A construção mutual de discursos intolerantes: ateus, agnósticos e religiosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filla, Munique Gaio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fantini, João Angelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Memorandum (Belo Horizonte)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6497
Resumo: Apesar das previsões iluministas de que o avanço científico levaria ao declínio das práticas religiosas, o que se vê na atualidade é a reafirmação da religiosidade. Por outro lado, há um movimento crescente de secularização, o que pode ser observado no Brasil pelo aumento daqueles que se declaram “sem religião”, entre eles os ateus e agnósticos. Nesse contexto, observa-se o discurso de intolerância que circula dos religiosos em direção aos ateus e agnósticos e vice-versa, e que se reflete no atual cenário político, econômico, social e cultural. A presente pesquisa buscou compreender, por meio da metodologia de Grupos Focais, como se dá a formação desses grupos, como se configura o processo de intolerância e como se constrói o sujeito intolerante, tendo por referencial teórico a psicanálise. Foram realizados dois encontros, separadamente, com um grupo de participantes que se declaravam ateus ou agnósticos e participantes que se declaravam religiosos, independentemente da crença. A pesquisadora sugeriu variados eixos temáticos para serem discutidos, o conteúdo foi transcrito e analisado por meio da técnica de análise temática, que possibilitou a identificação da intolerância e a discussão teórica fundamentada na psicanálise e em seu diálogo com a cultura.  
id UFMG-25_09fcb4148a7096513c8096faaa9554e2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/6497
network_acronym_str UFMG-25
network_name_str Memorandum (Belo Horizonte)
repository_id_str
spelling A construção mutual de discursos intolerantes: ateus, agnósticos e religiososintolerânciareligiãoateísmoagnosticismopsicanáliseApesar das previsões iluministas de que o avanço científico levaria ao declínio das práticas religiosas, o que se vê na atualidade é a reafirmação da religiosidade. Por outro lado, há um movimento crescente de secularização, o que pode ser observado no Brasil pelo aumento daqueles que se declaram “sem religião”, entre eles os ateus e agnósticos. Nesse contexto, observa-se o discurso de intolerância que circula dos religiosos em direção aos ateus e agnósticos e vice-versa, e que se reflete no atual cenário político, econômico, social e cultural. A presente pesquisa buscou compreender, por meio da metodologia de Grupos Focais, como se dá a formação desses grupos, como se configura o processo de intolerância e como se constrói o sujeito intolerante, tendo por referencial teórico a psicanálise. Foram realizados dois encontros, separadamente, com um grupo de participantes que se declaravam ateus ou agnósticos e participantes que se declaravam religiosos, independentemente da crença. A pesquisadora sugeriu variados eixos temáticos para serem discutidos, o conteúdo foi transcrito e analisado por meio da técnica de análise temática, que possibilitou a identificação da intolerância e a discussão teórica fundamentada na psicanálise e em seu diálogo com a cultura.  Universidade Federal de Minas Gerais2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6497Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 30 (2016); 199-223Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 30 (2016); 199-2231676-1669reponame:Memorandum (Belo Horizonte)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6497/4080Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFilla, Munique GaioFantini, João Angelo2019-11-25T17:00:18Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6497Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/oaidecae@fae.ufmg.br1676-16691676-1669opendoar:2019-11-25T17:00:18Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção mutual de discursos intolerantes: ateus, agnósticos e religiosos
title A construção mutual de discursos intolerantes: ateus, agnósticos e religiosos
spellingShingle A construção mutual de discursos intolerantes: ateus, agnósticos e religiosos
Filla, Munique Gaio
intolerância
religião
ateísmo
agnosticismo
psicanálise
title_short A construção mutual de discursos intolerantes: ateus, agnósticos e religiosos
title_full A construção mutual de discursos intolerantes: ateus, agnósticos e religiosos
title_fullStr A construção mutual de discursos intolerantes: ateus, agnósticos e religiosos
title_full_unstemmed A construção mutual de discursos intolerantes: ateus, agnósticos e religiosos
title_sort A construção mutual de discursos intolerantes: ateus, agnósticos e religiosos
author Filla, Munique Gaio
author_facet Filla, Munique Gaio
Fantini, João Angelo
author_role author
author2 Fantini, João Angelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filla, Munique Gaio
Fantini, João Angelo
dc.subject.por.fl_str_mv intolerância
religião
ateísmo
agnosticismo
psicanálise
topic intolerância
religião
ateísmo
agnosticismo
psicanálise
description Apesar das previsões iluministas de que o avanço científico levaria ao declínio das práticas religiosas, o que se vê na atualidade é a reafirmação da religiosidade. Por outro lado, há um movimento crescente de secularização, o que pode ser observado no Brasil pelo aumento daqueles que se declaram “sem religião”, entre eles os ateus e agnósticos. Nesse contexto, observa-se o discurso de intolerância que circula dos religiosos em direção aos ateus e agnósticos e vice-versa, e que se reflete no atual cenário político, econômico, social e cultural. A presente pesquisa buscou compreender, por meio da metodologia de Grupos Focais, como se dá a formação desses grupos, como se configura o processo de intolerância e como se constrói o sujeito intolerante, tendo por referencial teórico a psicanálise. Foram realizados dois encontros, separadamente, com um grupo de participantes que se declaravam ateus ou agnósticos e participantes que se declaravam religiosos, independentemente da crença. A pesquisadora sugeriu variados eixos temáticos para serem discutidos, o conteúdo foi transcrito e analisado por meio da técnica de análise temática, que possibilitou a identificação da intolerância e a discussão teórica fundamentada na psicanálise e em seu diálogo com a cultura.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6497
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6497/4080
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 30 (2016); 199-223
Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 30 (2016); 199-223
1676-1669
reponame:Memorandum (Belo Horizonte)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Memorandum (Belo Horizonte)
collection Memorandum (Belo Horizonte)
repository.name.fl_str_mv Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv decae@fae.ufmg.br
_version_ 1797053976799084544