A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an intervention
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9043 |
Resumo: | O objetivo do ensaio é definir ação educativa como intervenções de sujeitos sobre as atividades de outros sujeitos em que diversas historicidades individuais e coletivas se cruzam, promovendo desenvolvimentos de parte a parte. Essa definição entende como especificidade da ação educativa o fato de ser intencional em sua concepção e organização, tendo em vista transformações esperadas em termos de rotinas de atividade com posterior valorização. Tal concepção é complementada pela diferenciação entre “cultura de ensino”, na qual há uma organização do espaço educativo segundo uma lógica de comunicação de saberes e conhecimentos, “cultura da formação”, quando esta organização obedece a uma lógica de produção de (novas) capacidades e atitudes e, finalmente, “cultura da profissionalização”, quando o objetivo é estruturar atividades tendo em vista a transformação de competências. O autor finaliza o artigo apresentando quadro comparativo das características dessas três “culturas”, chamando atenção para o fato de que podem integrar momentos diferentes de uma mesma ação educativa. |
id |
UFMG-23_cc85fd07dbe03936bd75cc92cbf347f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9043 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an interventionAção educativaCultura de ensinoCultura de profissionalização370O objetivo do ensaio é definir ação educativa como intervenções de sujeitos sobre as atividades de outros sujeitos em que diversas historicidades individuais e coletivas se cruzam, promovendo desenvolvimentos de parte a parte. Essa definição entende como especificidade da ação educativa o fato de ser intencional em sua concepção e organização, tendo em vista transformações esperadas em termos de rotinas de atividade com posterior valorização. Tal concepção é complementada pela diferenciação entre “cultura de ensino”, na qual há uma organização do espaço educativo segundo uma lógica de comunicação de saberes e conhecimentos, “cultura da formação”, quando esta organização obedece a uma lógica de produção de (novas) capacidades e atitudes e, finalmente, “cultura da profissionalização”, quando o objetivo é estruturar atividades tendo em vista a transformação de competências. O autor finaliza o artigo apresentando quadro comparativo das características dessas três “culturas”, chamando atenção para o fato de que podem integrar momentos diferentes de uma mesma ação educativa.Universidade Federal de Minas Gerais2012-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9043Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 2 (2012); 63-72Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 2 (2012); 63-72Trabalho & Educação; Vol. 21 No 2 (2012); 63-72Trabalho & Educação; v. 21 n. 2 (2012); 63-722238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9043/6504Barbier, Jean-Marieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:50Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9043Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:50Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an intervention |
title |
A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an intervention |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an intervention Barbier, Jean-Marie Ação educativa Cultura de ensino Cultura de profissionalização 370 |
title_short |
A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an intervention |
title_full |
A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an intervention |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an intervention |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an intervention |
title_sort |
A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an intervention |
author |
Barbier, Jean-Marie |
author_facet |
Barbier, Jean-Marie |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbier, Jean-Marie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação educativa Cultura de ensino Cultura de profissionalização 370 |
topic |
Ação educativa Cultura de ensino Cultura de profissionalização 370 |
description |
O objetivo do ensaio é definir ação educativa como intervenções de sujeitos sobre as atividades de outros sujeitos em que diversas historicidades individuais e coletivas se cruzam, promovendo desenvolvimentos de parte a parte. Essa definição entende como especificidade da ação educativa o fato de ser intencional em sua concepção e organização, tendo em vista transformações esperadas em termos de rotinas de atividade com posterior valorização. Tal concepção é complementada pela diferenciação entre “cultura de ensino”, na qual há uma organização do espaço educativo segundo uma lógica de comunicação de saberes e conhecimentos, “cultura da formação”, quando esta organização obedece a uma lógica de produção de (novas) capacidades e atitudes e, finalmente, “cultura da profissionalização”, quando o objetivo é estruturar atividades tendo em vista a transformação de competências. O autor finaliza o artigo apresentando quadro comparativo das características dessas três “culturas”, chamando atenção para o fato de que podem integrar momentos diferentes de uma mesma ação educativa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9043 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9043/6504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 2 (2012); 63-72 Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 2 (2012); 63-72 Trabalho & Educação; Vol. 21 No 2 (2012); 63-72 Trabalho & Educação; v. 21 n. 2 (2012); 63-72 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220512531742720 |