PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO: TENSÕES ENTRE TRABALHO E EMPREGABILIDADE | National Pact for Secondary Education Strengthening and Reinventing High School: tensions between work and employability

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanardi, Teodoro Adriano Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Veloso, Silene Gelmini Araújo, Cleres, Wanderson Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9501
Resumo: The high school is a privileged field for the development of educational projects aimed at the qualification of young people for the labor market. However, the strong evasion and the lack of identity and meaning have caused an explicit failure of such projects. Earlier this decade, the National Curriculum Guidelines for High School brought the Work as an educational principle and a training proposal that would allow not only students but also educators to articulate the knowledge with its transforming action. At the same time in 2012, the development of a curriculum project that focuses on employability aimed at high school began in flagrant inconsistency with the CGHSs. This article aims at the critical analysis of the proposals on the basis of Work and Employability categories and authors as Marise Ramos, Pablo Gentili and Marx. __ Ensino Médio é um campo privilegiado para o desenvolvimento dos projetos educacionais voltados à qualificação dos jovens para o mercado de trabalho. No entanto, a forte evasão e a carência de identidade e significado têm provocado um explícito fracasso de tais projetos. No início desta década, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Ensino Médio (DCNEM) trouxeram o trabalho como princípio educativo e uma proposta de formação que possibilitasse não só aos educandos, mas também aos educadores articular conhecimento e ação transformadora. Concomitantemente, em 2012, iniciou-se o desenvolvimento de um projeto curricular nas escolas da Rede Estadual de Minas Gerais que privilegiou a empregabilidade como objetivo do Ensino Médio, em flagrante incompatibilidade com as DCNEM. Este artigo tem como objetivo a análise crítica dessas propostas com base nas categorias trabalho e empregabilidade e em autores como Marise Ramos, Pablo Gentili e Marx.
id UFMG-23_b566bf8fe568167d28c2cd39944b91ae
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9501
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO: TENSÕES ENTRE TRABALHO E EMPREGABILIDADE | National Pact for Secondary Education Strengthening and Reinventing High School: tensions between work and employabilityPacto Nacional para o Fortalecimento do Ensino MédioReinventando o Ensino MédioTrabalho e EmpregabilidadeNational Pact for Secondary Education StrengtheningReinventing High Schoolwork employabilityThe high school is a privileged field for the development of educational projects aimed at the qualification of young people for the labor market. However, the strong evasion and the lack of identity and meaning have caused an explicit failure of such projects. Earlier this decade, the National Curriculum Guidelines for High School brought the Work as an educational principle and a training proposal that would allow not only students but also educators to articulate the knowledge with its transforming action. At the same time in 2012, the development of a curriculum project that focuses on employability aimed at high school began in flagrant inconsistency with the CGHSs. This article aims at the critical analysis of the proposals on the basis of Work and Employability categories and authors as Marise Ramos, Pablo Gentili and Marx. __ Ensino Médio é um campo privilegiado para o desenvolvimento dos projetos educacionais voltados à qualificação dos jovens para o mercado de trabalho. No entanto, a forte evasão e a carência de identidade e significado têm provocado um explícito fracasso de tais projetos. No início desta década, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Ensino Médio (DCNEM) trouxeram o trabalho como princípio educativo e uma proposta de formação que possibilitasse não só aos educandos, mas também aos educadores articular conhecimento e ação transformadora. Concomitantemente, em 2012, iniciou-se o desenvolvimento de um projeto curricular nas escolas da Rede Estadual de Minas Gerais que privilegiou a empregabilidade como objetivo do Ensino Médio, em flagrante incompatibilidade com as DCNEM. Este artigo tem como objetivo a análise crítica dessas propostas com base nas categorias trabalho e empregabilidade e em autores como Marise Ramos, Pablo Gentili e Marx.Universidade Federal de Minas Gerais2016-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9501Trabalho & Educação; Vol. 25 No. 3 (2016); 173-188Trabalho & Educação; Vol. 25 Núm. 3 (2016); 173-188Trabalho & Educação; Vol. 25 No 3 (2016); 173-188Trabalho & Educação; v. 25 n. 3 (2016); 173-1882238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9501/6785Copyright (c) 2017 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZanardi, Teodoro Adriano CostaVeloso, Silene Gelmini AraújoCleres, Wanderson Souza2019-02-01T19:52:44Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9501Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:44Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO: TENSÕES ENTRE TRABALHO E EMPREGABILIDADE | National Pact for Secondary Education Strengthening and Reinventing High School: tensions between work and employability
title PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO: TENSÕES ENTRE TRABALHO E EMPREGABILIDADE | National Pact for Secondary Education Strengthening and Reinventing High School: tensions between work and employability
spellingShingle PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO: TENSÕES ENTRE TRABALHO E EMPREGABILIDADE | National Pact for Secondary Education Strengthening and Reinventing High School: tensions between work and employability
Zanardi, Teodoro Adriano Costa
Pacto Nacional para o Fortalecimento do Ensino Médio
Reinventando o Ensino Médio
Trabalho e Empregabilidade
National Pact for Secondary Education Strengthening
Reinventing High School
work employability
title_short PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO: TENSÕES ENTRE TRABALHO E EMPREGABILIDADE | National Pact for Secondary Education Strengthening and Reinventing High School: tensions between work and employability
title_full PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO: TENSÕES ENTRE TRABALHO E EMPREGABILIDADE | National Pact for Secondary Education Strengthening and Reinventing High School: tensions between work and employability
title_fullStr PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO: TENSÕES ENTRE TRABALHO E EMPREGABILIDADE | National Pact for Secondary Education Strengthening and Reinventing High School: tensions between work and employability
title_full_unstemmed PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO: TENSÕES ENTRE TRABALHO E EMPREGABILIDADE | National Pact for Secondary Education Strengthening and Reinventing High School: tensions between work and employability
title_sort PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO: TENSÕES ENTRE TRABALHO E EMPREGABILIDADE | National Pact for Secondary Education Strengthening and Reinventing High School: tensions between work and employability
author Zanardi, Teodoro Adriano Costa
author_facet Zanardi, Teodoro Adriano Costa
Veloso, Silene Gelmini Araújo
Cleres, Wanderson Souza
author_role author
author2 Veloso, Silene Gelmini Araújo
Cleres, Wanderson Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanardi, Teodoro Adriano Costa
Veloso, Silene Gelmini Araújo
Cleres, Wanderson Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Pacto Nacional para o Fortalecimento do Ensino Médio
Reinventando o Ensino Médio
Trabalho e Empregabilidade
National Pact for Secondary Education Strengthening
Reinventing High School
work employability
topic Pacto Nacional para o Fortalecimento do Ensino Médio
Reinventando o Ensino Médio
Trabalho e Empregabilidade
National Pact for Secondary Education Strengthening
Reinventing High School
work employability
description The high school is a privileged field for the development of educational projects aimed at the qualification of young people for the labor market. However, the strong evasion and the lack of identity and meaning have caused an explicit failure of such projects. Earlier this decade, the National Curriculum Guidelines for High School brought the Work as an educational principle and a training proposal that would allow not only students but also educators to articulate the knowledge with its transforming action. At the same time in 2012, the development of a curriculum project that focuses on employability aimed at high school began in flagrant inconsistency with the CGHSs. This article aims at the critical analysis of the proposals on the basis of Work and Employability categories and authors as Marise Ramos, Pablo Gentili and Marx. __ Ensino Médio é um campo privilegiado para o desenvolvimento dos projetos educacionais voltados à qualificação dos jovens para o mercado de trabalho. No entanto, a forte evasão e a carência de identidade e significado têm provocado um explícito fracasso de tais projetos. No início desta década, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Ensino Médio (DCNEM) trouxeram o trabalho como princípio educativo e uma proposta de formação que possibilitasse não só aos educandos, mas também aos educadores articular conhecimento e ação transformadora. Concomitantemente, em 2012, iniciou-se o desenvolvimento de um projeto curricular nas escolas da Rede Estadual de Minas Gerais que privilegiou a empregabilidade como objetivo do Ensino Médio, em flagrante incompatibilidade com as DCNEM. Este artigo tem como objetivo a análise crítica dessas propostas com base nas categorias trabalho e empregabilidade e em autores como Marise Ramos, Pablo Gentili e Marx.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9501
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9501/6785
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 25 No. 3 (2016); 173-188
Trabalho & Educação; Vol. 25 Núm. 3 (2016); 173-188
Trabalho & Educação; Vol. 25 No 3 (2016); 173-188
Trabalho & Educação; v. 25 n. 3 (2016); 173-188
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513930543104