INSTRUIR, CIVILIZAR, QUALIFICAR: REPRESENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO NA CULTURA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria Filho, Luciano Mendes de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8874
Resumo: Passadas quase duas décadas desde a Proclamação da República e da abolição da escravidão institucionalizada, políticos, intelectuais e educadores mineiros saudavam a realização daquela que seria tida como a primeira reforma republicana do ensino público primário que encarnaria, a um só tempo, o espírito republicano e, por isso mesmo, o ideário da modernidade, tais quais eram entendidos por frações importantes da elite mineira e brasileira. Trata-se de uma ampla reforma da Instrução Primária e do Ensino Normal, implantada a partir do ano de 1906, que, dentre outras aspectos importantes, introduziu os grupos escolares como forma de organizar a instrução escolar em Minas Gerais.
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