A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an intervention

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbier, Jean-Marie
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9043
Resumo: O objetivo do ensaio é definir ação educativa como intervenções de sujeitos sobre as atividades de outros sujeitos em que diversas historicidades individuais e coletivas se cruzam, promovendo desenvolvimentos de parte a parte. Essa definição entende como especificidade da ação educativa o fato de ser intencional em sua concepção e organização, tendo em vista transformações esperadas em termos de rotinas de atividade com posterior valorização. Tal concepção é complementada pela diferenciação entre “cultura de ensino”, na qual há uma organização do espaço educativo segundo uma lógica de comunicação de saberes e conhecimentos, “cultura da formação”, quando esta organização obedece a uma lógica de produção de (novas) capacidades e atitudes e, finalmente, “cultura da profissionalização”, quando o objetivo é estruturar atividades tendo em vista a transformação de competências. O autor finaliza o artigo apresentando quadro comparativo das características dessas três “culturas”, chamando atenção para o fato de que podem integrar momentos diferentes de uma mesma ação educativa.
id UFMG-23_cc85fd07dbe03936bd75cc92cbf347f9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9043
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an interventionAção educativaCultura de ensinoCultura de profissionalização370O objetivo do ensaio é definir ação educativa como intervenções de sujeitos sobre as atividades de outros sujeitos em que diversas historicidades individuais e coletivas se cruzam, promovendo desenvolvimentos de parte a parte. Essa definição entende como especificidade da ação educativa o fato de ser intencional em sua concepção e organização, tendo em vista transformações esperadas em termos de rotinas de atividade com posterior valorização. Tal concepção é complementada pela diferenciação entre “cultura de ensino”, na qual há uma organização do espaço educativo segundo uma lógica de comunicação de saberes e conhecimentos, “cultura da formação”, quando esta organização obedece a uma lógica de produção de (novas) capacidades e atitudes e, finalmente, “cultura da profissionalização”, quando o objetivo é estruturar atividades tendo em vista a transformação de competências. O autor finaliza o artigo apresentando quadro comparativo das características dessas três “culturas”, chamando atenção para o fato de que podem integrar momentos diferentes de uma mesma ação educativa.Universidade Federal de Minas Gerais2012-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9043Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 2 (2012); 63-72Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 2 (2012); 63-72Trabalho & Educação; Vol. 21 No 2 (2012); 63-72Trabalho & Educação; v. 21 n. 2 (2012); 63-722238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9043/6504Barbier, Jean-Marieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:50Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9043Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:50Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an intervention
title A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an intervention
spellingShingle A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an intervention
Barbier, Jean-Marie
Ação educativa
Cultura de ensino
Cultura de profissionalização
370
title_short A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an intervention
title_full A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an intervention
title_fullStr A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an intervention
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an intervention
title_sort A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an intervention
author Barbier, Jean-Marie
author_facet Barbier, Jean-Marie
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbier, Jean-Marie
dc.subject.por.fl_str_mv Ação educativa
Cultura de ensino
Cultura de profissionalização
370
topic Ação educativa
Cultura de ensino
Cultura de profissionalização
370
description O objetivo do ensaio é definir ação educativa como intervenções de sujeitos sobre as atividades de outros sujeitos em que diversas historicidades individuais e coletivas se cruzam, promovendo desenvolvimentos de parte a parte. Essa definição entende como especificidade da ação educativa o fato de ser intencional em sua concepção e organização, tendo em vista transformações esperadas em termos de rotinas de atividade com posterior valorização. Tal concepção é complementada pela diferenciação entre “cultura de ensino”, na qual há uma organização do espaço educativo segundo uma lógica de comunicação de saberes e conhecimentos, “cultura da formação”, quando esta organização obedece a uma lógica de produção de (novas) capacidades e atitudes e, finalmente, “cultura da profissionalização”, quando o objetivo é estruturar atividades tendo em vista a transformação de competências. O autor finaliza o artigo apresentando quadro comparativo das características dessas três “culturas”, chamando atenção para o fato de que podem integrar momentos diferentes de uma mesma ação educativa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9043
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9043/6504
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 2 (2012); 63-72
Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 2 (2012); 63-72
Trabalho & Educação; Vol. 21 No 2 (2012); 63-72
Trabalho & Educação; v. 21 n. 2 (2012); 63-72
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220512531742720