools of Professional Education (EEEPs). This paper analyzes the integration of secondary level professional education modality meets the challenge of providing for workers’ children a school with quality, while contributing to the elevation of the discrete social indices achieved by the State of Ceará. The methodology used in this work is documentary-bibliographic, and are based mainly on the analysis of documents that give legal and philosophical support to vocational education policy in the state of Ceará, in the last decade, such as the Resolution No. 6/2012, which deals with the National Curriculum Guidelines for Vocational and Technical High School Education, state law n ̊11.741 / 08, and the documents adopted by the Social Institute of Co-responsibility, such as the social and educational Entrepreneurial Technology (TESE – acronym en Portuguese) arising from the Company Theory Odebrecht (TEO ). We can infer that the Integrated School project of Ceará has a vocational training deeply related to market needs, while moves away of the interests of workers and of a development model that favors the whole of society.__O artigo tem como objetivo principal refletir sobre a implantação da proposta Ensino Médio Integrado do Estado do Ceará, que se efetivou por intermédio da criação das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). O presente trabalho analisa a integração do nível médio à modalidade educação profissional e em que medida atende ao desafio de disponibilizar para os filhos dos trabalhadores uma escola de qualidade, ao mesmo tempo que contribui para a melhoria dos discretos índices sociais do Estado do Ceará. A metodologia utilizada neste trabalho tem caráter documental-bibliográfico, pautando-se, sobretudo, pela análise de documentos que dão suporte legal e filosófico à política de educação profissional no Estado do Ceará na última década, tais como a Resolução no 6/2012, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, a Lei estadual no 11.741/08, bem como os documentos adotados pelo Instituto de Corresponsabilidade Social, a exemplo da Tecnologia Empresarial Socio Educacional (TESE), oriunda da Teoria Empresarial Odebrecht (TEO). Podemos aferir que o projeto Ensino Médio Integrado do Estado do Ceará apresenta uma formação profissional profundamente relacionada às necessidades do mercado, ao mesmo tempo que se distancia dos interesses dos trabalhadores e de um modelo de desenvolvimento que favoreça o conjunto da sociedade.
id UFMG-23_88a725092828f2619417086f1f460661
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9536
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CRÍTICA À IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO ESTADO DO CEARÁ | Professional education: criticism to implantation of Integrated Secondary Education in the State of CearáEducação ProfissionalEnsino MédioMercado de TrabalhoVocational educationHigh SchoolLabour marketEnsino ProfissionalizanteThe article has a bibliographic theoretical nature, aims to analyze the implementation of the proposed Integrated Secondary Education in the State in Ceará, which was accomplished through the creation of the State Schools of Professional Education (EEEPs). This paper analyzes the integration of secondary level professional education modality meets the challenge of providing for workers’ children a school with quality, while contributing to the elevation of the discrete social indices achieved by the State of Ceará. The methodology used in this work is documentary-bibliographic, and are based mainly on the analysis of documents that give legal and philosophical support to vocational education policy in the state of Ceará, in the last decade, such as the Resolution No. 6/2012, which deals with the National Curriculum Guidelines for Vocational and Technical High School Education, state law n ̊11.741 / 08, and the documents adopted by the Social Institute of Co-responsibility, such as the social and educational Entrepreneurial Technology (TESE – acronym en Portuguese) arising from the Company Theory Odebrecht (TEO ). We can infer that the Integrated School project of Ceará has a vocational training deeply related to market needs, while moves away of the interests of workers and of a development model that favors the whole of society.__O artigo tem como objetivo principal refletir sobre a implantação da proposta Ensino Médio Integrado do Estado do Ceará, que se efetivou por intermédio da criação das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). O presente trabalho analisa a integração do nível médio à modalidade educação profissional e em que medida atende ao desafio de disponibilizar para os filhos dos trabalhadores uma escola de qualidade, ao mesmo tempo que contribui para a melhoria dos discretos índices sociais do Estado do Ceará. A metodologia utilizada neste trabalho tem caráter documental-bibliográfico, pautando-se, sobretudo, pela análise de documentos que dão suporte legal e filosófico à política de educação profissional no Estado do Ceará na última década, tais como a Resolução no 6/2012, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, a Lei estadual no 11.741/08, bem como os documentos adotados pelo Instituto de Corresponsabilidade Social, a exemplo da Tecnologia Empresarial Socio Educacional (TESE), oriunda da Teoria Empresarial Odebrecht (TEO). Podemos aferir que o projeto Ensino Médio Integrado do Estado do Ceará apresenta uma formação profissional profundamente relacionada às necessidades do mercado, ao mesmo tempo que se distancia dos interesses dos trabalhadores e de um modelo de desenvolvimento que favoreça o conjunto da sociedade.Universidade Federal de Minas Gerais2016-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfico e documentalapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9536Trabalho & Educação; Vol. 25 No. 3 (2016); 189-205Trabalho & Educação; Vol. 25 Núm. 3 (2016); 189-205Trabalho & Educação; Vol. 25 No 3 (2016); 189-205Trabalho & Educação; v. 25 n. 3 (2016); 189-2052238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9536/6795Copyright (c) 2017 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, José Deribaldo Gomes dosMendes, José ErnandiMendes Segundo, Maria das Dores2019-02-01T19:52:49Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9536Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:49Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CRÍTICA À IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO ESTADO DO CEARÁ | Professional education: criticism to implantation of Integrated Secondary Education in the State of Ceará
title EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CRÍTICA À IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO ESTADO DO CEARÁ | Professional education: criticism to implantation of Integrated Secondary Education in the State of Ceará
spellingShingle EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CRÍTICA À IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO ESTADO DO CEARÁ | Professional education: criticism to implantation of Integrated Secondary Education in the State of Ceará
Santos, José Deribaldo Gomes dos
Educação Profissional
Ensino Médio
Mercado de Trabalho
Vocational education
High School
Labour market
Ensino Profissionalizante
title_short EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CRÍTICA À IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO ESTADO DO CEARÁ | Professional education: criticism to implantation of Integrated Secondary Education in the State of Ceará
title_full EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CRÍTICA À IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO ESTADO DO CEARÁ | Professional education: criticism to implantation of Integrated Secondary Education in the State of Ceará
title_fullStr EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CRÍTICA À IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO ESTADO DO CEARÁ | Professional education: criticism to implantation of Integrated Secondary Education in the State of Ceará
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CRÍTICA À IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO ESTADO DO CEARÁ | Professional education: criticism to implantation of Integrated Secondary Education in the State of Ceará
title_sort EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CRÍTICA À IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO ESTADO DO CEARÁ | Professional education: criticism to implantation of Integrated Secondary Education in the State of Ceará
author Santos, José Deribaldo Gomes dos
author_facet Santos, José Deribaldo Gomes dos
Mendes, José Ernandi
Mendes Segundo, Maria das Dores
author_role author
author2 Mendes, José Ernandi
Mendes Segundo, Maria das Dores
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Deribaldo Gomes dos
Mendes, José Ernandi
Mendes Segundo, Maria das Dores
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional
Ensino Médio
Mercado de Trabalho
Vocational education
High School
Labour market
Ensino Profissionalizante
topic Educação Profissional
Ensino Médio
Mercado de Trabalho
Vocational education
High School
Labour market
Ensino Profissionalizante
description The article has a bibliographic theoretical nature, aims to analyze the implementation of the proposed Integrated Secondary Education in the State in Ceará, which was accomplished through the creation of the State Schools of Professional Education (EEEPs). This paper analyzes the integration of secondary level professional education modality meets the challenge of providing for workers’ children a school with quality, while contributing to the elevation of the discrete social indices achieved by the State of Ceará. The methodology used in this work is documentary-bibliographic, and are based mainly on the analysis of documents that give legal and philosophical support to vocational education policy in the state of Ceará, in the last decade, such as the Resolution No. 6/2012, which deals with the National Curriculum Guidelines for Vocational and Technical High School Education, state law n ̊11.741 / 08, and the documents adopted by the Social Institute of Co-responsibility, such as the social and educational Entrepreneurial Technology (TESE – acronym en Portuguese) arising from the Company Theory Odebrecht (TEO ). We can infer that the Integrated School project of Ceará has a vocational training deeply related to market needs, while moves away of the interests of workers and of a development model that favors the whole of society.__O artigo tem como objetivo principal refletir sobre a implantação da proposta Ensino Médio Integrado do Estado do Ceará, que se efetivou por intermédio da criação das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). O presente trabalho analisa a integração do nível médio à modalidade educação profissional e em que medida atende ao desafio de disponibilizar para os filhos dos trabalhadores uma escola de qualidade, ao mesmo tempo que contribui para a melhoria dos discretos índices sociais do Estado do Ceará. A metodologia utilizada neste trabalho tem caráter documental-bibliográfico, pautando-se, sobretudo, pela análise de documentos que dão suporte legal e filosófico à política de educação profissional no Estado do Ceará na última década, tais como a Resolução no 6/2012, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, a Lei estadual no 11.741/08, bem como os documentos adotados pelo Instituto de Corresponsabilidade Social, a exemplo da Tecnologia Empresarial Socio Educacional (TESE), oriunda da Teoria Empresarial Odebrecht (TEO). Podemos aferir que o projeto Ensino Médio Integrado do Estado do Ceará apresenta uma formação profissional profundamente relacionada às necessidades do mercado, ao mesmo tempo que se distancia dos interesses dos trabalhadores e de um modelo de desenvolvimento que favoreça o conjunto da sociedade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfico e documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9536
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9536/6795
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 25 No. 3 (2016); 189-205
Trabalho & Educação; Vol. 25 Núm. 3 (2016); 189-205
Trabalho & Educação; Vol. 25 No 3 (2016); 189-205
Trabalho & Educação; v. 25 n. 3 (2016); 189-205
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513955708928