Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Memorandum (Belo Horizonte) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6779 |
Resumo: | O texto visa apresentar a história dos estudos médicos no Brasil por se entender, em consonância com vários historiados da psicologia, a relevência do saber médico para a constituição da psicologia no Brasil. Neste sentido, acompanha-se o exercício da profissão médica desde a colônia, a criação das primeiras Faculdades de Medicina e sua produção de teses médicas. Observe-se que estas representam parte relevante das primeiras produções teóricas brasileiras e têm sido pesquisadas por investigadores de origens diversas objetivando a construção da história de suas disciplinas, entre elas a psicologia. Daí decorre a importância da orientação do ensino médico, principalmente no tocante à psiquiatria e à medicina social, conforme se apresenta nessas teses. Dá-se especial relevo às teorias psicológicas mais utilizadas então porque estas serão fundamentais para a constituição do saber psicológico. |
id |
UFMG-25_ad0642de204238ed9897f35d86278b03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/6779 |
network_acronym_str |
UFMG-25 |
network_name_str |
Memorandum (Belo Horizonte) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologiaensino médicoteses médicaspsicologia no BrasilO texto visa apresentar a história dos estudos médicos no Brasil por se entender, em consonância com vários historiados da psicologia, a relevência do saber médico para a constituição da psicologia no Brasil. Neste sentido, acompanha-se o exercício da profissão médica desde a colônia, a criação das primeiras Faculdades de Medicina e sua produção de teses médicas. Observe-se que estas representam parte relevante das primeiras produções teóricas brasileiras e têm sido pesquisadas por investigadores de origens diversas objetivando a construção da história de suas disciplinas, entre elas a psicologia. Daí decorre a importância da orientação do ensino médico, principalmente no tocante à psiquiatria e à medicina social, conforme se apresenta nessas teses. Dá-se especial relevo às teorias psicológicas mais utilizadas então porque estas serão fundamentais para a constituição do saber psicológico. Universidade Federal de Minas Gerais2004-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6779Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 7 (2004); 138-150Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 7 (2004); 138-1501676-1669reponame:Memorandum (Belo Horizonte)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6779/4352Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessJacó-Vilela, Ana MariaEsch, Cristiane FerreiraCoelho, Daniela Albrecht MarquesRezende, Marcelo Santos2020-02-24T00:39:51Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6779Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/oaidecae@fae.ufmg.br1676-16691676-1669opendoar:2020-02-24T00:39:51Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia |
title |
Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia |
spellingShingle |
Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia Jacó-Vilela, Ana Maria ensino médico teses médicas psicologia no Brasil |
title_short |
Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia |
title_full |
Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia |
title_fullStr |
Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia |
title_full_unstemmed |
Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia |
title_sort |
Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia |
author |
Jacó-Vilela, Ana Maria |
author_facet |
Jacó-Vilela, Ana Maria Esch, Cristiane Ferreira Coelho, Daniela Albrecht Marques Rezende, Marcelo Santos |
author_role |
author |
author2 |
Esch, Cristiane Ferreira Coelho, Daniela Albrecht Marques Rezende, Marcelo Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacó-Vilela, Ana Maria Esch, Cristiane Ferreira Coelho, Daniela Albrecht Marques Rezende, Marcelo Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino médico teses médicas psicologia no Brasil |
topic |
ensino médico teses médicas psicologia no Brasil |
description |
O texto visa apresentar a história dos estudos médicos no Brasil por se entender, em consonância com vários historiados da psicologia, a relevência do saber médico para a constituição da psicologia no Brasil. Neste sentido, acompanha-se o exercício da profissão médica desde a colônia, a criação das primeiras Faculdades de Medicina e sua produção de teses médicas. Observe-se que estas representam parte relevante das primeiras produções teóricas brasileiras e têm sido pesquisadas por investigadores de origens diversas objetivando a construção da história de suas disciplinas, entre elas a psicologia. Daí decorre a importância da orientação do ensino médico, principalmente no tocante à psiquiatria e à medicina social, conforme se apresenta nessas teses. Dá-se especial relevo às teorias psicológicas mais utilizadas então porque estas serão fundamentais para a constituição do saber psicológico. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6779 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6779/4352 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 7 (2004); 138-150 Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 7 (2004); 138-150 1676-1669 reponame:Memorandum (Belo Horizonte) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Memorandum (Belo Horizonte) |
collection |
Memorandum (Belo Horizonte) |
repository.name.fl_str_mv |
Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
decae@fae.ufmg.br |
_version_ |
1797053977973489664 |