MOVIMENTO OPERÁRIO ITALIANO, IVAR ODDONE E A INSTRUÇÃO AO SÓSIA | Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the Double

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maristela de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9731
Resumo: This article aims at prepare the reader for the article presented in the sequence (How to recover the professional knowledge), presenting the Instruction to the Double, its objectives, the context in which it was proposed and who was its proponent. In this way, it rescues the route of Ivar Oddone and the demands that made him to create the Instruction to the Double, as a strategy to enable communication between social actors with different professional backgrounds and practical experiences. It represents an effort to elucidate the most important aspects of this technique, its premises and its impacts on the development of Work Psychology and the sciences that have the work as focus of analysis and intervention. Finally, it discusses the current relevance from the Instruction to the Double and your reflections in the present time, especially regarding the connections between work, democracy and social transformation.___O presente artigo visa preparar o leitor para o artigo apresentado na sequência (Como recuperar o saber profissional), situando o que é a Instrução ao Sósia, seus objetivos, o contexto em que ela surgiu e quem foi o seu proponente. Desse modo, resgata o percurso de Ivar Oddone e as demandas que o levaram à elaboração da Instrução ao Sósia, enquanto estratégia para viabilização da comunicação entre atores sociais com diferentes formações profissionais e experiências práticas. Representa um esforço para elucidar os aspectos mais importantes desta técnica, suas premissas e seus impactos no desenvolvimento da Psicologia do Trabalho e das ciências que possuem no trabalho seu foco de análise e intervenção. Por fim, discute a relevância na atualidade das reflexões propiciadas pela Instrução ao Sósia na atualidade, especialmente no que diz respeito às vinculações entre trabalho, democracia e transformação social. 
id UFMG-23_cc288d72abcac0e31d166b4bc2fc1d12
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9731
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling MOVIMENTO OPERÁRIO ITALIANO, IVAR ODDONE E A INSTRUÇÃO AO SÓSIA | Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the DoubleInstrução ao SósiaPsicologia do TrabalhoMovimento Operário ItalianoInstruction to the DoubleWork PsychologyItalian Workers Movement370.05This article aims at prepare the reader for the article presented in the sequence (How to recover the professional knowledge), presenting the Instruction to the Double, its objectives, the context in which it was proposed and who was its proponent. In this way, it rescues the route of Ivar Oddone and the demands that made him to create the Instruction to the Double, as a strategy to enable communication between social actors with different professional backgrounds and practical experiences. It represents an effort to elucidate the most important aspects of this technique, its premises and its impacts on the development of Work Psychology and the sciences that have the work as focus of analysis and intervention. Finally, it discusses the current relevance from the Instruction to the Double and your reflections in the present time, especially regarding the connections between work, democracy and social transformation.___O presente artigo visa preparar o leitor para o artigo apresentado na sequência (Como recuperar o saber profissional), situando o que é a Instrução ao Sósia, seus objetivos, o contexto em que ela surgiu e quem foi o seu proponente. Desse modo, resgata o percurso de Ivar Oddone e as demandas que o levaram à elaboração da Instrução ao Sósia, enquanto estratégia para viabilização da comunicação entre atores sociais com diferentes formações profissionais e experiências práticas. Representa um esforço para elucidar os aspectos mais importantes desta técnica, suas premissas e seus impactos no desenvolvimento da Psicologia do Trabalho e das ciências que possuem no trabalho seu foco de análise e intervenção. Por fim, discute a relevância na atualidade das reflexões propiciadas pela Instrução ao Sósia na atualidade, especialmente no que diz respeito às vinculações entre trabalho, democracia e transformação social. Universidade Federal de Minas Gerais2018-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9731Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 3 (2017); 13-25Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 3 (2017); 13-25Trabalho & Educação; Vol. 26 No 3 (2017); 13-25Trabalho & Educação; v. 26 n. 3 (2017); 13-252238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9731/6873Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Maristela de Souza2019-02-01T19:53:19Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9731Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:53:19Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv MOVIMENTO OPERÁRIO ITALIANO, IVAR ODDONE E A INSTRUÇÃO AO SÓSIA | Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the Double
title MOVIMENTO OPERÁRIO ITALIANO, IVAR ODDONE E A INSTRUÇÃO AO SÓSIA | Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the Double
spellingShingle MOVIMENTO OPERÁRIO ITALIANO, IVAR ODDONE E A INSTRUÇÃO AO SÓSIA | Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the Double
Pereira, Maristela de Souza
Instrução ao Sósia
Psicologia do Trabalho
Movimento Operário Italiano
Instruction to the Double
Work Psychology
Italian Workers Movement
370.05
title_short MOVIMENTO OPERÁRIO ITALIANO, IVAR ODDONE E A INSTRUÇÃO AO SÓSIA | Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the Double
title_full MOVIMENTO OPERÁRIO ITALIANO, IVAR ODDONE E A INSTRUÇÃO AO SÓSIA | Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the Double
title_fullStr MOVIMENTO OPERÁRIO ITALIANO, IVAR ODDONE E A INSTRUÇÃO AO SÓSIA | Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the Double
title_full_unstemmed MOVIMENTO OPERÁRIO ITALIANO, IVAR ODDONE E A INSTRUÇÃO AO SÓSIA | Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the Double
title_sort MOVIMENTO OPERÁRIO ITALIANO, IVAR ODDONE E A INSTRUÇÃO AO SÓSIA | Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the Double
author Pereira, Maristela de Souza
author_facet Pereira, Maristela de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maristela de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Instrução ao Sósia
Psicologia do Trabalho
Movimento Operário Italiano
Instruction to the Double
Work Psychology
Italian Workers Movement
370.05
topic Instrução ao Sósia
Psicologia do Trabalho
Movimento Operário Italiano
Instruction to the Double
Work Psychology
Italian Workers Movement
370.05
description This article aims at prepare the reader for the article presented in the sequence (How to recover the professional knowledge), presenting the Instruction to the Double, its objectives, the context in which it was proposed and who was its proponent. In this way, it rescues the route of Ivar Oddone and the demands that made him to create the Instruction to the Double, as a strategy to enable communication between social actors with different professional backgrounds and practical experiences. It represents an effort to elucidate the most important aspects of this technique, its premises and its impacts on the development of Work Psychology and the sciences that have the work as focus of analysis and intervention. Finally, it discusses the current relevance from the Instruction to the Double and your reflections in the present time, especially regarding the connections between work, democracy and social transformation.___O presente artigo visa preparar o leitor para o artigo apresentado na sequência (Como recuperar o saber profissional), situando o que é a Instrução ao Sósia, seus objetivos, o contexto em que ela surgiu e quem foi o seu proponente. Desse modo, resgata o percurso de Ivar Oddone e as demandas que o levaram à elaboração da Instrução ao Sósia, enquanto estratégia para viabilização da comunicação entre atores sociais com diferentes formações profissionais e experiências práticas. Representa um esforço para elucidar os aspectos mais importantes desta técnica, suas premissas e seus impactos no desenvolvimento da Psicologia do Trabalho e das ciências que possuem no trabalho seu foco de análise e intervenção. Por fim, discute a relevância na atualidade das reflexões propiciadas pela Instrução ao Sósia na atualidade, especialmente no que diz respeito às vinculações entre trabalho, democracia e transformação social. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9731
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9731/6873
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 3 (2017); 13-25
Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 3 (2017); 13-25
Trabalho & Educação; Vol. 26 No 3 (2017); 13-25
Trabalho & Educação; v. 26 n. 3 (2017); 13-25
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220514195832832