MOVIMENTO OPERÁRIO ITALIANO, IVAR ODDONE E A INSTRUÇÃO AO SÓSIA | Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the Double
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9731 |
Resumo: | This article aims at prepare the reader for the article presented in the sequence (How to recover the professional knowledge), presenting the Instruction to the Double, its objectives, the context in which it was proposed and who was its proponent. In this way, it rescues the route of Ivar Oddone and the demands that made him to create the Instruction to the Double, as a strategy to enable communication between social actors with different professional backgrounds and practical experiences. It represents an effort to elucidate the most important aspects of this technique, its premises and its impacts on the development of Work Psychology and the sciences that have the work as focus of analysis and intervention. Finally, it discusses the current relevance from the Instruction to the Double and your reflections in the present time, especially regarding the connections between work, democracy and social transformation.___O presente artigo visa preparar o leitor para o artigo apresentado na sequência (Como recuperar o saber profissional), situando o que é a Instrução ao Sósia, seus objetivos, o contexto em que ela surgiu e quem foi o seu proponente. Desse modo, resgata o percurso de Ivar Oddone e as demandas que o levaram à elaboração da Instrução ao Sósia, enquanto estratégia para viabilização da comunicação entre atores sociais com diferentes formações profissionais e experiências práticas. Representa um esforço para elucidar os aspectos mais importantes desta técnica, suas premissas e seus impactos no desenvolvimento da Psicologia do Trabalho e das ciências que possuem no trabalho seu foco de análise e intervenção. Por fim, discute a relevância na atualidade das reflexões propiciadas pela Instrução ao Sósia na atualidade, especialmente no que diz respeito às vinculações entre trabalho, democracia e transformação social. |
id |
UFMG-23_cc288d72abcac0e31d166b4bc2fc1d12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9731 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MOVIMENTO OPERÁRIO ITALIANO, IVAR ODDONE E A INSTRUÇÃO AO SÓSIA | Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the DoubleInstrução ao SósiaPsicologia do TrabalhoMovimento Operário ItalianoInstruction to the DoubleWork PsychologyItalian Workers Movement370.05This article aims at prepare the reader for the article presented in the sequence (How to recover the professional knowledge), presenting the Instruction to the Double, its objectives, the context in which it was proposed and who was its proponent. In this way, it rescues the route of Ivar Oddone and the demands that made him to create the Instruction to the Double, as a strategy to enable communication between social actors with different professional backgrounds and practical experiences. It represents an effort to elucidate the most important aspects of this technique, its premises and its impacts on the development of Work Psychology and the sciences that have the work as focus of analysis and intervention. Finally, it discusses the current relevance from the Instruction to the Double and your reflections in the present time, especially regarding the connections between work, democracy and social transformation.___O presente artigo visa preparar o leitor para o artigo apresentado na sequência (Como recuperar o saber profissional), situando o que é a Instrução ao Sósia, seus objetivos, o contexto em que ela surgiu e quem foi o seu proponente. Desse modo, resgata o percurso de Ivar Oddone e as demandas que o levaram à elaboração da Instrução ao Sósia, enquanto estratégia para viabilização da comunicação entre atores sociais com diferentes formações profissionais e experiências práticas. Representa um esforço para elucidar os aspectos mais importantes desta técnica, suas premissas e seus impactos no desenvolvimento da Psicologia do Trabalho e das ciências que possuem no trabalho seu foco de análise e intervenção. Por fim, discute a relevância na atualidade das reflexões propiciadas pela Instrução ao Sósia na atualidade, especialmente no que diz respeito às vinculações entre trabalho, democracia e transformação social. Universidade Federal de Minas Gerais2018-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9731Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 3 (2017); 13-25Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 3 (2017); 13-25Trabalho & Educação; Vol. 26 No 3 (2017); 13-25Trabalho & Educação; v. 26 n. 3 (2017); 13-252238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9731/6873Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Maristela de Souza2019-02-01T19:53:19Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9731Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:53:19Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MOVIMENTO OPERÁRIO ITALIANO, IVAR ODDONE E A INSTRUÇÃO AO SÓSIA | Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the Double |
title |
MOVIMENTO OPERÁRIO ITALIANO, IVAR ODDONE E A INSTRUÇÃO AO SÓSIA | Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the Double |
spellingShingle |
MOVIMENTO OPERÁRIO ITALIANO, IVAR ODDONE E A INSTRUÇÃO AO SÓSIA | Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the Double Pereira, Maristela de Souza Instrução ao Sósia Psicologia do Trabalho Movimento Operário Italiano Instruction to the Double Work Psychology Italian Workers Movement 370.05 |
title_short |
MOVIMENTO OPERÁRIO ITALIANO, IVAR ODDONE E A INSTRUÇÃO AO SÓSIA | Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the Double |
title_full |
MOVIMENTO OPERÁRIO ITALIANO, IVAR ODDONE E A INSTRUÇÃO AO SÓSIA | Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the Double |
title_fullStr |
MOVIMENTO OPERÁRIO ITALIANO, IVAR ODDONE E A INSTRUÇÃO AO SÓSIA | Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the Double |
title_full_unstemmed |
MOVIMENTO OPERÁRIO ITALIANO, IVAR ODDONE E A INSTRUÇÃO AO SÓSIA | Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the Double |
title_sort |
MOVIMENTO OPERÁRIO ITALIANO, IVAR ODDONE E A INSTRUÇÃO AO SÓSIA | Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the Double |
author |
Pereira, Maristela de Souza |
author_facet |
Pereira, Maristela de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Maristela de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instrução ao Sósia Psicologia do Trabalho Movimento Operário Italiano Instruction to the Double Work Psychology Italian Workers Movement 370.05 |
topic |
Instrução ao Sósia Psicologia do Trabalho Movimento Operário Italiano Instruction to the Double Work Psychology Italian Workers Movement 370.05 |
description |
This article aims at prepare the reader for the article presented in the sequence (How to recover the professional knowledge), presenting the Instruction to the Double, its objectives, the context in which it was proposed and who was its proponent. In this way, it rescues the route of Ivar Oddone and the demands that made him to create the Instruction to the Double, as a strategy to enable communication between social actors with different professional backgrounds and practical experiences. It represents an effort to elucidate the most important aspects of this technique, its premises and its impacts on the development of Work Psychology and the sciences that have the work as focus of analysis and intervention. Finally, it discusses the current relevance from the Instruction to the Double and your reflections in the present time, especially regarding the connections between work, democracy and social transformation.___O presente artigo visa preparar o leitor para o artigo apresentado na sequência (Como recuperar o saber profissional), situando o que é a Instrução ao Sósia, seus objetivos, o contexto em que ela surgiu e quem foi o seu proponente. Desse modo, resgata o percurso de Ivar Oddone e as demandas que o levaram à elaboração da Instrução ao Sósia, enquanto estratégia para viabilização da comunicação entre atores sociais com diferentes formações profissionais e experiências práticas. Representa um esforço para elucidar os aspectos mais importantes desta técnica, suas premissas e seus impactos no desenvolvimento da Psicologia do Trabalho e das ciências que possuem no trabalho seu foco de análise e intervenção. Por fim, discute a relevância na atualidade das reflexões propiciadas pela Instrução ao Sósia na atualidade, especialmente no que diz respeito às vinculações entre trabalho, democracia e transformação social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9731 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9731/6873 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 3 (2017); 13-25 Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 3 (2017); 13-25 Trabalho & Educação; Vol. 26 No 3 (2017); 13-25 Trabalho & Educação; v. 26 n. 3 (2017); 13-25 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220514195832832 |