CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA / Contradictions in the relation work-education in the rural area: Alternance Pedagogy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8592 |
Resumo: | movimentos sociais populares que lutam pela Reforma Agrária2. E tem por objetivo desvelar algumas contradições da Pedagogia da Alternância que vem sendo adotada pelos Movimentos Sociais Populares do Campo para a formação de agricultores. Para isso, traz questões que apontam para o seu potencial de integrar trabalho e educação e, ao mesmo tempo, para as barreiras estruturais que determinam as condições objetivas e subjetivas nas quais se concretizam o trabalho agrícola e a educação rural/do campo, na sociedade brasileira. Para o alcance deste objetivo há necessidade de se efetuarem algumas aproximações e diferenças entre a concepção de educação omnilateral, fundada na relação trabalho e educação queaparece no pensamento de Marx, Lênin e Gramsci, e as experiências de pedagogia dos tempos-espaços alternados de trabalho agrícola e educação escolar, que vêm se produzindo nos movimentos sociais populares do campo. |
id |
UFMG-23_8f1adbce98e698ed812a3390d2d3c663 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/8592 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA / Contradictions in the relation work-education in the rural area: Alternance PedagogyEducação e trabalhoPedagogiamovimentos sociais populares que lutam pela Reforma Agrária2. E tem por objetivo desvelar algumas contradições da Pedagogia da Alternância que vem sendo adotada pelos Movimentos Sociais Populares do Campo para a formação de agricultores. Para isso, traz questões que apontam para o seu potencial de integrar trabalho e educação e, ao mesmo tempo, para as barreiras estruturais que determinam as condições objetivas e subjetivas nas quais se concretizam o trabalho agrícola e a educação rural/do campo, na sociedade brasileira. Para o alcance deste objetivo há necessidade de se efetuarem algumas aproximações e diferenças entre a concepção de educação omnilateral, fundada na relação trabalho e educação queaparece no pensamento de Marx, Lênin e Gramsci, e as experiências de pedagogia dos tempos-espaços alternados de trabalho agrícola e educação escolar, que vêm se produzindo nos movimentos sociais populares do campo.Universidade Federal de Minas Gerais2010-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8592Trabalho & Educação; Vol. 17 No. 2 (2008); 131-144Trabalho & Educação; Vol. 17 Núm. 2 (2008); 131-144Trabalho & Educação; Vol. 17 No 2 (2008); 131-144Trabalho & Educação; v. 17 n. 2 (2008); 131-1442238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8592/6106Ribeiro, Marleneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:04Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8592Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:04Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA / Contradictions in the relation work-education in the rural area: Alternance Pedagogy |
title |
CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA / Contradictions in the relation work-education in the rural area: Alternance Pedagogy |
spellingShingle |
CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA / Contradictions in the relation work-education in the rural area: Alternance Pedagogy Ribeiro, Marlene Educação e trabalho Pedagogia |
title_short |
CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA / Contradictions in the relation work-education in the rural area: Alternance Pedagogy |
title_full |
CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA / Contradictions in the relation work-education in the rural area: Alternance Pedagogy |
title_fullStr |
CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA / Contradictions in the relation work-education in the rural area: Alternance Pedagogy |
title_full_unstemmed |
CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA / Contradictions in the relation work-education in the rural area: Alternance Pedagogy |
title_sort |
CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA / Contradictions in the relation work-education in the rural area: Alternance Pedagogy |
author |
Ribeiro, Marlene |
author_facet |
Ribeiro, Marlene |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Marlene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e trabalho Pedagogia |
topic |
Educação e trabalho Pedagogia |
description |
movimentos sociais populares que lutam pela Reforma Agrária2. E tem por objetivo desvelar algumas contradições da Pedagogia da Alternância que vem sendo adotada pelos Movimentos Sociais Populares do Campo para a formação de agricultores. Para isso, traz questões que apontam para o seu potencial de integrar trabalho e educação e, ao mesmo tempo, para as barreiras estruturais que determinam as condições objetivas e subjetivas nas quais se concretizam o trabalho agrícola e a educação rural/do campo, na sociedade brasileira. Para o alcance deste objetivo há necessidade de se efetuarem algumas aproximações e diferenças entre a concepção de educação omnilateral, fundada na relação trabalho e educação queaparece no pensamento de Marx, Lênin e Gramsci, e as experiências de pedagogia dos tempos-espaços alternados de trabalho agrícola e educação escolar, que vêm se produzindo nos movimentos sociais populares do campo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8592 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8592/6106 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 17 No. 2 (2008); 131-144 Trabalho & Educação; Vol. 17 Núm. 2 (2008); 131-144 Trabalho & Educação; Vol. 17 No 2 (2008); 131-144 Trabalho & Educação; v. 17 n. 2 (2008); 131-144 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220510970413056 |