Os caminhos da vontade: a primeira prolepse no De Arte Voluntatis
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Memorandum (Belo Horizonte) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6535 |
Resumo: | Objetivando evidenciar as categorias e as práticas psicológicas, pedagógicas e morais que sustentam a compreensão do conceito “vontade” no tratado De Arte Voluntatis (1631) escrito por J. E. Nieremberg, S.I. (1595-1658), e valendo-nos da chave de leitura emprestada pela Retórica Clássica e pela Psicologia Filosófica Aristotélico-Tomista, que se constituem em fundamentos seguros da obra analisada, chegamos a identificar, nesta primeira etapa da investigação, três conjuntos de tópicas que descrevem o dinamismo de “educação da vontade”: conversionis, animae e moralis. Ao se valer de instrumentos e práticas educativas, típicas de seu contexto sócio-histórico-cultural e institucional, o autor almejava alcançar exatamente aquelas potências da alma racional que poderiam, na medida em que perfeitamente ordenadas ao Bem último, permitir ao homem o acesso à verdadeira Liberdade e, portanto, à verdadeira Felicidade. |
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Os caminhos da vontade: a primeira prolepse no De Arte Voluntatisvontadehistória das ideias psicológicas e educacionaisJuan Eusébio NierembergObjetivando evidenciar as categorias e as práticas psicológicas, pedagógicas e morais que sustentam a compreensão do conceito “vontade” no tratado De Arte Voluntatis (1631) escrito por J. E. Nieremberg, S.I. (1595-1658), e valendo-nos da chave de leitura emprestada pela Retórica Clássica e pela Psicologia Filosófica Aristotélico-Tomista, que se constituem em fundamentos seguros da obra analisada, chegamos a identificar, nesta primeira etapa da investigação, três conjuntos de tópicas que descrevem o dinamismo de “educação da vontade”: conversionis, animae e moralis. Ao se valer de instrumentos e práticas educativas, típicas de seu contexto sócio-histórico-cultural e institucional, o autor almejava alcançar exatamente aquelas potências da alma racional que poderiam, na medida em que perfeitamente ordenadas ao Bem último, permitir ao homem o acesso à verdadeira Liberdade e, portanto, à verdadeira Felicidade. Universidade Federal de Minas Gerais2013-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6535Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 25 (2013); 73-92Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 25 (2013); 73-921676-1669reponame:Memorandum (Belo Horizonte)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6535/4118Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Paulo Roberto de AndradaCosta, Heminishele CarvalhoTeixeira, Marina Andreoli Cepi2020-01-03T13:25:04Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6535Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/oaidecae@fae.ufmg.br1676-16691676-1669opendoar:2020-01-03T13:25:04Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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