Perspectivas para uma formação humanística do estudante universitário no pensamento de Miguel Rolando Covian

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candido, Marcos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Massimi, Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Memorandum (Belo Horizonte)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6582
Resumo: Este estudo apresenta o arcabouço de idéias humanísticas desenvolvido por Miguel Rolando Covian no âmbito da universidade: como cientista que foi, através de artigos científicos e de várias iniciativas concretas buscou enfrentar o problema da atual crise no campo das ciências modernas e na formação humanística do estudante universitário. No pensamento de Covian verifica-se a particular contribuição de três autores contemporâneos, muito lidos e comentados por ele, representantes de três diferentes áreas do conhecimento – Teilhard de Chardin, José Ortega y Gasset e Thomas Merton. A relevância teórica e testemunhal destes autores para o pensamento de Covian evidencia-se na estreita relação de idéias entre eles e nas citações feitas em seus artigos aos autores. O estudo desta relação nos permitiu aprofundar a concepção de humanismo em Covian e identificar as suas principais matrizes teóricas.  
id UFMG-25_9b87d648a44ee0b934f772e00e2fd7f2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/6582
network_acronym_str UFMG-25
network_name_str Memorandum (Belo Horizonte)
repository_id_str
spelling Perspectivas para uma formação humanística do estudante universitário no pensamento de Miguel Rolando CovianhumanismociênciafilosofiaEste estudo apresenta o arcabouço de idéias humanísticas desenvolvido por Miguel Rolando Covian no âmbito da universidade: como cientista que foi, através de artigos científicos e de várias iniciativas concretas buscou enfrentar o problema da atual crise no campo das ciências modernas e na formação humanística do estudante universitário. No pensamento de Covian verifica-se a particular contribuição de três autores contemporâneos, muito lidos e comentados por ele, representantes de três diferentes áreas do conhecimento – Teilhard de Chardin, José Ortega y Gasset e Thomas Merton. A relevância teórica e testemunhal destes autores para o pensamento de Covian evidencia-se na estreita relação de idéias entre eles e nas citações feitas em seus artigos aos autores. O estudo desta relação nos permitiu aprofundar a concepção de humanismo em Covian e identificar as suas principais matrizes teóricas.  Universidade Federal de Minas Gerais2010-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6582Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 19 (2010); 210-224Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 19 (2010); 210-2241676-1669reponame:Memorandum (Belo Horizonte)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6582/4159Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCandido, MarcosMassimi, Marina2019-12-16T14:47:35Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6582Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/oaidecae@fae.ufmg.br1676-16691676-1669opendoar:2019-12-16T14:47:35Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas para uma formação humanística do estudante universitário no pensamento de Miguel Rolando Covian
title Perspectivas para uma formação humanística do estudante universitário no pensamento de Miguel Rolando Covian
spellingShingle Perspectivas para uma formação humanística do estudante universitário no pensamento de Miguel Rolando Covian
Candido, Marcos
humanismo
ciência
filosofia
title_short Perspectivas para uma formação humanística do estudante universitário no pensamento de Miguel Rolando Covian
title_full Perspectivas para uma formação humanística do estudante universitário no pensamento de Miguel Rolando Covian
title_fullStr Perspectivas para uma formação humanística do estudante universitário no pensamento de Miguel Rolando Covian
title_full_unstemmed Perspectivas para uma formação humanística do estudante universitário no pensamento de Miguel Rolando Covian
title_sort Perspectivas para uma formação humanística do estudante universitário no pensamento de Miguel Rolando Covian
author Candido, Marcos
author_facet Candido, Marcos
Massimi, Marina
author_role author
author2 Massimi, Marina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candido, Marcos
Massimi, Marina
dc.subject.por.fl_str_mv humanismo
ciência
filosofia
topic humanismo
ciência
filosofia
description Este estudo apresenta o arcabouço de idéias humanísticas desenvolvido por Miguel Rolando Covian no âmbito da universidade: como cientista que foi, através de artigos científicos e de várias iniciativas concretas buscou enfrentar o problema da atual crise no campo das ciências modernas e na formação humanística do estudante universitário. No pensamento de Covian verifica-se a particular contribuição de três autores contemporâneos, muito lidos e comentados por ele, representantes de três diferentes áreas do conhecimento – Teilhard de Chardin, José Ortega y Gasset e Thomas Merton. A relevância teórica e testemunhal destes autores para o pensamento de Covian evidencia-se na estreita relação de idéias entre eles e nas citações feitas em seus artigos aos autores. O estudo desta relação nos permitiu aprofundar a concepção de humanismo em Covian e identificar as suas principais matrizes teóricas.  
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6582
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6582/4159
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 19 (2010); 210-224
Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 19 (2010); 210-224
1676-1669
reponame:Memorandum (Belo Horizonte)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Memorandum (Belo Horizonte)
collection Memorandum (Belo Horizonte)
repository.name.fl_str_mv Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv decae@fae.ufmg.br
_version_ 1797053977190203392