A UNIDADE TEORIA-PRÁTICA EM UMA PERSPECTIVA MARXISTA / Theory-practice unity in a marxist perspective
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8716 |
Resumo: | Este artigo busca estruturar as bases teóricas para a discussão sobre a interação entre teoria e prática na educação profissional, a partir de concepções marxistas. Como procedimento metodológico deste estudo, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e virtual, que abrangeu a revisão de livros e artigos científicos sobre a temática em foco. O sentido marxista de teoria e prática pode constituir um fundamento para um pensamento crítico sobre a educação profissional no atual contexto político-econômico neoliberal, que envolve intensa transformação do mundo do trabalho e problemas sociais e econômicos. Nota-se que muitas instituições de ensino profissional vêm dicotomizando a teoria e a prática, ou privilegiando uma perspectiva pragmática, ligada ao mercado. Considera-se essencial que a educação profissional envolva uma formação prática e teórica, que possibilite ao indivíduo não só se relacionar e atuar sobre a realidade, mas também apreender o sentido do mundo que o circunda |
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A UNIDADE TEORIA-PRÁTICA EM UMA PERSPECTIVA MARXISTA / Theory-practice unity in a marxist perspectiveTeorias MarxianasRelação Teoria-PráticaEducação Profissional370Este artigo busca estruturar as bases teóricas para a discussão sobre a interação entre teoria e prática na educação profissional, a partir de concepções marxistas. Como procedimento metodológico deste estudo, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e virtual, que abrangeu a revisão de livros e artigos científicos sobre a temática em foco. O sentido marxista de teoria e prática pode constituir um fundamento para um pensamento crítico sobre a educação profissional no atual contexto político-econômico neoliberal, que envolve intensa transformação do mundo do trabalho e problemas sociais e econômicos. Nota-se que muitas instituições de ensino profissional vêm dicotomizando a teoria e a prática, ou privilegiando uma perspectiva pragmática, ligada ao mercado. Considera-se essencial que a educação profissional envolva uma formação prática e teórica, que possibilite ao indivíduo não só se relacionar e atuar sobre a realidade, mas também apreender o sentido do mundo que o circunda Universidade Federal de Minas Gerais2012-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8716Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 1 (2012); 143-152Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 1 (2012); 143-152Trabalho & Educação; Vol. 21 No 1 (2012); 143-152Trabalho & Educação; v. 21 n. 1 (2012); 143-1522238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8716/6222Sales, Paula Elizabeth NogueiraOliveira, Maria Auxiliadora Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:16Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8716Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:16Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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