POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MUNDO GLOBALIZADO: O CASO BRASILEIRO - ABORDAGEM COMENTADA / Curricula policies for professional education in globalized world: the brazilian case - A commented approach

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Rita Neto Sales
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Viana, Isabel Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8898
Resumo: O objetivo do texto é contribuir para o entendimento de políticas curriculares para a educação Profissional Técnica de nível médio (EP), no Brasil, salientando-se desafios a serem superados, para um tratamento da EP comprometida com a inclusão social. Nesse sentido, analisam-se documentos oficiais, tendo-se por pano de fundo o contexto da globalização e a sua expressão no campo da EP. Tendo-se por marco inicial a segunda metade da década de 1990, a análise mostra que as políticas em pauta são permeadas pelo predomínio das condições de se afirmar ou de se negar o ajuste à globalização. A partir do final da primeira metade da década de 2000, no âmbito dos marcos regulatórios, as políticas são reguladas pela ênfase na afirmação e negação, agora simultâneas, desse ajuste. Além disso, registra-se que, via de regra, as políticas gerais da EP no Brasil caracterizam-se pelo seu caráter impositivo, que implica a sua definição por meio de Decretos. A partir da  década passada, esse caráter encontra-se mediado pela categoria de conciliação. Tendo sido apresentado em uma Conferência Internacional, o texto é seguido de um comentário, na forma descontraída que este consente. Com um olhar enfileirado pela dinâmica do fenómeno da globalização, destacam-se inquietações e perspectivas em torno da problemática trazida pelo texto que não deixa de implicar uma singular acuidade e uma necessidade de descobrir respostas para os desafios do presente com visão de futuro.
id UFMG-23_b9585797834ba171247b30fbe0e9cb69
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8898
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MUNDO GLOBALIZADO: O CASO BRASILEIRO - ABORDAGEM COMENTADA / Curricula policies for professional education in globalized world: the brazilian case - A commented approachPolíticas de educação profissionalglobalizaçãodesafios na educação profissional375O objetivo do texto é contribuir para o entendimento de políticas curriculares para a educação Profissional Técnica de nível médio (EP), no Brasil, salientando-se desafios a serem superados, para um tratamento da EP comprometida com a inclusão social. Nesse sentido, analisam-se documentos oficiais, tendo-se por pano de fundo o contexto da globalização e a sua expressão no campo da EP. Tendo-se por marco inicial a segunda metade da década de 1990, a análise mostra que as políticas em pauta são permeadas pelo predomínio das condições de se afirmar ou de se negar o ajuste à globalização. A partir do final da primeira metade da década de 2000, no âmbito dos marcos regulatórios, as políticas são reguladas pela ênfase na afirmação e negação, agora simultâneas, desse ajuste. Além disso, registra-se que, via de regra, as políticas gerais da EP no Brasil caracterizam-se pelo seu caráter impositivo, que implica a sua definição por meio de Decretos. A partir da  década passada, esse caráter encontra-se mediado pela categoria de conciliação. Tendo sido apresentado em uma Conferência Internacional, o texto é seguido de um comentário, na forma descontraída que este consente. Com um olhar enfileirado pela dinâmica do fenómeno da globalização, destacam-se inquietações e perspectivas em torno da problemática trazida pelo texto que não deixa de implicar uma singular acuidade e uma necessidade de descobrir respostas para os desafios do presente com visão de futuro.Universidade Federal de Minas Gerais2012-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8898Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 2 (2012); 43-62Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 2 (2012); 43-62Trabalho & Educação; Vol. 21 No 2 (2012); 43-62Trabalho & Educação; v. 21 n. 2 (2012); 43-622238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8898/6397Oliveira, Maria Rita Neto SalesViana, Isabel Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:36Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8898Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:36Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MUNDO GLOBALIZADO: O CASO BRASILEIRO - ABORDAGEM COMENTADA / Curricula policies for professional education in globalized world: the brazilian case - A commented approach
title POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MUNDO GLOBALIZADO: O CASO BRASILEIRO - ABORDAGEM COMENTADA / Curricula policies for professional education in globalized world: the brazilian case - A commented approach
spellingShingle POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MUNDO GLOBALIZADO: O CASO BRASILEIRO - ABORDAGEM COMENTADA / Curricula policies for professional education in globalized world: the brazilian case - A commented approach
Oliveira, Maria Rita Neto Sales
Políticas de educação profissional
globalização
desafios na educação profissional
375
title_short POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MUNDO GLOBALIZADO: O CASO BRASILEIRO - ABORDAGEM COMENTADA / Curricula policies for professional education in globalized world: the brazilian case - A commented approach
title_full POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MUNDO GLOBALIZADO: O CASO BRASILEIRO - ABORDAGEM COMENTADA / Curricula policies for professional education in globalized world: the brazilian case - A commented approach
title_fullStr POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MUNDO GLOBALIZADO: O CASO BRASILEIRO - ABORDAGEM COMENTADA / Curricula policies for professional education in globalized world: the brazilian case - A commented approach
title_full_unstemmed POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MUNDO GLOBALIZADO: O CASO BRASILEIRO - ABORDAGEM COMENTADA / Curricula policies for professional education in globalized world: the brazilian case - A commented approach
title_sort POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MUNDO GLOBALIZADO: O CASO BRASILEIRO - ABORDAGEM COMENTADA / Curricula policies for professional education in globalized world: the brazilian case - A commented approach
author Oliveira, Maria Rita Neto Sales
author_facet Oliveira, Maria Rita Neto Sales
Viana, Isabel Carvalho
author_role author
author2 Viana, Isabel Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Rita Neto Sales
Viana, Isabel Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas de educação profissional
globalização
desafios na educação profissional
375
topic Políticas de educação profissional
globalização
desafios na educação profissional
375
description O objetivo do texto é contribuir para o entendimento de políticas curriculares para a educação Profissional Técnica de nível médio (EP), no Brasil, salientando-se desafios a serem superados, para um tratamento da EP comprometida com a inclusão social. Nesse sentido, analisam-se documentos oficiais, tendo-se por pano de fundo o contexto da globalização e a sua expressão no campo da EP. Tendo-se por marco inicial a segunda metade da década de 1990, a análise mostra que as políticas em pauta são permeadas pelo predomínio das condições de se afirmar ou de se negar o ajuste à globalização. A partir do final da primeira metade da década de 2000, no âmbito dos marcos regulatórios, as políticas são reguladas pela ênfase na afirmação e negação, agora simultâneas, desse ajuste. Além disso, registra-se que, via de regra, as políticas gerais da EP no Brasil caracterizam-se pelo seu caráter impositivo, que implica a sua definição por meio de Decretos. A partir da  década passada, esse caráter encontra-se mediado pela categoria de conciliação. Tendo sido apresentado em uma Conferência Internacional, o texto é seguido de um comentário, na forma descontraída que este consente. Com um olhar enfileirado pela dinâmica do fenómeno da globalização, destacam-se inquietações e perspectivas em torno da problemática trazida pelo texto que não deixa de implicar uma singular acuidade e uma necessidade de descobrir respostas para os desafios do presente com visão de futuro.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8898
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8898/6397
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 2 (2012); 43-62
Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 2 (2012); 43-62
Trabalho & Educação; Vol. 21 No 2 (2012); 43-62
Trabalho & Educação; v. 21 n. 2 (2012); 43-62
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220512134332416