Golpe civil-militar: a psicologia e o movimento estudantil do Rio Grande do Sul
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Memorandum (Belo Horizonte) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6583 |
Resumo: | O texto trata do movimento estudantil da Psicologia no Rio Grande do Sul e busca compreender motivos e processos de ativismo político empregados durante o período de ditadura no Brasil, de1964 a1985. Para tanto, procurou registrar as ações coletivas empreendidas, que, apesar da repressão política, protagonizaram ações de resistência. Os procedimentos metodológicos consistiram na associação do exame de imagens, de entrevistas e de documentos escritos relacionados ao acervo do Diretório Acadêmico do Instituto de Psicologia da PUCRS. A análise dos registros desta trajetória revelou associações entre as práticas psicológicas e as ações políticas e incita discussões acerca das especificidades das relações sociais naquele momento histórico. Além disto, constatou-se que estudantes envolvidos nesse processo foram, mais tarde, protagonistas de outros movimentos que levaram a mudanças sociais significativas. |
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Golpe civil-militar: a psicologia e o movimento estudantil do Rio Grande do Sulmovimento estudantilhistória da psicologiaditaduraO texto trata do movimento estudantil da Psicologia no Rio Grande do Sul e busca compreender motivos e processos de ativismo político empregados durante o período de ditadura no Brasil, de1964 a1985. Para tanto, procurou registrar as ações coletivas empreendidas, que, apesar da repressão política, protagonizaram ações de resistência. Os procedimentos metodológicos consistiram na associação do exame de imagens, de entrevistas e de documentos escritos relacionados ao acervo do Diretório Acadêmico do Instituto de Psicologia da PUCRS. A análise dos registros desta trajetória revelou associações entre as práticas psicológicas e as ações políticas e incita discussões acerca das especificidades das relações sociais naquele momento histórico. Além disto, constatou-se que estudantes envolvidos nesse processo foram, mais tarde, protagonistas de outros movimentos que levaram a mudanças sociais significativas. Universidade Federal de Minas Gerais2010-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6583Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 19 (2010); 225-238Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 19 (2010); 225-2381676-1669reponame:Memorandum (Belo Horizonte)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6583/4160Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Pâmela de FreitasScarparo, Helena B. K.2019-12-16T14:48:14Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6583Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/oaidecae@fae.ufmg.br1676-16691676-1669opendoar:2019-12-16T14:48:14Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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