POLÍTICAS PARA O ENSINO SUPERIOR: PROFISSIONALIZAÇÃO OU PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE?

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Autor(a) principal:
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro, Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz, Rocha, Terezinha Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8700
Resumo: Este artigo centrado nas Políticas Públicas para o Ensino Superior analisa, tanto o aumento de controle sobre o professor, devido ao uso de métodos empresariais como o Gerencialismo, quanto o processo de precarização do trabalho, traduzido na intensificação, na exigência de uma  produtividade exacerbada, e na precarização das condições salariais  e de trabalho dos docentes. Este quadro decorre do contexto marcado pela globalização e pelo neoliberalismo que impactam, especialmente, o Ensino Superior que vem perdendo a qualidade do ensino, que se consubstancia no diálogo permanente entre ensino, pesquisa e extensão. A metodologia usada, foi a pesquisa teórica-conceitual, que contemplou a temática, de forma ampla e aprofundada. O texto foi dividido em partes: Gênese das Universidades; Análise crítica do Ensino Superior, na contemporaneidade;  Considerações Finais e Propostas para o resgate da Universidade como instituição social, pública,  democrática, crítica e de qualidade.
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