A importância da educação e da tradição: lições do jornal religioso Selecta Catholica (1846 – 1847) sobre o cultivo das faculdades da alma e do espírito humano
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Memorandum (Belo Horizonte) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6766 |
Resumo: | Esse artigo discute as idéias sobre educação encontradas no jornal religioso Selecta Catholica (1846 – 1847), pretendendo contribuir para um maior entendimento de modelos educacionais do século XIX. Neste jornal, a educação é entendida como cultivo da inteligência e de virtudes, promovendo uma educação integral que compreende a vigilância sobre os costumes e o cuidado com o adequado desenvolvimento das faculdades da alma. Conclui-se que tal proposta educativa tem seus fundamentos na tradição cristã e em seus saberes, tais como os escritos de São Paulo, as filosofias aristotélico-tomista e agostiniana e os preceitos do Concílio de Trento que culminam na presença de uma concepção de ser humano como pessoa e da educação como percurso evolutivo. |
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A importância da educação e da tradição: lições do jornal religioso Selecta Catholica (1846 – 1847) sobre o cultivo das faculdades da alma e do espírito humanoeducaçãotradiçãopsicologia filosóficahistória da psicologia no BrasilEsse artigo discute as idéias sobre educação encontradas no jornal religioso Selecta Catholica (1846 – 1847), pretendendo contribuir para um maior entendimento de modelos educacionais do século XIX. Neste jornal, a educação é entendida como cultivo da inteligência e de virtudes, promovendo uma educação integral que compreende a vigilância sobre os costumes e o cuidado com o adequado desenvolvimento das faculdades da alma. Conclui-se que tal proposta educativa tem seus fundamentos na tradição cristã e em seus saberes, tais como os escritos de São Paulo, as filosofias aristotélico-tomista e agostiniana e os preceitos do Concílio de Trento que culminam na presença de uma concepção de ser humano como pessoa e da educação como percurso evolutivo.Universidade Federal de Minas Gerais2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6766Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 8 (2005); 106- 115Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 8 (2005); 106- 1151676-1669reponame:Memorandum (Belo Horizonte)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6766/4339Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Raquel Martins de2020-02-24T00:42:09Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6766Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/oaidecae@fae.ufmg.br1676-16691676-1669opendoar:2020-02-24T00:42:09Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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