REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA: EDUCAÇÃO E ESCOLA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8867 |
Resumo: | A educação e a escola constituem uma das condições gerais de produção e reprodução da força de trabalho. Assim, a formação do trabalhador não só é inserida, desde o início, no sistema capitalista de produção como também encarada no mesmo nível de produção de qualquer bem ou serviço. A compreensão desses processos implica considerar a dinâmica dos diferentes padrões de acumulação de capital que presidem o desenvolvimento econômico. Tais padrões determinam os diferentes objetivos a serem alcançados no âmbito da educação e, conseqüentemente, da escola. Nesse sentido, ao se reestruturar, o capitalismo, hoje, foi obrigado a adotar novas formas de gestão empresarial, fundamentando-as·no aproveitamento não apenas da competência organizativa dos trabalhadores, mas, sobretudo, na inteligência, iniciativa e capacidade de raciocinar deles no processo de trabalho; Dessa forma; muda-se a problemática da produção, da distribuição do conhecimento e alteram-se os papéis atribuídos à educação e à escola para se adequarem às novas exigências do mercado de trabalho. |
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