ATIVIDADE, INSTRUMENTO(S) E DESENVOLVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE UM MARTELO PODE NOS ENSINAR? / Activity, instrument(s) and human development in vocational education: what can a hammer teach us?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9325 |
Resumo: | O objetivo deste texto é apresentar e discutir relações fundamentais existentes entre atividade, instrumento(s) e desenvolvimento humano no contexto da educação profissional. Considerações teóricas básicas a respeito desses conceitos são inicialmente apresentadas predominantemente a partir de uma perspectiva vigotskiana e bakhtiniana. Esses conceitos são em seguida empregados na análise de uma situação de interação entre professor, aluno e trabalhador em um contexto específico de educação profissional: trata-se do ensino-aprendizagem do uso de um martelo em uma oficina ferroviária. Acredita-se que essa situação de interação, tal como revelada pelo estudo, pode servir como exemplo típico ou protótipo de análise de diversas situações nas quais o pesquisador da área de educação, psicologia ou linguística aplicada pretenda apreender e esclarecer a interação existente entre atividade, instrumento(s) e desenvolvimento humano. |
id |
UFMG-23_f8a0f4d3b9bcc697abf9d9b54f626b3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9325 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ATIVIDADE, INSTRUMENTO(S) E DESENVOLVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE UM MARTELO PODE NOS ENSINAR? / Activity, instrument(s) and human development in vocational education: what can a hammer teach us?AtividadeInstrumentos(s)Desenvolvimento humano310.05 O objetivo deste texto é apresentar e discutir relações fundamentais existentes entre atividade, instrumento(s) e desenvolvimento humano no contexto da educação profissional. Considerações teóricas básicas a respeito desses conceitos são inicialmente apresentadas predominantemente a partir de uma perspectiva vigotskiana e bakhtiniana. Esses conceitos são em seguida empregados na análise de uma situação de interação entre professor, aluno e trabalhador em um contexto específico de educação profissional: trata-se do ensino-aprendizagem do uso de um martelo em uma oficina ferroviária. Acredita-se que essa situação de interação, tal como revelada pelo estudo, pode servir como exemplo típico ou protótipo de análise de diversas situações nas quais o pesquisador da área de educação, psicologia ou linguística aplicada pretenda apreender e esclarecer a interação existente entre atividade, instrumento(s) e desenvolvimento humano.Universidade Federal de Minas Gerais2014-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEmpirical Field Research.application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9325Trabalho & Educação; Vol. 23 No. 2 (2014); 175-205Trabalho & Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2014); 175-205Trabalho & Educação; Vol. 23 No 2 (2014); 175-205Trabalho & Educação; v. 23 n. 2 (2014); 175-2052238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9325/6685Lima, Anselmo Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:22Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9325Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:22Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATIVIDADE, INSTRUMENTO(S) E DESENVOLVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE UM MARTELO PODE NOS ENSINAR? / Activity, instrument(s) and human development in vocational education: what can a hammer teach us? |
title |
ATIVIDADE, INSTRUMENTO(S) E DESENVOLVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE UM MARTELO PODE NOS ENSINAR? / Activity, instrument(s) and human development in vocational education: what can a hammer teach us? |
spellingShingle |
ATIVIDADE, INSTRUMENTO(S) E DESENVOLVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE UM MARTELO PODE NOS ENSINAR? / Activity, instrument(s) and human development in vocational education: what can a hammer teach us? Lima, Anselmo Pereira de Atividade Instrumentos(s) Desenvolvimento humano 310.05 |
title_short |
ATIVIDADE, INSTRUMENTO(S) E DESENVOLVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE UM MARTELO PODE NOS ENSINAR? / Activity, instrument(s) and human development in vocational education: what can a hammer teach us? |
title_full |
ATIVIDADE, INSTRUMENTO(S) E DESENVOLVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE UM MARTELO PODE NOS ENSINAR? / Activity, instrument(s) and human development in vocational education: what can a hammer teach us? |
title_fullStr |
ATIVIDADE, INSTRUMENTO(S) E DESENVOLVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE UM MARTELO PODE NOS ENSINAR? / Activity, instrument(s) and human development in vocational education: what can a hammer teach us? |
title_full_unstemmed |
ATIVIDADE, INSTRUMENTO(S) E DESENVOLVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE UM MARTELO PODE NOS ENSINAR? / Activity, instrument(s) and human development in vocational education: what can a hammer teach us? |
title_sort |
ATIVIDADE, INSTRUMENTO(S) E DESENVOLVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE UM MARTELO PODE NOS ENSINAR? / Activity, instrument(s) and human development in vocational education: what can a hammer teach us? |
author |
Lima, Anselmo Pereira de |
author_facet |
Lima, Anselmo Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Anselmo Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade Instrumentos(s) Desenvolvimento humano 310.05 |
topic |
Atividade Instrumentos(s) Desenvolvimento humano 310.05 |
description |
O objetivo deste texto é apresentar e discutir relações fundamentais existentes entre atividade, instrumento(s) e desenvolvimento humano no contexto da educação profissional. Considerações teóricas básicas a respeito desses conceitos são inicialmente apresentadas predominantemente a partir de uma perspectiva vigotskiana e bakhtiniana. Esses conceitos são em seguida empregados na análise de uma situação de interação entre professor, aluno e trabalhador em um contexto específico de educação profissional: trata-se do ensino-aprendizagem do uso de um martelo em uma oficina ferroviária. Acredita-se que essa situação de interação, tal como revelada pelo estudo, pode servir como exemplo típico ou protótipo de análise de diversas situações nas quais o pesquisador da área de educação, psicologia ou linguística aplicada pretenda apreender e esclarecer a interação existente entre atividade, instrumento(s) e desenvolvimento humano. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Empirical Field Research. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9325 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9325/6685 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 23 No. 2 (2014); 175-205 Trabalho & Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2014); 175-205 Trabalho & Educação; Vol. 23 No 2 (2014); 175-205 Trabalho & Educação; v. 23 n. 2 (2014); 175-205 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220513411497984 |