POLÍTICAS PARA O ENSINO SUPERIOR: PROFISSIONALIZAÇÃO OU PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE?
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8700 |
Resumo: | Este artigo centrado nas Políticas Públicas para o Ensino Superior analisa, tanto o aumento de controle sobre o professor, devido ao uso de métodos empresariais como o Gerencialismo, quanto o processo de precarização do trabalho, traduzido na intensificação, na exigência de uma produtividade exacerbada, e na precarização das condições salariais e de trabalho dos docentes. Este quadro decorre do contexto marcado pela globalização e pelo neoliberalismo que impactam, especialmente, o Ensino Superior que vem perdendo a qualidade do ensino, que se consubstancia no diálogo permanente entre ensino, pesquisa e extensão. A metodologia usada, foi a pesquisa teórica-conceitual, que contemplou a temática, de forma ampla e aprofundada. O texto foi dividido em partes: Gênese das Universidades; Análise crítica do Ensino Superior, na contemporaneidade; Considerações Finais e Propostas para o resgate da Universidade como instituição social, pública, democrática, crítica e de qualidade. |
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POLÍTICAS PARA O ENSINO SUPERIOR: PROFISSIONALIZAÇÃO OU PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE?Ensino Superior/UniversidadeTrabalho DocenteIntensificação/Controle e Precarização.370 EducaçãoEste artigo centrado nas Políticas Públicas para o Ensino Superior analisa, tanto o aumento de controle sobre o professor, devido ao uso de métodos empresariais como o Gerencialismo, quanto o processo de precarização do trabalho, traduzido na intensificação, na exigência de uma produtividade exacerbada, e na precarização das condições salariais e de trabalho dos docentes. Este quadro decorre do contexto marcado pela globalização e pelo neoliberalismo que impactam, especialmente, o Ensino Superior que vem perdendo a qualidade do ensino, que se consubstancia no diálogo permanente entre ensino, pesquisa e extensão. A metodologia usada, foi a pesquisa teórica-conceitual, que contemplou a temática, de forma ampla e aprofundada. O texto foi dividido em partes: Gênese das Universidades; Análise crítica do Ensino Superior, na contemporaneidade; Considerações Finais e Propostas para o resgate da Universidade como instituição social, pública, democrática, crítica e de qualidade.Universidade Federal de Minas Gerais2012-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8700Trabalho & Educação; Vol. 20 No. 2 (2011); 77-89Trabalho & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2011); 77-89Trabalho & Educação; Vol. 20 No 2 (2011); 77-89Trabalho & Educação; v. 20 n. 2 (2011); 77-892238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8700/6207Oliveira, Maria Auxiliadora MonteiroPaschoalino, Jussara Bueno de QueirozRocha, Terezinha Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:14Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8700Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:14Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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