NOTAS SOBRE “MARCHA” E “MÍSTICA” NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST) / Notes about “march" and “mystique” in the Landless Rural Workers Movement (MST) in Brazil
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8809 |
Resumo: | Os movimentos sociais originados no campo têm-se constituído em sujeitos destacados de formação humana, especialmente nos últimos anos, no Brasil, e em outros países da América Latina. Apresentamos aqui notas sobre duas importantes expressões da pedagogia presentes no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), "a marcha" e "a mística", a partir de pesquisas em andamento. Tratamos do contexto, da questão central da luta pela terra que origina esse movimento social e exploramos, de modo preliminar, algumas práticas pedagógicas expressivas de sua identidade e dos seus discursos, construídos no processo mesmo de suas lutas, em que se configuram como sujeito coletivo, político e cultural, decisivo para o futuro da sociedade brasileira. |
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NOTAS SOBRE “MARCHA” E “MÍSTICA” NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST) / Notes about “march" and “mystique” in the Landless Rural Workers Movement (MST) in BrazilMSTMarchaMística Os movimentos sociais originados no campo têm-se constituído em sujeitos destacados de formação humana, especialmente nos últimos anos, no Brasil, e em outros países da América Latina. Apresentamos aqui notas sobre duas importantes expressões da pedagogia presentes no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), "a marcha" e "a mística", a partir de pesquisas em andamento. Tratamos do contexto, da questão central da luta pela terra que origina esse movimento social e exploramos, de modo preliminar, algumas práticas pedagógicas expressivas de sua identidade e dos seus discursos, construídos no processo mesmo de suas lutas, em que se configuram como sujeito coletivo, político e cultural, decisivo para o futuro da sociedade brasileira. Universidade Federal de Minas Gerais2013-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8809Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 293-302Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 293-302Trabalho & Educação; Vol. 21 No 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 293-302Trabalho & Educação; v. 21 n. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 293-3022238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8809/6313Roseno, Sonia MariaCampos, Rogério Cunha deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:26Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8809Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:26Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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