CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA / Contradictions in the relation work-education in the rural area: Alternance Pedagogy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marlene
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8592
Resumo: movimentos sociais populares que lutam pela Reforma Agrária2. E tem por objetivo desvelar algumas contradições da Pedagogia da Alternância que vem sendo adotada pelos Movimentos Sociais Populares do Campo para a formação de agricultores. Para isso, traz questões que apontam para o seu potencial de integrar trabalho e educação e, ao mesmo tempo, para as barreiras estruturais que determinam as condições objetivas e subjetivas nas quais se concretizam o trabalho agrícola e a educação rural/do campo, na sociedade brasileira. Para o alcance deste objetivo há necessidade de se efetuarem algumas aproximações e diferenças entre a concepção de educação omnilateral, fundada na relação trabalho e educação queaparece no pensamento de Marx, Lênin e Gramsci, e as experiências de pedagogia dos tempos-espaços alternados de trabalho agrícola e educação escolar, que vêm se produzindo nos movimentos sociais populares do campo.
id UFMG-23_8f1adbce98e698ed812a3390d2d3c663
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8592
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA / Contradictions in the relation work-education in the rural area: Alternance PedagogyEducação e trabalhoPedagogiamovimentos sociais populares que lutam pela Reforma Agrária2. E tem por objetivo desvelar algumas contradições da Pedagogia da Alternância que vem sendo adotada pelos Movimentos Sociais Populares do Campo para a formação de agricultores. Para isso, traz questões que apontam para o seu potencial de integrar trabalho e educação e, ao mesmo tempo, para as barreiras estruturais que determinam as condições objetivas e subjetivas nas quais se concretizam o trabalho agrícola e a educação rural/do campo, na sociedade brasileira. Para o alcance deste objetivo há necessidade de se efetuarem algumas aproximações e diferenças entre a concepção de educação omnilateral, fundada na relação trabalho e educação queaparece no pensamento de Marx, Lênin e Gramsci, e as experiências de pedagogia dos tempos-espaços alternados de trabalho agrícola e educação escolar, que vêm se produzindo nos movimentos sociais populares do campo.Universidade Federal de Minas Gerais2010-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8592Trabalho & Educação; Vol. 17 No. 2 (2008); 131-144Trabalho & Educação; Vol. 17 Núm. 2 (2008); 131-144Trabalho & Educação; Vol. 17 No 2 (2008); 131-144Trabalho & Educação; v. 17 n. 2 (2008); 131-1442238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8592/6106Ribeiro, Marleneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:04Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8592Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:04Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA / Contradictions in the relation work-education in the rural area: Alternance Pedagogy
title CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA / Contradictions in the relation work-education in the rural area: Alternance Pedagogy
spellingShingle CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA / Contradictions in the relation work-education in the rural area: Alternance Pedagogy
Ribeiro, Marlene
Educação e trabalho
Pedagogia
title_short CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA / Contradictions in the relation work-education in the rural area: Alternance Pedagogy
title_full CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA / Contradictions in the relation work-education in the rural area: Alternance Pedagogy
title_fullStr CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA / Contradictions in the relation work-education in the rural area: Alternance Pedagogy
title_full_unstemmed CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA / Contradictions in the relation work-education in the rural area: Alternance Pedagogy
title_sort CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA / Contradictions in the relation work-education in the rural area: Alternance Pedagogy
author Ribeiro, Marlene
author_facet Ribeiro, Marlene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marlene
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e trabalho
Pedagogia
topic Educação e trabalho
Pedagogia
description movimentos sociais populares que lutam pela Reforma Agrária2. E tem por objetivo desvelar algumas contradições da Pedagogia da Alternância que vem sendo adotada pelos Movimentos Sociais Populares do Campo para a formação de agricultores. Para isso, traz questões que apontam para o seu potencial de integrar trabalho e educação e, ao mesmo tempo, para as barreiras estruturais que determinam as condições objetivas e subjetivas nas quais se concretizam o trabalho agrícola e a educação rural/do campo, na sociedade brasileira. Para o alcance deste objetivo há necessidade de se efetuarem algumas aproximações e diferenças entre a concepção de educação omnilateral, fundada na relação trabalho e educação queaparece no pensamento de Marx, Lênin e Gramsci, e as experiências de pedagogia dos tempos-espaços alternados de trabalho agrícola e educação escolar, que vêm se produzindo nos movimentos sociais populares do campo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8592
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8592/6106
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 17 No. 2 (2008); 131-144
Trabalho & Educação; Vol. 17 Núm. 2 (2008); 131-144
Trabalho & Educação; Vol. 17 No 2 (2008); 131-144
Trabalho & Educação; v. 17 n. 2 (2008); 131-144
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220510970413056