ANÁLISE ESTATÍSTICA DE EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO COLÉGIO ESTADUAL DE PATO BRANCO / Statiscal analysis of dropout in vocational school education of Colégio Estadual de Pato Branco
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9439 |
Resumo: | This article is the result of quantitative exploratory phase of a Stricto Sensu Course Research Project - Master in Regional Development at Federal Technological University of Paraná, Pato Branco Campus, whose problematic research is Dropouts in High Scholl Technical Subsequent Courses Pato Branco Public School (CEPB). The CEPB has a tradition of offering professional education courses in the city of Pato Branco since the 1970s, however, the courses have registered an increase in dropout rates in recent years, which raised the need to carry out a search more detail on this phenomenon. So this article aims to systematize and through quantitative analysis of data on the Middle Level Technical Courses Subsequent mode CEPB to identify dropout rates and graduation of students in these courses, and the identification of possible relationships between different variables research indicating relevant aspects of grouping individuals with correlated features that allow the prediction of a sample of individuals for future qualitative research to identify factors that contribute or not to the truancy of professional courses.___Este artigo é resultante da fase exploratória quantitativa do Projeto de Pesquisa do Curso de Pós- GraduaçãoStricto Sensu - Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,Campus Pato Branco - cuja problemática de pesquisa é a Evasão Escolar nos Cursos Técnicos de Nível Médio Subsequentes do Colégio Estadual de Pato Branco (CEPB). O CEPB tem a tradição de ofertar cursos de educação profissional no município de Pato Branco desde a década de 1970, no entanto, os cursos têm registrado uma elevação nas taxas de evasão escolar nos últimos anos, o que suscitou a necessidade da realização de uma pesquisa mais pormenorizada sobre o fenômeno. Portanto, este artigo tem como objetivo a sistematização e análise quantitativa de dados referentes aos Cursos Técnicos de Nível Médio modalidade Subsequente do CEPB, para identificação das taxas de evasão e diplomação dos alunos nos referidos cursos, bem como a identificação de possíveis relações entre as diferentes variáveis de pesquisa que indiquem aspectos relevantes de agrupamento de indivíduos com características correlacionadas que possibilitem a predição de uma amostra de indivíduos para uma futura pesquisa de caráter qualitativo a fim de identificar fatores que contribuam ou não para a evasão escolar dos cursos profissionalizantes. |
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ANÁLISE ESTATÍSTICA DE EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO COLÉGIO ESTADUAL DE PATO BRANCO / Statiscal analysis of dropout in vocational school education of Colégio Estadual de Pato BrancoEducação ProfissionalEvasão EscolarAnálise Estatística | Vocational EducationHigh School DropoutStatistical Analysis370.05This article is the result of quantitative exploratory phase of a Stricto Sensu Course Research Project - Master in Regional Development at Federal Technological University of Paraná, Pato Branco Campus, whose problematic research is Dropouts in High Scholl Technical Subsequent Courses Pato Branco Public School (CEPB). The CEPB has a tradition of offering professional education courses in the city of Pato Branco since the 1970s, however, the courses have registered an increase in dropout rates in recent years, which raised the need to carry out a search more detail on this phenomenon. So this article aims to systematize and through quantitative analysis of data on the Middle Level Technical Courses Subsequent mode CEPB to identify dropout rates and graduation of students in these courses, and the identification of possible relationships between different variables research indicating relevant aspects of grouping individuals with correlated features that allow the prediction of a sample of individuals for future qualitative research to identify factors that contribute or not to the truancy of professional courses.___Este artigo é resultante da fase exploratória quantitativa do Projeto de Pesquisa do Curso de Pós- GraduaçãoStricto Sensu - Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,Campus Pato Branco - cuja problemática de pesquisa é a Evasão Escolar nos Cursos Técnicos de Nível Médio Subsequentes do Colégio Estadual de Pato Branco (CEPB). O CEPB tem a tradição de ofertar cursos de educação profissional no município de Pato Branco desde a década de 1970, no entanto, os cursos têm registrado uma elevação nas taxas de evasão escolar nos últimos anos, o que suscitou a necessidade da realização de uma pesquisa mais pormenorizada sobre o fenômeno. Portanto, este artigo tem como objetivo a sistematização e análise quantitativa de dados referentes aos Cursos Técnicos de Nível Médio modalidade Subsequente do CEPB, para identificação das taxas de evasão e diplomação dos alunos nos referidos cursos, bem como a identificação de possíveis relações entre as diferentes variáveis de pesquisa que indiquem aspectos relevantes de agrupamento de indivíduos com características correlacionadas que possibilitem a predição de uma amostra de indivíduos para uma futura pesquisa de caráter qualitativo a fim de identificar fatores que contribuam ou não para a evasão escolar dos cursos profissionalizantes. Universidade Federal de Minas Gerais2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9439Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 2 (2015); 209-227Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 2 (2015); 209-227Trabalho & Educação; Vol. 24 No 2 (2015); 209-227Trabalho & Educação; v. 24 n. 2 (2015); 209-2272238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9439/6733Copyright (c) 2016 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGugelmin, LisângelaSantos, Gilson DitzelPontarollo, Edilson2019-02-01T19:52:33Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9439Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:33Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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