Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacó-Vilela, Ana Maria
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Esch, Cristiane Ferreira, Coelho, Daniela Albrecht Marques, Rezende, Marcelo Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Memorandum (Belo Horizonte)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6779
Resumo: O texto visa apresentar a história dos estudos médicos no Brasil por se entender, em consonância com vários historiados da psicologia, a relevência do saber médico para a constituição da psicologia no Brasil. Neste sentido, acompanha-se o exercício da profissão médica desde a colônia, a criação das primeiras Faculdades de Medicina e sua produção de teses médicas. Observe-se que estas representam parte relevante das primeiras produções teóricas brasileiras e têm sido pesquisadas por investigadores de origens diversas objetivando a construção da história de suas disciplinas, entre elas a psicologia. Daí decorre a importância da orientação do ensino médico, principalmente no tocante à psiquiatria e à medicina social, conforme se apresenta nessas teses. Dá-se especial relevo às teorias psicológicas mais utilizadas então porque estas serão fundamentais para a constituição do saber psicológico.  
id UFMG-25_ad0642de204238ed9897f35d86278b03
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/6779
network_acronym_str UFMG-25
network_name_str Memorandum (Belo Horizonte)
repository_id_str
spelling Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologiaensino médicoteses médicaspsicologia no BrasilO texto visa apresentar a história dos estudos médicos no Brasil por se entender, em consonância com vários historiados da psicologia, a relevência do saber médico para a constituição da psicologia no Brasil. Neste sentido, acompanha-se o exercício da profissão médica desde a colônia, a criação das primeiras Faculdades de Medicina e sua produção de teses médicas. Observe-se que estas representam parte relevante das primeiras produções teóricas brasileiras e têm sido pesquisadas por investigadores de origens diversas objetivando a construção da história de suas disciplinas, entre elas a psicologia. Daí decorre a importância da orientação do ensino médico, principalmente no tocante à psiquiatria e à medicina social, conforme se apresenta nessas teses. Dá-se especial relevo às teorias psicológicas mais utilizadas então porque estas serão fundamentais para a constituição do saber psicológico.  Universidade Federal de Minas Gerais2004-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6779Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 7 (2004); 138-150Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 7 (2004); 138-1501676-1669reponame:Memorandum (Belo Horizonte)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6779/4352Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessJacó-Vilela, Ana MariaEsch, Cristiane FerreiraCoelho, Daniela Albrecht MarquesRezende, Marcelo Santos2020-02-24T00:39:51Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6779Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/oaidecae@fae.ufmg.br1676-16691676-1669opendoar:2020-02-24T00:39:51Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia
title Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia
spellingShingle Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia
Jacó-Vilela, Ana Maria
ensino médico
teses médicas
psicologia no Brasil
title_short Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia
title_full Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia
title_fullStr Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia
title_full_unstemmed Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia
title_sort Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia
author Jacó-Vilela, Ana Maria
author_facet Jacó-Vilela, Ana Maria
Esch, Cristiane Ferreira
Coelho, Daniela Albrecht Marques
Rezende, Marcelo Santos
author_role author
author2 Esch, Cristiane Ferreira
Coelho, Daniela Albrecht Marques
Rezende, Marcelo Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacó-Vilela, Ana Maria
Esch, Cristiane Ferreira
Coelho, Daniela Albrecht Marques
Rezende, Marcelo Santos
dc.subject.por.fl_str_mv ensino médico
teses médicas
psicologia no Brasil
topic ensino médico
teses médicas
psicologia no Brasil
description O texto visa apresentar a história dos estudos médicos no Brasil por se entender, em consonância com vários historiados da psicologia, a relevência do saber médico para a constituição da psicologia no Brasil. Neste sentido, acompanha-se o exercício da profissão médica desde a colônia, a criação das primeiras Faculdades de Medicina e sua produção de teses médicas. Observe-se que estas representam parte relevante das primeiras produções teóricas brasileiras e têm sido pesquisadas por investigadores de origens diversas objetivando a construção da história de suas disciplinas, entre elas a psicologia. Daí decorre a importância da orientação do ensino médico, principalmente no tocante à psiquiatria e à medicina social, conforme se apresenta nessas teses. Dá-se especial relevo às teorias psicológicas mais utilizadas então porque estas serão fundamentais para a constituição do saber psicológico.  
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6779
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6779/4352
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 7 (2004); 138-150
Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 7 (2004); 138-150
1676-1669
reponame:Memorandum (Belo Horizonte)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Memorandum (Belo Horizonte)
collection Memorandum (Belo Horizonte)
repository.name.fl_str_mv Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv decae@fae.ufmg.br
_version_ 1797053977973489664