A UNIDADE TEORIA-PRÁTICA EM UMA PERSPECTIVA MARXISTA / Theory-practice unity in a marxist perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Paula Elizabeth Nogueira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8716
Resumo: Este artigo busca estruturar as bases teóricas para a discussão sobre a interação entre teoria e prática na educação profissional, a partir de concepções marxistas. Como procedimento metodológico deste estudo, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e virtual, que abrangeu a revisão de livros e artigos científicos sobre a temática em foco. O sentido marxista de teoria e prática pode constituir um fundamento para um pensamento crítico sobre a educação profissional no atual contexto político-econômico neoliberal, que envolve intensa transformação do mundo do trabalho e problemas sociais e econômicos. Nota-se que muitas instituições de ensino profissional vêm dicotomizando a teoria e a prática, ou privilegiando uma perspectiva pragmática, ligada ao mercado. Considera-se essencial que a educação profissional envolva uma formação prática e teórica, que possibilite ao indivíduo não só se relacionar e atuar sobre a realidade, mas também apreender o sentido do mundo que o circunda
id UFMG-23_d4c4806b7cecda9e32e83d59832ddc88
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8716
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling A UNIDADE TEORIA-PRÁTICA EM UMA PERSPECTIVA MARXISTA / Theory-practice unity in a marxist perspectiveTeorias MarxianasRelação Teoria-PráticaEducação Profissional370Este artigo busca estruturar as bases teóricas para a discussão sobre a interação entre teoria e prática na educação profissional, a partir de concepções marxistas. Como procedimento metodológico deste estudo, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e virtual, que abrangeu a revisão de livros e artigos científicos sobre a temática em foco. O sentido marxista de teoria e prática pode constituir um fundamento para um pensamento crítico sobre a educação profissional no atual contexto político-econômico neoliberal, que envolve intensa transformação do mundo do trabalho e problemas sociais e econômicos. Nota-se que muitas instituições de ensino profissional vêm dicotomizando a teoria e a prática, ou privilegiando uma perspectiva pragmática, ligada ao mercado. Considera-se essencial que a educação profissional envolva uma formação prática e teórica, que possibilite ao indivíduo não só se relacionar e atuar sobre a realidade, mas também apreender o sentido do mundo que o circunda Universidade Federal de Minas Gerais2012-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8716Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 1 (2012); 143-152Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 1 (2012); 143-152Trabalho & Educação; Vol. 21 No 1 (2012); 143-152Trabalho & Educação; v. 21 n. 1 (2012); 143-1522238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8716/6222Sales, Paula Elizabeth NogueiraOliveira, Maria Auxiliadora Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:16Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8716Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:16Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A UNIDADE TEORIA-PRÁTICA EM UMA PERSPECTIVA MARXISTA / Theory-practice unity in a marxist perspective
title A UNIDADE TEORIA-PRÁTICA EM UMA PERSPECTIVA MARXISTA / Theory-practice unity in a marxist perspective
spellingShingle A UNIDADE TEORIA-PRÁTICA EM UMA PERSPECTIVA MARXISTA / Theory-practice unity in a marxist perspective
Sales, Paula Elizabeth Nogueira
Teorias Marxianas
Relação Teoria-Prática
Educação Profissional
370
title_short A UNIDADE TEORIA-PRÁTICA EM UMA PERSPECTIVA MARXISTA / Theory-practice unity in a marxist perspective
title_full A UNIDADE TEORIA-PRÁTICA EM UMA PERSPECTIVA MARXISTA / Theory-practice unity in a marxist perspective
title_fullStr A UNIDADE TEORIA-PRÁTICA EM UMA PERSPECTIVA MARXISTA / Theory-practice unity in a marxist perspective
title_full_unstemmed A UNIDADE TEORIA-PRÁTICA EM UMA PERSPECTIVA MARXISTA / Theory-practice unity in a marxist perspective
title_sort A UNIDADE TEORIA-PRÁTICA EM UMA PERSPECTIVA MARXISTA / Theory-practice unity in a marxist perspective
author Sales, Paula Elizabeth Nogueira
author_facet Sales, Paula Elizabeth Nogueira
Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro
author_role author
author2 Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Paula Elizabeth Nogueira
Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Teorias Marxianas
Relação Teoria-Prática
Educação Profissional
370
topic Teorias Marxianas
Relação Teoria-Prática
Educação Profissional
370
description Este artigo busca estruturar as bases teóricas para a discussão sobre a interação entre teoria e prática na educação profissional, a partir de concepções marxistas. Como procedimento metodológico deste estudo, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e virtual, que abrangeu a revisão de livros e artigos científicos sobre a temática em foco. O sentido marxista de teoria e prática pode constituir um fundamento para um pensamento crítico sobre a educação profissional no atual contexto político-econômico neoliberal, que envolve intensa transformação do mundo do trabalho e problemas sociais e econômicos. Nota-se que muitas instituições de ensino profissional vêm dicotomizando a teoria e a prática, ou privilegiando uma perspectiva pragmática, ligada ao mercado. Considera-se essencial que a educação profissional envolva uma formação prática e teórica, que possibilite ao indivíduo não só se relacionar e atuar sobre a realidade, mas também apreender o sentido do mundo que o circunda
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8716
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8716/6222
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 1 (2012); 143-152
Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 1 (2012); 143-152
Trabalho & Educação; Vol. 21 No 1 (2012); 143-152
Trabalho & Educação; v. 21 n. 1 (2012); 143-152
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220511384600576